Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Empty Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Fev 09, 2015 12:46 pm

Boa noite,
Hoje em plena rua dei com esta criatura a voar paralelamente à arriba fóssil e depois mesmo por cima dos prédios em direção ao mar (Oeste) e depois para Norte. Estava à luta com dois búteos, que fartaram-se de piar, provavelmente a proteger o seu território deste "invasor". É também insólita esta observação, uma vez que não há qualquer registo de milhafres na Costa.
Mas agora a grande questão é, será M. migrans ou M. milvus? Inicialmente pensei logo no real dado pensar que ainda seria cedo para o preto, mas vendo melhor em casa fiquei com dúvidas. O bicho parece ter apenas 5 "dedos", o que indicaria real, mas parece-me muito escuro e já vi que afinal existem alguns registos de chegadas em Fevereiro. E também não consigo perceber se a cauda é ou não bifurcada.
O que acham?
Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) 29ur1b4
Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Nxsy8z
Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) 13zwv4h
Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) 2hyi0js
Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) 2hyi0js
Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) 28gwf35
Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) 2dgl646



Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Empty Re: Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

Mensagem por Carlos Pacheco Seg Fev 09, 2015 1:10 pm

Milhafre-preto Miguel. Repara nos tons bem castanhos da plumagem e na cauda pouco bifurcada
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Empty Re: Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Fev 09, 2015 1:13 pm

De facto é bastante cedo, nesta data tanto pode ser um migrador precoce como um bicho que ficou por cá (cada vez são mais os que ficam!).

Eu inclino-me mais para a segunda hipótese, no estado em que o bicho tem as penas não sei se conseguiria fazer a longa viagem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Empty Re: Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Fev 09, 2015 1:14 pm

Carlos Pacheco escreveu:Milhafre-preto Miguel. Repara nos tons bem castanhos da plumagem e na cauda pouco bifurcada
Ok, obrigado Smile
Devia-se acrescentar à parte das "chegadas" desta espécie aqui do site ou nem por isso?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Empty Re: Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Fev 09, 2015 1:16 pm

Gonçalo Elias escreveu:De facto é bastante cedo, nesta data tanto pode ser um migrador precoce como um bicho que ficou por cá (cada vez são mais os que ficam!).

Eu inclino-me mais para a segunda hipótese, no estado em que o bicho tem as penas não sei se conseguiria fazer a longa viagem.
Para o Milvus milvus?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Empty Re: Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Fev 09, 2015 1:17 pm

O que acho estranho é que o milhafre não é digamos uma ave da fauna da Costa de Caparica, aparentemente este é o primeiro registo de milhafre por isso deve ser acidental
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Empty Re: Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Fev 09, 2015 1:36 pm

Miguel Berkemeier escreveu:
Carlos Pacheco escreveu:Milhafre-preto Miguel. Repara nos tons bem castanhos da plumagem e na cauda pouco bifurcada
Ok, obrigado Smile
Devia-se acrescentar à parte das "chegadas" desta espécie aqui do site ou nem por isso?

Sim vai ser acrescentado

Miguel Berkemeier escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:De facto é bastante cedo, nesta data tanto pode ser um migrador precoce como um bicho que ficou por cá (cada vez são mais os que ficam!).

Eu inclino-me mais para a segunda hipótese, no estado em que o bicho tem as penas não sei se conseguiria fazer a longa viagem.
Para o Milvus milvus?

Migrans

Miguel Berkemeier escreveu:O que acho estranho é que o milhafre não é digamos uma ave da fauna da Costa de Caparica, aparentemente este é o primeiro registo de milhafre por isso deve ser acidental

Birds move Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica) Empty Re: Ajuda na ID - Milhafre (Costa de Caparica)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos