Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

4 participantes

Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Parus Major Seg Jan 19, 2015 8:46 pm

Alguém me pode indicar quais são as espécies que comem processionárias

Eu sei que os chapins e os cucus comem

E o resto?

Obrigado

Parus Major

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por João Tomás Ter Jan 20, 2015 1:22 am

Bom dia,

Uma vez pesquisei sobre o assunto e encontrei um artigo (1º), o qual traduzi no que está em baixo (2º).

Artigo origina: http://www.docdroid.net/pmfr/artigo-lagarta-do-pinheiro-adaptao-de-aves.pdf.html

Tradução e apresentação em português: http://www.docdroid.net/pmfq/aves-como-predadoras-da-lagarta-processionria-do-pinheiro-thaumetopoea-pityocampa.pdf.html
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Paulfer Ter Jan 20, 2015 2:22 am

Muito fixe.
Penso que tb já vi o mocho a caçá-las
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por LuisMM Ter Jan 20, 2015 2:52 am

Parus Major escreveu:Alguém me pode indicar quais são as espécies que comem processionárias

Eu sei que os chapins e os cucus comem

E o resto?

Obrigado

Se quiseres aumentar o controlo biológico sobre a processionária, também podes colocar a toda à volta do tronco das árvores que tenham ninhos de processionária tiras de cartão canelado com cerca de 30 cm de largura. Podes colocar 1 ou 2 tiras de cartão sobrepostas. Assim o insecto vai pensar que já chegou ao solo para pupar, ficando dentro das "rugas" do cartão a completar o seu ciclo de vida. No fim da primavera retiras o cartão e queimas.

Este sistema funciona razoavelmente bem para todos os insectos que nidificam na copa das árvores e pupam no solo, como por exemplo o bichado da maçã e o bichado da castanha.
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Paulfer Ter Jan 20, 2015 4:24 am

LuisMM escreveu:

Se quiseres aumentar o controlo biológico sobre a processionária, também podes colocar a toda à volta do tronco das árvores que tenham ninhos de processionária tiras de cartão canelado com cerca de 30 cm de largura. Podes colocar 1 ou 2 tiras de cartão sobrepostas. Assim o insecto vai pensar que já chegou ao solo para pupar, ficando dentro das "rugas" do cartão a completar o seu ciclo de vida. No fim da primavera retiras o cartão e queimas.

Este sistema funciona razoavelmente bem para todos os insectos que nidificam na copa das árvores e pupam no solo, como por exemplo o bichado da maçã e o bichado da castanha.

E não é necessário fechar as ranhuras do cartão em baixo? Os 30 cm são suficientes para elas ao entrarem ficarem logo por ali?
Não conhecia a técnica... apenas a da garrafa mas para as moscas
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por LuisMM Ter Jan 20, 2015 9:30 am

Paulfer escreveu:
LuisMM escreveu:

Se quiseres aumentar o controlo biológico sobre a processionária, também podes colocar a toda à volta do tronco das árvores que tenham ninhos de processionária tiras de cartão canelado com cerca de 30 cm de largura. Podes colocar 1 ou 2 tiras de cartão sobrepostas. Assim o insecto vai pensar que já chegou ao solo para pupar, ficando dentro das "rugas" do cartão a completar o seu ciclo de vida. No fim da primavera retiras o cartão e queimas.

Este sistema funciona razoavelmente bem para todos os insectos que nidificam na copa das árvores e pupam no solo, como por exemplo o bichado da maçã e o bichado da castanha.

E não é necessário fechar as ranhuras do cartão em baixo? Os 30 cm são suficientes para elas ao entrarem ficarem logo por ali?
Não conhecia a técnica... apenas a da garrafa mas para as moscas

À partida as larvas ao entrarem dentro do cartão, como está escuro, pensam que já estão no solo e ficam por lá a pupar. Mas também se quisermos garantir que elas não fogem por baixo, para prender o cartão à árvore, amarra-se um arame nessa zona. Os 30 cm de largura é uma medida indicativa, nas macieiras e nos castanheiros funciona muito bem.
A diferença é que as larvas de processionária são mais gordas que as do bichado da macieira e o do castanheiro, daí que se as "rugas" do cartão canelado forem muito estreitas, não sei até que ponto elas conseguem entrar lá para dentro. Colocando 2 camadas sobrepostas de cartão já se deve resolver esse problema.

Sim, as garrafas para as moscas também funcionam muito bem (para as moscas), principalmente com uma solução de 10 a 20% de vinagre. Há outros atractivos tão ou mais eficazes, mas o vinagre é de longe o mais barato e compra-se em qualquer supermercado.
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Paulfer Ter Jan 20, 2015 11:25 am

Boas dicas!
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Parus Major Qua Jan 21, 2015 1:45 pm

João Tomás...
Muito obrigado era mesmo isto que eu estava a procura.
Estou curioso... pensava que o chapim azul também caçava e estava com esperança que o Rabirruivo-preto também comesse.

No fundo queria espécies que facilmente ocupassem caixas ninhos
Chapim-real (Parus major)             - ocupa facilmente
Chapim-de-crista (Parus cristatus) - ???? não sei
Chapim-carvoeiro (Parus ater)       - ocupa mas pouco, certo?
Cuco-rabilongo (Clamator glandarius)- estes não dá, ocupam os dos outros certo?
Cuco-canoro (Cuculus canorus)  
Poupa (Upupa epops)                    - será que este ocupa?
Noitibó-europeu (Caprimulgus europaeus)- ???

Melro-preto(Turdusmerula)                                - ???
Gralha-de-bico-vermelho(Pyrrhocoraxpyrrhocorax) - ???
Gralha-preta(Corvuxcorone)                               - ???
Chapim-rabilongo(Aegithaloscaudatus)                 - ???
Pintassilgo                                                      - ???  
Tentilhão-comum                                             - ???


Paulfer... que tipo de mocho era? (há mochos que ocupam certo? peneireiro, mocho-galego??)

Muito obrigado

Parus Major

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Parus Major Qua Jan 21, 2015 2:09 pm

LuisMM...Obrigado

Essa é uma boa ideia... mas se eu atrasar-me a retirar o cartão elas conseguem completar o ciclo mesmo dentro do cartão? Em que altura o devo fazer, meio de Junho?

Quando o pinhal ainda é novo o ideal é cortar o ramo e queima-lo... mas queimar o quer que seja no campo... não me agrada... tenho sempre receio mesmo no inverno... talvez dentro de um bidon em ferro... alguém já fez isto?

Ou então meter dentro de sacas e transporta-las para um local, mas aí tenho receio não vão as sacanas saírem dentro das sacas e começarem a andar dentro do carro  Laughing

Há quem as mate dentro de um balde com lixívia e detergente

Parus Major

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por LuisMM Qua Jan 21, 2015 4:13 pm

Parus Major escreveu:LuisMM...Obrigado

Essa é uma boa ideia... mas se eu atrasar-me a retirar o cartão elas conseguem completar o ciclo mesmo dentro do cartão? Em que altura o devo fazer, meio de Junho?

Quando o pinhal ainda é novo o ideal é cortar o ramo e queima-lo... mas queimar o quer que seja no campo... não me agrada... tenho sempre receio mesmo no inverno... talvez dentro de um bidon em ferro... alguém já fez isto?

Ou então meter dentro de sacas e transporta-las para um local, mas aí tenho receio não vão as sacanas saírem dentro das sacas e começarem a andar dentro do carro  Laughing

Há quem as mate dentro de um balde com lixívia e detergente

Parus,

Não há nenhuma estratégia que seja 100% eficaz.

Em relação ao uso do cartão, parece-me que se o retirares das árvores lá para Maio, em condições climáticas normais, já terás conseguido apanhar uma boa quantidade de pupas, fazendo isso ao longo de vários anos, já deves conseguir reduzir os ataques. Ou então retiras quando já não vires nenhuma larva a descer o tronco, é sinal que à partida  a população de processionária já está toda a pupar. Depois é só queimares o cartão num local apropriado.

Nota que nem todas as larvas poderão descer o tronco para pupar, não sei se na processionária é normal ou não, mas pode ser possível que elas também caiam directamente dos ninhos para o solo e aí nada a fazer...

Nota também que os adultos são voadores (borboletas), logo se nos pinhais vizinhos não houver qualquer controlo da praga, vais continuar a ter de certeza absoluta a praga... Mas também é verdade que se não fizeres nada para a controlar, a situação piorará sempre...

O corte e queima dos ninhos também é outra hipótese, não sei como é que as equipas que fazem o controlo desta praga fazem, mas parece-me perfeitamente viável o procedimento que dizes. Mas cuidado com as fogueiras na floresta nas alturas críticas. Tens é que saber exactamente quando o fazer, para evitares queimar ninhos que já estejam vazios (obviamente que em termos estéticos e sanitários convém retirar mesmo estes ninhos, mas o impacto na redução da praga é muito baixo).

Vê o site do ICNF (http://www.icnf.pt) que tens lá informações importantes sobre o controlo desta praga.
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Paulfer Qui Jan 22, 2015 2:22 am

Referia-me ao Athene noctua. Sei de um buraco onde costumam criar perto de pinheiros com processionárias e às vezes vejo-os a caçar.
Sobre as caixas ninho, não tenho experiência nisso mas o galego ocupa-as que também já vi
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Parus Major Sex Jan 23, 2015 2:02 pm

Obrigado Luís... aquilo é preciso ter cuidado até com ninhos desocupados, nem com fenistil a comichão/vermelhidão passa até parece que fica pior... tem que ser com frio, cremes gordos... e anti alérgicos se não estou em erro.

No ICNF falam em colocação de armadilhas de voo com feromonas para a borboleta... julgo que a Bayer produz estas pastilhas de feromonas... é mais uma ajuda, mas não sei aonde se encontram à venda.


Última edição por Parus Major em Sex Jan 23, 2015 2:18 pm, editado 1 vez(es)

Parus Major

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Parus Major Sex Jan 23, 2015 2:13 pm

Referia-me ao Athene noctua. Sei de um buraco onde costumam criar perto de pinheiros com processionárias e às vezes vejo-os a caçar.
Sobre as caixas ninho, não tenho experiência nisso mas o galego ocupa-as que também já vi
Obrigado Paulfer... pode ser mais um ou dois a ajudar, no site diz que "Está ausente... bem como em áreas densamente florestadas" pode ser que eu tenha sorte.

Não tenho é uma ideia de um número ideal de ninhos por hectare.
Por exemplo se num hectare tiver cerca de 100 ninhos de Processionária... qual seria um numero bom de caixas ninhos/passariformes nesse hectare

Parus Major

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por LuisMM Sex Jan 23, 2015 2:54 pm

Parus Major escreveu:Obrigado Luís... aquilo é preciso ter cuidado até com ninhos desocupados, nem com fenistil a comichão/vermelhidão passa até parece que fica pior... tem que ser com frio, cremes gordos... e anti alérgicos se não estou em erro.

No ICNF falam em colocação de armadilhas de voo com feromonas para a borboleta... julgo que a Bayer produz estas pastilhas de feromonas... é mais uma ajuda, mas não sei aonde se encontram à venda.

Sim, essas armadilhas também ajudam muito a combater a praga e para além disso permitem-te saber em que fase do ciclo de vida é que a praga se encontra, vês isso pela evolução do numero de capturas semanais (ou quinzenais ou mensais).

As lojas especializadas na venda de produtos fitofarmacêuticos, à partida terão essas armadilhas e feromonas.
Pesquisando na net rapidamente encontrei estas duas:
http://proteccaointegrada.biosani.com/
http://www.liscampo.com/agricultura/PRODUTOS-FITOFARMACEUTICOS/BAYER-ESPAOS-VERDES/ARMADILHAS-ATRACTIVOS-E-FEROMONAS
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Parus Major Dom Jan 25, 2015 8:26 pm

Obrigado Luís,
Já vi num pdf do ICNF... que essas armadilhas devem ser colocadas no princípio de Setembro...(as pastilhas com feromonas têm uma duração de semanas)... vou ter que esperar.

Nesta altura também já não vou a tempo de colocar caixas-ninhos, portanto já só posso destruir os ninhos da processionária que conseguir e colocar os cartões... mas tenho que ter cuidado.
Enfim vamos ver

Parus Major

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)? Empty Re: Pássaros que comam a processionária (lagarta do pinheiro)?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos