Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas

2 participantes

Ir para baixo

Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas Empty Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas

Mensagem por Miguel Berkemeier Sáb Fev 28, 2015 1:59 pm

Boa noite,
Hoje fiz uma observação altamente invulgar de um garajau-grande no Sítio das Hortas, em Alcochete pelas 15:30. Não fui eu que o descobri mas sim um observador inglês que antes de eu lá chegar já o estava a observar. Eu cheguei e ele como reparou que também ia lá ver o que lá andava resolveu mostrar-me. Observamos a ave durante um bom bocado pelo seu telescópio, com a maré a meio. Consegui ainda esta fotografia muito ao longe:
Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas 2zoc1kw
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas Empty Re: Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 28, 2015 2:17 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Boa noite,
Hoje fiz uma observação altamente invulgar de um garajau-grande no Sítio das Hortas, em Alcochete pelas 15:30.

Não é realmente invulgar, elas não são frequentes, mas ocorrem com alguma regularidade. mas de qualquer modo é uma excelente observação!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas Empty Re: Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas

Mensagem por Miguel Berkemeier Sáb Fev 28, 2015 2:49 pm

pedro121 escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Boa noite,
Hoje fiz uma observação altamente invulgar de um garajau-grande no Sítio das Hortas, em Alcochete pelas 15:30.

Não é realmente invulgar, elas não são frequentes, mas ocorrem com alguma regularidade. mas de qualquer modo é uma excelente observação!
Ahh ok, conclui isso pelo que li, que em Portugal só mais para o Algarve é que já são ligeiramente comuns e também porque no E-bird não encontrei nenhum registo ali para aquela zona. Tenho que o adicionar Smile
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas Empty Re: Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 28, 2015 2:57 pm

Miguel Berkemeier escreveu:
Ahh ok, conclui isso pelo que li, que em Portugal só mais para o Algarve é que já são ligeiramente comuns e também porque no E-bird não encontrei nenhum registo ali para aquela zona. Tenho que o adicionar Smile

Não procuraste bem no ebird, não são muitos os registos inseridos, mas mesmo assim na zona tens uns poucos, mas o teu é o º deste ano.

Mas elas são requentes no Sado onde existe uma pequena população invernante.

Curiosamente estive na zona hoje á tarde mas não fui ao sitio das hortas, estou a ver que fiz mal.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas Empty Re: Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas

Mensagem por Miguel Berkemeier Sáb Fev 28, 2015 4:19 pm

pedro121 escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:
Ahh ok, conclui isso pelo que li, que em Portugal só mais para o Algarve é que já são ligeiramente comuns e também porque no E-bird não encontrei nenhum registo ali para aquela zona. Tenho que o adicionar Smile

Não procuraste bem no ebird, não são muitos os registos inseridos, mas mesmo assim na zona tens uns poucos, mas o teu é o º deste ano.

Mas elas são requentes no Sado onde existe uma pequena população invernante.

Curiosamente estive na zona hoje á tarde mas não fui ao sitio das hortas, estou a ver que fiz mal.

Pelo menos em todas as zonas de observação em Alcochete não encontrei nada, mas de facto só procurei mesmo ao pormenor nos locais de Alcochete. Pois, eu também dei um salto ao Samouco e tanto um local como o outro estavam cheios de bicharada, principal o Sítio das hortas. Mas de espécies esta andorinha-do-mar acho que foi o mais interessante, fui lá até mais pelos Tadorna, e de Tadorna zero. Também procurei cucos-rabilongo porque vi uns registos recentes e só me apareçam pegas. Ainda fotografei uma ou outra limícola duvidosa que depois hei-de confirmar
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas Empty Re: Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas

Mensagem por pedro121 Dom Mar 01, 2015 2:51 am

Miguel Berkemeier escreveu:
observação em Alcochete não encontrei nada, mas de facto só procurei mesmo ao pormenor nos locais de Alcochete.

Pois, não sei como fizeste a pesquisa, mas se vires no mapa vez que tem uma serie de registos no Estuário em Alcochete:

http://ebird.org/ebird/map/caster1?bmo=&emo=&byr=&eyr=&env.minX=-31.268&env.minY=30.03&env.maxX=-6.189&env.maxY=42.154&gp=true
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas Empty Re: Hydroprogne caspia no Sítio das Hortas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos