Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contagem de garças a caminho do dormitório

+3
PNicolau
ribeiroa
Gonçalo Elias
7 participantes

Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 04, 2015 6:39 am

Todos os dias ao fim da tarde passam aqui em frente à janela grandes bandos de Bubulcus ibis a caminho de um dormitório que fica num rochedo à beira-mar.

Em meados de Dezembro resolvi começar a contar os bichos que aqui passam.

Já fiz a contagem em 5 dias diferentes, o mais curioso é que de cada vez que conto o total é menor que da vez anterior, ou seja, o número total está em queda continuada.

Interrogo-me se esta diminuição terá a ver com a mortalidade invernal ou se haverá aqui outros factores pelo meio. Por um lado faz sentido que morram bichos ao longo do Inverno, por outro lado a queda nos números parece-me demasiado rápida, em especial nos últimos dias (mas convenhamos que os últimos 3 dias foram justamente os mais frios, logo mais mortalidade).

Outros factores que poderiam contribuir para esta alteração seriam, por exemplo: mudança de dormitório, mudança dos terrenos de alimentação, mudança do percurso a caminho do dormitório... mas isso originaria flutuações e não uma queda acentuada.

Fica o gráfico com os valores registados até ao momento.

Contagem de garças a caminho do dormitório 111rw5s
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por ribeiroa Seg Jan 05, 2015 11:25 am

Boas, curiosamente onde trabalho passam centenas de garças para um canavial situado a 300 mts, o qual partilham com os estorninhos, no entanto tenho encontrado logo de manhã cedo imensas garças pousadas noutros locais, sobreiros isolados, estruturas de estufas, etc.
Pela hora acredito que tenham ficado lá a pernoitar.
Local: Montijo e IC 32

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por PNicolau Seg Jan 05, 2015 11:31 am

Passam também todos os dias boieiras por cima de minha casa. O máximo que contei até hoje foi 143, mas esse número parece ser de facto também variável.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 05, 2015 11:41 am

Pois no meu caso a variação é sempre para baixo, hoje voltei a contar e o total voltou a ser inferior ao da última contagem.

Posso estar enganado, mas desconfio que muitas estão a lerpar com este frio.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Luis Silva Seg Jan 05, 2015 2:03 pm

Gonçalo Elias escreveu:Pois no meu caso a variação é sempre para baixo, hoje voltei a contar e o total voltou a ser inferior ao da última contagem.

Posso estar enganado, mas desconfio que muitas estão a lerpar com este frio.

è bem possivel, mas os passeriformes comuns (piscos, atricapillas, melros...) estão com pesos (e niveis de gordura) invulgarmente altos para a epoca...

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 5:41 am

Luis Silva escreveu:è bem possivel, mas os passeriformes comuns (piscos, atricapillas, melros...) estão com pesos (e niveis de gordura) invulgarmente altos para a epoca...

Os que sobrevivem engordam, mas muitos se calhar ficam pelo caminho... não notaste um decréscimo no número de aves?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Luis Silva Ter Jan 06, 2015 7:12 am

não, o numero de capturas é muito semelhante a anos anteriores

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 7:23 am

não me fiz entender... o que eu queria perguntar é se há uma diminuição de capturas à medida que o Inverno avança.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Luis Silva Ter Jan 06, 2015 7:37 am

oki. Não o numero é semelhante, alias tem sofrido sempre um incremento o nuemro total de aves capturadas (mas esse aumento tb costuma ser regular no local) imagino de aves que venham de zonas mais altas do maciço central

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 13, 2015 11:16 am

Aqui fica uma actualização do gráfico.

Depois de alguns dias de aparente estabilização, a tendência de queda foi retomada.

Na contagem de hoje o número de aves foi de 186, o que representa cerca de metade da contagem efectuada há um mês atrás (373).

É certo que poderá haver vários factores a concorrer para esta diminuição (conforme referido no post inicial), mas a mortalidade invernal deverá estar a contribuir para esta queda. Aliás, nunca é demais lembrar que a taxa de mortalidade invernal é bastante elevada na maioria das espécies de aves, afectando particularmente as aves jovens.

Contagem de garças a caminho do dormitório 2n8tu21
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 18, 2015 1:34 am

Actualização, o número de garças continua a cair rapidamente, ontem já nem às 150 chegou...

Contagem de garças a caminho do dormitório 6rotv5
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 25, 2015 11:23 am

O número continua em queda livre, hoje a contagem ficou abaixo de 100.

É bom que a época dos ninhos comece rapidamente, senão qualquer dia não fica nenhuma para contar a história affraid

Contagem de garças a caminho do dormitório 245f3o8
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por pedro121 Dom Jan 25, 2015 4:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:O número continua em queda livre, hoje a contagem ficou abaixo de 100.

É bom que a época dos ninhos comece rapidamente, senão qualquer dia não fica nenhuma para contar a história affraid

Parece claro que não estão a morrer, ou mudaram de dormitório ou de rota.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 25, 2015 4:32 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:O número continua em queda livre, hoje a contagem ficou abaixo de 100.

É bom que a época dos ninhos comece rapidamente, senão qualquer dia não fica nenhuma para contar a história affraid

Parece claro que não estão a morrer, ou mudaram de dormitório ou de rota.

Pode ser um misto das duas coisas.

Não te esqueças que quando chegar a época de nidificação a população triplica em pouco tempo.

O que me causa confusão na hipótese de mudança de dormitório ou de rota é isto acontecer de forma progressiva.

Eu continuo a achar que há aqui muita mortandade...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por JFMeneses Seg Jan 26, 2015 8:26 am

Este fim de semana e pela primeira vez vi um bando de cerca de 80 garças que foram pernoitar em árvores de um quintal da família, na zona de Alcobaça.

JFMeneses

Número de Mensagens : 228
Data de inscrição : 08/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 26, 2015 9:40 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pode ser um misto das duas coisas.

Não te esqueças que quando chegar a época de nidificação a população triplica em pouco tempo.

O que me causa confusão na hipótese de mudança de dormitório ou de rota é isto acontecer de forma progressiva.

Eu continuo a achar que há aqui muita mortandade...

Já agora mais uma nota: se isto não se deve a mortalidade, então a diminuição progressiva aqui seria necessariamente compensada por um aumento progressivo noutro sítio qualquer.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por pedro121 Ter Jan 27, 2015 7:10 am

Gonçalo Elias escreveu:
O que me causa confusão na hipótese de mudança de dormitório ou de rota é isto acontecer de forma progressiva.

Eu continuo a achar que há aqui muita mortandade...

Sim, mas porque é que achas que a mortalidade poderia ser tão elevada? Vamos assumir que metade da população seja 1º invernos, e que metade deles morram, isso seria possível, mas mesmo assim os números seriam muito mais baixos, e depois, porque é que haveria mortalidade devido ao frio dessa magnitude num dormitório tão a sul? no dormitório que aqui tenho e que não está a ser controlado o numero de garças parece-me normal, uma mortalidade equivalente seria notada acho eu, mas uma proporcional causaria que não houvesse garças no dormitório...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por cardosohelder Ter Jan 27, 2015 7:21 am

pedro121 escreveu: e que não está a ser controlado o numero de garças parece-me normal

Eu por acaso estou a controlar Smile e número tem sido estável à volta dos 100 inds. Em Dezembro e inicio de Janeiro
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 27, 2015 7:27 am

pedro121 escreveu:Sim, mas porque é que achas que a mortalidade poderia ser tão elevada?

Nao faço ideia... É apenas especulação...

pedro121 escreveu:Vamos assumir que metade da população seja 1º invernos, e que metade deles morram, isso seria possível, mas mesmo assim os números seriam muito mais baixos, e depois, porque é que haveria mortalidade devido ao frio dessa magnitude num dormitório tão a sul?

O frio pode de facto não ser o principal factor, mas as aves do sul também devem morrer, e muito (se assim não fosse a espécie não precisaria de se reproduzir todos os anos).

Admito que a amostra num único local como a que tenho efectuado não permita tirar grandes conclusões, mas continuo a achar que estas variações são muito expressivas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 11, 2015 11:38 am

Há mais de duas semanas que não fazia a contagem... hoje fiz mais uma sessão.

A sangria parece ter estancado, e registei até alguma recuperação, mas os números continuam muito longe dos totais registados em Dezembro passado. De qualquer forma, o período mais difícil já deve ter passado por isso daqui para a frente o mais provável é haver alguma estabilização em torno destes valores.

Contagem de garças a caminho do dormitório Sz8ins
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 02, 2015 1:27 am

actualização

Contagem de garças a caminho do dormitório 14w9lyc
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 28, 2015 4:32 am

última contagem da época

Contagem de garças a caminho do dormitório 10rn2vo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 28, 2015 12:49 pm

Esta temporada ainda não vi passar uma única garça.

Começo a desconfiar que mudaram de dormitório, o que não surpreende, tendo em conta a forma como a praia Dona Ana, frente à qual se situava o dormitório do ano passado, foi avacalhada.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Contagem de garças a caminho do dormitório Empty Re: Contagem de garças a caminho do dormitório

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos