Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por Ricardo Melo Qua Jul 29, 2015 5:25 am

Sons gravados numa zona de bosque em Sampaio (Ermesinde), no dia 29 de Julho de 2015.

Várias dúvidas:

1. O som inicial "áspero" que tem duas variações, vem do solo e pertence a duas (possivelmente três) aves diferentes da mesma espécie, distanciadas cerca de 30 metros (parece o som da pega-rabuda, mas as aves estão no solo...poderão ser juvenis?)
2. próximo do final da gravação tem um som muito agudo (quando começa a cantar o macho de rola-turca) que julgo ser de uma trepadeira-comum?
3. no final da gravação nunca ouvi o som de "acabar de pilhas/bateria"... presumo que seja da trepadeira-comum?

http://vocaroo.com/i/s0a9usuXY4yQ

Desde já grato,
------------------
Ricardo Melo
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por Paulfer Qua Jul 29, 2015 6:47 am

A 2, começa ao 52'' e tb me parece trepadeira. Não estou a ver de momento outra ave com um som assim tão alto e agudo
Concordo com os outros 2 sons.
Sobre serem juvenis na 1.ª ou não, a pega anda muito pelo chão. É o call típico dela
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por Ricardo Melo Qui Jul 30, 2015 3:57 am

Paulfer escreveu:A 2, começa ao 52'' e tb me parece trepadeira. Não estou a ver de momento outra ave com um som assim tão alto e agudo
Concordo com os outros 2 sons. Sobre serem juvenis na 1.ª ou não, a pega anda muito pelo chão. É o call típico dela
Obrigado, Paulo. Smile
O som típico que tinha escutado desta espécie eram as várias articulações rápidas (entre 10 e 20). Estes dois sons nunca tinha escutado...


Última edição por Ricardo Melo em Qui Jul 30, 2015 4:38 am, editado 1 vez(es)
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 30, 2015 4:20 am

concordo com pica para o som inicial
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por Ricardo Melo Qui Jul 30, 2015 4:38 am

Gonçalo Elias escreveu:concordo com pica para o som inicial
Ok, Gonçalo. Obrigado. Smile
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por João Tomás Qui Jul 30, 2015 3:25 pm

Concordo com o Paulo Ferreira e com o Gonçalo relativamente à pega-rabuda (Pica pica) e contigo Ricardo quanto à rola-turca (Streptopelia decaocto) e à trepadeira-comum (Certhia brachydactila). A partir dos 38s há um chamamento de uma trepadeira-comum repetido duas vezes. A partir dos 46s há um alarme de um pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) que se repete três vezes, até ao momento em que a trepadeira começa a cantar. A diferença entre os sons da trepadeira-comum (chamamento) e o alarme do pisco é que este último é mais prolongado e muito mais agudo. Deixo aqui uma gravação dos alarme de um pisco para compararem: http://www.xeno-canto.org/264300
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por Ricardo Melo Sex Jul 31, 2015 2:51 am

João Tomás escreveu:Concordo com o Paulo Ferreira e com o Gonçalo relativamente à pega-rabuda (Pica pica) e contigo Ricardo quanto à rola-turca (Streptopelia decaocto) e à trepadeira-comum (Certhia brachydactila). A partir dos 38s há um chamamento de uma trepadeira-comum repetido duas vezes. A partir dos 46s há um alarme de um pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) que se repete três vezes, até ao momento em que a trepadeira começa a cantar. A diferença entre os sons da trepadeira-comum (chamamento) e o alarme do pisco é que este último é mais prolongado e muito mais agudo. Deixo aqui uma gravação dos alarme de um pisco para compararem: http://www.xeno-canto.org/264300
Obrigado, João. Very Happy
Desconhecia que esse chamamento extremamente agudo fosse do pisco. Bem ouvido, João! Sempre a aprender... Shocked

Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por Paulfer Sex Jul 31, 2015 3:57 am

Pois é, esqueci-me do pisco.
Quando ouço algo assim lembro-me sempre do melro que acho que é som que não encaixa na ave mas que ele o faz, lá isso faz.
http://www.xeno-canto.org/212439
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por João Tomás Sex Jul 31, 2015 4:25 pm

Paulfer escreveu:Pois é, esqueci-me do pisco.
Quando ouço algo assim lembro-me sempre do melro que acho que é som que não encaixa na ave mas que ele o faz, lá isso faz.
http://www.xeno-canto.org/212439

O alarme do pisco é um "tiiiiiiiuuu" (vai decrescendo) enquanto que esse do melro é um "tuuuuuiiiit" (vai crescendo). Mas também não me lembrei desse som do melro Razz
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde) Empty Re: Ajuda na ID (Áudio) 29.07.15 - Sampaio (Ermesinde)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos