Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

+2
Jorge Saraiva
JoaoPedro231
6 participantes

Ir para baixo

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra Empty Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

Mensagem por JoaoPedro231 Seg Nov 10, 2014 11:09 am

Boa tarde caros "foristas"

Hoje durante uma hora, agora no último período de luz estive no Penedo da Saudade a observar dois Peregrinos, Falco pergrinus, a planar e fazer voos picados sobre a Solum (zona do Estádio da Académica). As condições climatéricas e o meu fraco material óptico não permitiram uma observação perfeita da plumagem das aves (mesmo assim pareceram me dois adultos e com um manto azulado - fez-me pensar em aves do norte da Europa em período de Invernação). Achei este registo estranho e tornei-me um tanto ou quanto céptico. Trata-se do primeiro registo da espécie e duas aves em Coimbra fizeram-me pensar. Gostava de saber a vossa opinião em relação à possibilidade de se tratarem de aves de falcoaria. Eu não observei nem um possível falcoeiro nem as espias características nos tarsos das aves, mas as condições de observação como disse não eram as melhores. As aves estiveram bem mais de uma hora em voo e desapareceram por dois períodos muito curtos nos prédios da Solum.

Agradeço opiniões sobre o referido

Cumprimentos

João Marques

JoaoPedro231

Número de Mensagens : 24
Idade : 31
Local : Mira
Data de inscrição : 17/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra Empty Re: Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

Mensagem por Jorge Saraiva Seg Nov 10, 2014 11:40 am

Acredito que não sejam aves de falcoaria. Neste momento andam aí por todo o lado, muitos peregrinos em passagem. Se estivessemos em maio/junho/julho até poderia haver alguem com um ou dois ou tres peregrinos juvenis em criaçao campestre, pouco provável mas possivel.
Quanto a duas aves de falcoaria tb nao acredito, pelo simples facto de que se bem que existam alguns (muito poucos) falcoeiros a voar um peregrino (de cada vez) cá em portugal, creio nao estar a dizer asneira nenhuma ao confirmar de que nao existe nenhum a voar dois peregrinos como muito bem dizem nuestros hermanos, "por copla". Sao casos raros por esse mundo fora, excepçoes. Permite me ainda corrigir te acerca do termo que usaste, "espias". Em termos gerais nos tarsos dos falcões usam-se "piós" e hoje em dia nalguns casos usa se umas variantes extremamente pequenas, "aylmerys", que quase que não se veem com a ave a voar. A um olhar menos atento, uma ave de falcoaria com aylmerys poderá parecer uma selvagem.
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra Empty Re: Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

Mensagem por JoaoPedro231 Seg Nov 10, 2014 12:29 pm

Obrigado Jorge

Vou dar o registo como válido. Achei mesmo interessante esta invasão inesperada. Logo duas aves...

JoaoPedro231

Número de Mensagens : 24
Idade : 31
Local : Mira
Data de inscrição : 17/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra Empty Re: Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 10, 2014 12:39 pm

Pela minha experiência, as aves invernantes podem aparecer em qualquer lado e em qualquer habitat. No início da década de 1990 era frequente ver, no Inverno, peregrinos a caçar pombos bem no centro de Lisboa.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra Empty Re: Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

Mensagem por Paulfer Seg Nov 10, 2014 2:22 pm

É bem possivel eles andarem por lá. Conheço (pelo menos) 2 casais entre figueira e coimbra e eles controlam um território bastante largo.
No verão eles não devem ir a coimbra. Devem-se dar bem com os migrans Smile por isso, se forem invernantes, coimbra é um bom sitio para eles
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra Empty Re: Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Nov 11, 2014 3:54 am

No período em que vivi em Coimbra (1990 a 2002), observei por diversas vezes falcões-peregrinos na cidade ou na envolvente imediata durante o período de inverno. Não é nada de anormal. Deverá ser um invernante regular mas raro aí na zona da cidade. Há (ou havia) pelo menos um casal na serra da Boa Viagem que frequentava regularmente o estuário do Mondego e também é (era) frequente observarem-se peregrinos a caçar nos pauis do Taipal e Arzila, em especial no outono e inverno.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra Empty Re: Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

Mensagem por ManuelMalva Ter Nov 11, 2014 9:44 am

Já é o terceiro inverno consecutivo que andam por lá. Costumam estar poisados no cimo destes prédios. http://goo.gl/maps/JYJnd

ManuelMalva

Número de Mensagens : 58
Idade : 28
Data de inscrição : 30/04/2010

http://www.flickr.com/photos/manuel_malva

Ir para o topo Ir para baixo

Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra Empty Re: Falcões Peregrinos - Cidade de Coimbra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos