Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

rapina

+4
pedro121
João Tomás
PLeite
alex67
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

rapina - Página 2 Empty Re: rapina

Mensagem por jvicente Ter Set 16, 2014 5:13 am

Pedro Ramalho, consideras que se possa tratar de um indivíduo de outra espécie?
Se sim, podes enumerar o(s) motivo(s), e que espécie(s) estás a considerar?

Cumprimentos,
Jorge
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

rapina - Página 2 Empty Re: rapina

Mensagem por pedro121 Ter Set 16, 2014 5:20 am

jvicente escreveu:Pedro Ramalho, consideras que se possa tratar de um indivíduo de outra espécie?
Se sim, podes enumerar o(s) motivo(s), e que espécie(s) estás a considerar?

Very Happy Very Happy Very Happy Eu não estou a por a ID em causa, nem a idade, mas faz-me sempre alguma confusão porque é que quando uma foto é colocada para identificar e a identificação não é firme, como inicialmente aconteceu nesta ave, com duas espécies candidatas, não se coloca logo varias fotos e em posições menos "fotogénicas" mas mais propensas à identificação da ave, já noutro topico hoje houve o mesmo problema.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

rapina - Página 2 Empty Re: rapina

Mensagem por jvicente Ter Set 16, 2014 5:37 am

Ok, compreendo. No meu entender a 2ª foto já permite a determinação da espécie com 100% de certeza.
Já a 1ª, apesar de permitir a observação da cabeça, pode eventualmente suscitar dúvidas.
Vai na volta o Alex já colocou as melhores fotos (em termos de ID) que conseguiu. Os registos parecem-me ter sido obtidos a grande distância e com zoom no máximo, logo em condições algo difíceis.
Há que ver pelo lado positivo, assim torna-se mais divertido intuir acerca da identidade da ave Smile
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

rapina - Página 2 Empty Re: rapina

Mensagem por João Tomás Ter Set 16, 2014 5:58 am

jvicente escreveu:João Tomás, aí perto da Batalha o maciço de Aire / Candeeiros continua a ser uma área interessante para se observar a espécie. Apesar de não estar confirmada a nidificação no local, continuam a ser observados indivíduos com alguma regularidade. Inclusivamente, em finais de 2011 avistei um adulto a patrulhar a vertente oriental da serra de Aire. Uns mesitos depois voltei ao mesmo local, na companhia do Paulo Alves, e apesar de não termos detectado Bonelli fomos presenteados com uma longa observação de um imaturo de águia-real, que pernoitou no local. Pode ser um local interessante para averiguares aí pertinho..

Jorge por acaso costumo ir regularmente ao PNSAC mas até agora nada! Cobreiras, gaviões, açores, peneireiros e nada de águias maiores. Mas tenho que continuar a insistir porque acredito que haverá por lá alguns "diamantes" por descobrir Smile continuo à procura dessas duas espécies e do bufo-real! Quando falas em parte oriental falas mais precisamente onde?
Agradeço a dica.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

rapina - Página 2 Empty Re: rapina

Mensagem por jvicente Ter Set 16, 2014 6:29 am

Refiro-me mesmo à vertente oriental da serra de Aire, que se desenvolve no sentido NE - SW alinhada com a estrada municipal M557 que liga a povoação de Pedrogão a Moitas Vendas. O indivíduo foi observado durante alguns segundos a sobrevoar a baixa altitude a encosta da serra, sensivelmente por cima da aldeia do Vale da Serra. O registo foi efectuado a 3 kms de distância, a partir do miradouro da Capela de Santa Marta sobranceira a Moitas Vendas.
A área apresenta boas condições, tanto para nidificação como para alimentação.
A real foi observada um pouco a NE já mais perto do Vale do Fojo. Deve ter rondado por ali por causa dos coelhos que, pelo menos na altura, por lá andavam.

A águia-de-Bonelli não é uma espécie fácil, de forma alguma. Uma observação fugaz pode implicar várias horas de prospeção a partir de um ponto fixo, e é espécie que (um pouco à semelhança do açor) tem uma atitude de voo que não facilita a sua detecção.

Boa sorte!
Jorge
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

rapina - Página 2 Empty Re: rapina

Mensagem por João Tomás Ter Set 16, 2014 6:44 am

jvicente escreveu:Refiro-me mesmo à vertente oriental da serra de Aire, que se desenvolve no sentido NE - SW alinhada com a estrada municipal M557 que liga a povoação de Pedrogão a Moitas Vendas. O indivíduo foi observado durante alguns segundos a sobrevoar a baixa altitude a encosta da serra, sensivelmente por cima da aldeia do Vale da Serra. O registo foi efectuado a 3 kms de distância, a partir do miradouro da Capela de Santa Marta sobranceira a Moitas Vendas.
A área apresenta boas condições, tanto para nidificação como para alimentação.
A real foi observada um pouco a NE já mais perto do Vale do Fojo. Deve ter rondado por ali por causa dos coelhos que, pelo menos na altura, por lá andavam.

A águia-de-Bonelli não é uma espécie fácil, de forma alguma. Uma observação fugaz pode implicar várias horas de prospeção a partir de um ponto fixo, e é espécie que (um pouco à semelhança do açor) tem uma atitude de voo que não facilita a sua detecção.

Boa sorte!
Jorge

Tenho que me deslocar a esses dois locais então Smile Mais uma vez obrigado! Embora vejas ambas as espécies irei ficar sempre com dúvidas porque não tenho muita experiência... coelhos não tenhos visto muitos mas perdizes até tenho visto bastantes! Eu acho que o Parque tem boas condições para as duas espécies o habitarem... e um dia ainda vou ver abutres no Parque Rolling Eyes ou não!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

rapina - Página 2 Empty Re: rapina

Mensagem por alex67 Ter Set 16, 2014 3:49 pm

Boa noite ao forum.
sim, coloquei as melhores fotos para id, que não eram famosas, mas são registos mínimamente fiáveis para o efeito.
A ave estava a alguma distância pelo que não pude verificar se tinha algo entre as patas...
Agradeço ao forum pelos esclarecimentos, uma vez mais.

alex67

Número de Mensagens : 938
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

rapina - Página 2 Empty Re: rapina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos