Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Há quanto tempo és observador de aves?

+11
LuisMM
alcedo
PNicolau
Jorge Saraiva
Helder Vieira
thysvalkenburg
Paulfer
Flávio Oliveira
Gonçalo Elias
pedro121
Ricardo Melo
15 participantes

Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Ricardo Melo Sex maio 22, 2015 9:57 pm

O título diz tudo... Smile (informação que poderá ser importante, entre outras coisas, para quem observa aves há pouco tempo e quer aferir quando é que começará a acertar mais e a falhar menos nas identificações... Embarassed )

Quase sete meses.
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por pedro121 Sex maio 22, 2015 10:01 pm

Humm, bem observador mesmo com binóculos e guia, sou observador desde 2008, portanto há 7 anos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 22, 2015 10:08 pm

Não sei bem quando comecei a ver aves, assim de forma esporádica terá sido por volta de 1983 numas saídas com familiares, mas na altura não tinha binóculos nem guia e só fazia observação ocasionalmente.

Mas sei quando comecei mais a sério e de forma continuada (sem interrupções), com binóculos, guia de campo e registos escritos: foi em 22 de Dezembro de 1987 - data em que inaugurei a minha lista, com as três espécies que observei nesse dia em Torre da Gadanha, Montemor-o-Novo: Bubulcus ibis, Saxicola torquata (hoje S. rubicola) e Parus major (as primeiras duas já conhecia, a terceira teve especial significado pois foi a primeira espécie que identifiquei sozinho).

Portanto a minha melhor resposta é: há 27 anos e meio, ininterruptos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Flávio Oliveira Sex maio 22, 2015 10:56 pm

Bem, binóculos e guia tenho desde 1996...

Usando o critério do Gonçalo (sem interrupções), talvez uns 5 anos...
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 22, 2015 11:01 pm

Só para esclarecer uma coisa: quando escrevi "sem interrupções", refiro-me a situações do tipo "estar 1 ou 2 ou 3 anos ou mais sem observar". Mas isto é um bocado arbitrário...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Paulfer Sex maio 22, 2015 11:24 pm

Janeiro de 2011, antes disso não tinha livros nem binóculos
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por thysvalkenburg Sex maio 22, 2015 11:40 pm

Hummm, tinha 12-13 anos quando comecei a ir de guia e binóculos para o campo, por isso à 15 anos que ando nisto Smile
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Helder Vieira Sáb maio 23, 2015 8:52 am

Binóculos em casa devem ter surgido quase há 30 anos. Uns 10X50 manhositos comprados em Tuy. Alguma observação esporádica terei feito.
Depois nos anos 90', como "recuperação de sócio" do circulo de leitores, cravei a minha mãe que escolhesse um guia de aves (por 300 paus, tenho ideia) http://tralhasdajoka.blogspot.pt/2012/09/guia-de-campo-das-aves-de-portugal-e-da.html
Em 96 fiz as minhas primeiras saídas de campo, organizadas pela fundação de Serralves (S. Jacinto e Boquilobo), e devo ser sócio SPEA desde essa altura (650). No ano seguinte (97) comecei a trabalhar, independência econômica, passeios pelo país, sempre com os binóculos na mala, e fui conhecendo muitos spots.
Diria, sem dúvida, que desde 96/97, embora me lembre de, muito antes, estar nas aulas de liceu a olhar cá para fora a ver pardais a banharem-se nas poças, limparem as penas, etc... Isto conta?! Smile
De qualquer forma com muitos altos e baixos em termos de disponibilidade e dedicação.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Jorge Saraiva Sáb maio 23, 2015 9:18 am

Os binoculos fazem parte do equipamento dos carros que fui tendo, desde que fui ao 1º curso de identificaçao e anilhagem do Cempa, no Ludo, nao me lembro em que ano foi. 1978? Alguns anos observei aves em exclusividade, outros anos quase nada. Hoje em dia pego nos binoculos para ver passarinhos quase diariamente. Ora...... xiça, é muito tempo!
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por PNicolau Sáb maio 23, 2015 9:27 pm

Quando tinha 12 a fazer 13... Há 8 anos Very Happy
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por alcedo Sáb maio 23, 2015 10:04 pm

O Jorge Saraiva estragou-me as pretensões de ser o decano do grupo., Setembro de 1979.
A história é simples, tendo estado numas escavações em Vila Praia de Ancora na primeira quinzena de Setembro, fui até ao porto de pesca e vi que as gaivotas abadavam no meio das pessoas quando na Póvoa nem se atreviam a pousar no cais. Vai daí peguei na máquina da minha irmã quando cheguei a casa e fui a Azurara ver se fotografava umas gaivotas, sem sucesso. Mas de repente vi um maçarico galego, ave que eu imaginava que só existisse nos programas da BBC. No dia seguinte na Bertrand do Porto comprava o primeiro tua das aves, em inglês e com fotografias e os binóculos do meu tio passara a ser cravados por sistema até comprar uns grandalhões 10x50. Muitos anos depois, com algumas centenas de livros, 6 ou sete binóculos e umas dúzias de máquinas e objectivas depois, foi mais ou menos em contínuo até hoje
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por LuisMM Dom maio 24, 2015 10:58 am

7 meses
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Milas Santos Dom maio 24, 2015 3:50 pm

Com papel e caneta desde Abril de 2015.
Milas Santos
Milas Santos

Número de Mensagens : 474
Idade : 50
Local : Tomar
Data de inscrição : 23/05/2013

http://www.flickr.com/photos/milassantos/

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por P.Rodrigues Seg maio 25, 2015 2:24 pm

Olá,

1ª saida de campo, com binóculos e guia, levado pelos amigos João Lourenço e Francisco Campinho, em Agosto de 1981.

Fará portanto este Agosto, 34 anos ( estou a ficar velho porra!)

Saudações ecológicas

P.Rodrigues

Número de Mensagens : 23
Idade : 66
Local : Braga
Data de inscrição : 10/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por João Tomás Seg maio 25, 2015 10:37 pm

Ora a minha primeira saída com binóculos, papel, caneta e guia foi na véspera do dia de Natal de 2010. Já tinha feito saídas anteriormente mas nada de sistemático. Ainda sou um "gaiato" nestas andanças Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Agostinho_MRCM Ter maio 26, 2015 5:46 pm

4 anos com Binócolos, guia e mp3.

Dos grupos (sentido lato) mais problemáticos de identificar incluo as arborícolas que (quase) nunca de se vêm ou são bastante semelhantes como as felosas, toutinegras, rouxinois, etc., algumas aquáticas e limicolas (que não sejam garças etc.) gaivotas e afins, rapinas nalgumas circunstâncias e todas as fêmeas acastanhadas Smile
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 449
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Há quanto tempo és observador de aves? Empty Re: Há quanto tempo és observador de aves?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos