Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ajuda

4 participantes

Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Pedido de ajuda

Mensagem por José Manuel Borges Sex Jan 30, 2009 3:00 pm

Olá amigos venho por este meio pedir ajuda sobre algum material para fotografar aves.
Digo que agora pelo natal comprei uma camara Nikonn D80, só corpo, e que um familiar me ofereceu a lente visto que não podia comprar tudo,só que sendo um aprendiz nisto de fotopgrafar aves, não consigo tirar o melhor da focagem da mesma, será que a lente não é de boa qualidade, pois já vi preços e achei a mesma muito barata.
A lente é uma uma Nikon AF NIKKOR 70-300mm 1:4-5.6G
tambem já me disseram que com pouco dinheiro comprava um telescópio e adptava na camara tirava muito melhor imagem será verdade?
Agradecia que algem me desse uma informação a cerca disto, sou muito novo nestas coisas, e a verdade é que agora gostava de fazer boa fotografia por isso confio na vossa ajuda.
Um abraço e muito obrigado.

José Manuel Borges

Número de Mensagens : 80
Idade : 70
Local : Praia da vitoria Açores
Data de inscrição : 30/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Re: Pedido de ajuda

Mensagem por Miguel Rolo Ter Fev 03, 2009 12:05 pm

Boa tarde
Para, eventualmente, o tentar ajudar era preciso que fosse mais específico, ou seja qual é realmente o problema, nõ consegue ter fotografias focadas ?
À partida não existe nenhuma razão para que esse conjunto (maquina + lente) não funcione bem.
Migel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty A focagem

Mensagem por José Manuel Borges Ter Fev 03, 2009 2:20 pm

olá amigo rolo desde já o obrigado por se interessar do meu problema, eu vou tentar esplicar melhor o meu problema.
Eu tenho ousado a lemte sempre em Auto Focus, (focagem automática) isto porque não tenho tripé será uma das causas?.
Será que tiro melhor focagem fazendo a mesma manual? todo este problema de focagem me acontece quando vou ao máxima com a lente os 300mm, até aos 200mm tenho tirado boas fotos.
Por esta altura tem por aki na zona humida do paul da Praia da Vitoria várias aves de passagem, eu tenho tirado várias fotos, como elas não deixam aproximar muito vou sempre aos 300mm.
Tem cá garças-branca -grande, garça boieira, garça real, garça-pequena branca, vários patos etc.
Um abraço JMMBorges.

José Manuel Borges

Número de Mensagens : 80
Idade : 70
Local : Praia da vitoria Açores
Data de inscrição : 30/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Re: Pedido de ajuda

Mensagem por Faísca Qua Fev 04, 2009 2:27 pm

José Manuel Borges escreveu:Olá amigos venho por este meio pedir ajuda sobre algum material para fotografar aves.
Digo que agora pelo natal comprei uma camara Nikonn D80, só corpo, e que um familiar me ofereceu a lente visto que não podia comprar tudo,só que sendo um aprendiz nisto de fotopgrafar aves, não consigo tirar o melhor da focagem da mesma, será que a lente não é de boa qualidade, pois já vi preços e achei a mesma muito barata.
A lente é uma uma Nikon AF NIKKOR 70-300mm 1:4-5.6G
tambem já me disseram que com pouco dinheiro comprava um telescópio e adptava na camara tirava muito melhor imagem será verdade?
Agradecia que algem me desse uma informação a cerca disto, sou muito novo nestas coisas, e a verdade é que agora gostava de fazer boa fotografia por isso confio na vossa ajuda.
Um abraço e muito obrigado.

Olá

Tudo depende do telescópio e das suas lentes não vale a pena comprar um telescópio barato e depois ficar cheio de aberração cromáticas.
Isso deve ser bem ponderado, procurar sempre marcas que tenham boas lentes.

Não estou por dentro do adaptador e telescópio da marca Nikon mas o que está a acontecer nas outras marcas é que ao usar a câmara Nikon ela não reconhece o adaptador e temos que fazer tudo em manual

Cumprimentos

Faísca
Faísca
Faísca

Número de Mensagens : 837
Idade : 62
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

http://www.fluidr.com/photos/faisca

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Re: Pedido de ajuda

Mensagem por José Manuel Borges Qui Fev 05, 2009 5:57 am

obrigado amigo pela sua ajuda foi muito proveitosa, assim quando poder vou investir numa boa lente, é de facto o melhor.
um abraço
JMMBorges

José Manuel Borges

Número de Mensagens : 80
Idade : 70
Local : Praia da vitoria Açores
Data de inscrição : 30/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Re: Pedido de ajuda

Mensagem por Miguel Rolo Ter Fev 10, 2009 7:17 am

José Manuel Borges escreveu: assim quando poder vou investir numa boa lente,

Boas
Sem querer aumentar a confusão, julgo que nao pode ser a qualidade da lente que o leva a ter fotografias desfocadas a 300 mm.

Miguel

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Re: Pedido de ajuda

Mensagem por José Manuel Borges Ter Fev 10, 2009 11:36 am

Obrigado pela dica agora arranjei um tripé e vou tentar ver se consigo melhores fotos um Abraço.

José Manuel Borges

Número de Mensagens : 80
Idade : 70
Local : Praia da vitoria Açores
Data de inscrição : 30/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Re: Pedido de ajuda

Mensagem por José Loureiro Sex Fev 13, 2009 5:04 am

Viva.
Obrigado pela dica agora arranjei um tripé e vou tentar ver se consigo melhores fotos

O tripé pode ajudar mas não faz milagres!
Vamos lá a ver. Em primeiro a lente que mencionou, que conheço bem pois também já usei em tempos uma, é uma objectiva "lenta". Isto é, a abertura máxima que consegue a 300mm é de f/5.6. Pelo que relata obtém sempre piores resultados a 300mm do que a outras distâncias focais. Um dos motivos, muito provavelmente, terá a ver com esse facto, ou seja, a objectiva tem a 70mm uma abertura máxima de f/4 e 300mm de f/5.6. O que é que isto quer dizer? É que quanto mais "puxarmos" pelo zoom cada vez menos luz temos a entrar e a ser captado pelo sensor da máquina. Daí resulta que a mesma para captar a luz necessária para a exposição correcta baixe os valores da velocidade de obturação. Há um princípio básico para que as fotografias não fiquem tremidas que diz que a velocidade de obturação deve ser sempre igual ou superior à distância focal que estamos a usar. Assim se estamos a tirar fotos a 300mm de distância focal a velocidade a usar deve, pelo menos, ser de 1/300seg. Claro que não há regas sem excepção e caso estejamos a usar um tripé ou uma objectiva com um sistema de redução de vibração (no caso da Nikon esse sistema denomina-se de VR), ou mesmo com uma técnica de fotografar mais apurada esse valor pode ser inferior.
Em suma, primeiro a objectiva que fala, não sendo nenhuma “supra sumo” é capaz de captar fotografias decentes. O desfoque regra geral é culpa da técnica do fotografo. Em segundo, e aproveitando o tripé, deve começar por usar o programa de prioridade à abertura da Nikon D80 (no selector dos modos de exposição letra A). Depois regular a abertura da máquina para a máxima possível da objectiva. Neste caso f/5.6. Depois disso deve verificar com que luz é que está a trabalhar e se os valores de velocidade que a máquina apresenta são superiores à regra acima referida (1/300seg.). Caso sejam e um valor razoável eu diria que seria a velocidade de 1/500 seg,, óptimo. Caso não o sejam, então há que faze-los chegar lá. Como? Aumentando a sensibilidade do filme, ou seja, o valor ISO. Todavia, também não o aconselho, na D80, a subir esse valor para além dos 400 ISO, pois vai criar “ruído” na imagem (artefactos).
Depois de feitos tudo isto, creio que deverá ficar mais contente com os resultados. Mas primeiro é preciso experimentar. Para quem está habituado a tirar fotografias com câmaras compactas ou com objectivas de menor distância focal a 300mm temos que pensar que um pequeno desvio no corpo da máquina pode significar um desvio de vários centímetros na zona que pretendemos focar e por isso é necessário aprimorar um pouco a nossa técnica de focagem, mesmo depois de fazer tudo o que acima foi dito, no sentido de manter o conjunto máquina/objectiva o mais estático possível. Mesmo sem tripé podemos encostar-nos a alguma coisa, ou baixarmo-nos e apoiar o cotovelo no joelho, enfim….uma série de hipóteses para manter o mínimo de oscilações. Vai ver que só assim e não tendo “pressa” de apontar e disparar já se conseguem fotos focadas.
Quanto à questão da focagem automática também não é aí que deve estar o problema.
Se está a tentar fotografar aves em voo deve usar o modo de foco contínuo (Af-C – selector direito na máquina) e, claro, que os valores da regra acima referida são para esquecer devendo subir-se ao máximo de valor ISO que a máquina permita sem criar ruído (no caso da D80 os 400 ISO) e usar a máxima abertura possível (f/5.6 com a objectiva em causa) a fim de se conseguir a maior velocidade de obturação possível.
Caso tudo isso não resulte… bem é porque então a objectiva tem algum problema. Suspect
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Re: Pedido de ajuda

Mensagem por José Manuel Borges Sex Fev 13, 2009 7:56 am

Amigo Loureieo um obrigado, sua informação é fantástica, quem me dera a mim saber metade daquilo que voçe sabe, nestas coisas de fotografia, seria já o sufeciênte para eu tirar boas fotos.
Digo-lhe que vou com tempo e calma esplorar todas as dicas que me deu mais uma vez lhe agradeço, um abraço .

José Manuel Borges

Número de Mensagens : 80
Idade : 70
Local : Praia da vitoria Açores
Data de inscrição : 30/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda Empty Re: Pedido de ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos