Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

4 participantes

Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Joaquim Delindro Qua Dez 31, 2014 2:38 am

Boa tarde
Sou um mero observador das aves, mas no meu círculo de amigos gozo da reputação de ornitólogo de serviço a ponto de receber no meu Face uma foto desta ave. Já fiz um comentário a pensar que teria vindo de Espanha, mas agora sei que foram registados em Portugal 9 casais em 2013. Pretendo corrigir o comentário com mais informação e parece-me que estamos na presença de um juvenil : pela postura, a penugem na face exterior das asas, « o contraste entre o corpo castanho-claro e as penas de voo escuras », esta última transcrevi do guia Aves de Portugal, ( pag. 66 ). Parece-me pois, estarmos na presença de uma ave com poucos meses de vida a tentar sobreviver ao seu primeiro inverno. Talvez o maior desafio da sua vida. Se me puderem ajudar ou corrigir agradeço desde já.
Os meus cumprimentos e votos de um Ano Novo cheio de esperança e prosperidade.

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) 29etbf7

Joaquim Delindro

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por pedro121 Qua Dez 31, 2014 3:48 am

Sim, ficaria mais à vontade com uma foto dela em voo, parece-me ter a plumagem algo desgastada para ser um juvenil, talvez uma ave de 2cy?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 31, 2014 7:49 am

Joaquim Delindro escreveu: sei que foram registados em Portugal 9 casais em 2013.

Os números mais recentes (2014?) apontam já para 13 casais.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Joaquim Delindro Sex Jan 02, 2015 6:41 am

Obrigado a ambos pela ajuda. Já agora Gonçalo Elias é possível saber qual a fonte dos números de ( 2014 )?

Joaquim Delindro

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 02, 2015 7:11 am

Esta informação foi-me dada verbalmente, mas vou tentar saber se há dados oficiais.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Joaquim Delindro Sex Jan 02, 2015 8:14 am

Ok. Mais uma vez obrigado, fico a aguardar Smile

Joaquim Delindro

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 02, 2015 8:27 am

Joaquim,

Encontrei esta página do ICNF com informação sobre a população da espécie.
http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/patrinatur/especies/aves/ag-imp

Os 9 casais que referiste dizem respeito a 2012.

Em 2013 havia 11 casais confirmados.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Joaquim Delindro Sex Jan 02, 2015 10:50 am

Gonçalo, foi esta página a minha fonte http://www.lpn.pt/.../Projetos-a-decorrer/List.aspx... A tua ajuda foi eficaz, todos somos poucos a ajudar as aves. Obrigado mais uma vez.

Joaquim Delindro

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 02, 2015 12:54 pm

Joaquim,

Não consegui abrir o link que colocaste.

Podes verificar por favor?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Ricardo Melo Sex Jan 02, 2015 1:11 pm

Gonçalo Elias escreveu:Joaquim,

Não consegui abrir o link que colocaste.

Podes verificar por favor?

Gonçalo, basta retirares as reticências... Wink

Julgo que será este o link: http://www.lpn.pt/.../Homepage/O-que-fazemos/Projetos/Projetos-a-decorrer/List.aspx?tabid=2459&code=pt
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Joaquim Delindro Sáb Jan 03, 2015 6:48 am

Obrigado Ricardo Melo pela ajuda. Gonçalo, acho que na msg do Ricardo já consegues abrir o Link. É a fonte que cita os 9 casais em 2013. Terá sido um erro de transcrição da página do ICNF por parte de quem a fez na LPN. Por vezes a copiar dá-se erros Very Happy

Joaquim Delindro

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti ) Empty Re: Águia imperial ibérica ( Aquila adalberti )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos