Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falco naumanni

5 participantes

Ir para baixo

Falco naumanni Empty Falco naumanni

Mensagem por Henk Feith Sáb Mar 28, 2009 2:53 am

Recebi um registo de francelho de um observador inglês chamado John Rayner, no Paul da Barroca, no dia 26 de fevereiro. Tendo em conta o local, pedi para confirmar a observação, ao qual respondeu de forma afirmativa, fornecendo dados suplementares sobre o registo.

Pergunto eu: existem registos, para além desta, de naumanni na zona?

E será que há francelhos por ai fora que são identificados como tinnunculus, por ser improvável ocorrerem fora das áreas habituais da espécie?

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni Empty Re: Falco naumanni

Mensagem por rebordao Seg Jun 08, 2009 10:21 am

Este ano em Abril (não me recordo da data) passou por mim um macho em pancas. Apresentava ausencia de manchas pretas nas coberturas castanhas e tinha as faixas azuladas... não lhe vi as garras nem lhe ouvi o canto... mas para mim e para a Sara (que tb estava comigo) era um naumanni. Na altura não lhe dei muita importância, porque não estava a par da distribuição... fica o contributo tardio Smile

rebordao

Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 24/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni Empty Re: Falco naumanni

Mensagem por pedrocardia Ter Jun 09, 2009 9:07 am

Olá!

Há uns anos atrás, julgo que em 1993, lembro-me de ter observado um macho de Falco tinnunculus numa pedreira abandonada (?) perto da Quinta do Taipal (Montemor-o-Velho). O que esta ave tinha de especial era a quase total ausência das "pintas" escuras nas asas, pelo que a princípio me confundiu bastante.
Já alguém reparou em aves semelhantes? Poderiam explicar algumas observações anómalas de naumanni?

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni Empty Re: Falco naumanni

Mensagem por scirpaceus Ter Jun 09, 2009 11:58 am

Olá Pedro

Na pedreira do Taipal é possivel a observação de Falco naumanni. Eu creio que nidificam no local. Ainda não confirmado, mas penso por estes dias obter essa confirmação é a nidificação desta espécie num dos postes de alta tensão que estão cheios de ninhos de cegonha, que ladeiam a autoestrada A1. Existe um casal de Falco sp. que tem ninho num buraco num desses super-ninhos que albergam 4 a 5 ninhos de cegonha. No ano passado tanto eu como o Herder Cardoso tivemos a "sensação" que se tratava de Falco naumanni.

Por curiosidade, fora do tema, um dos postes tem 36 ninhos de cegonha :-)

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni Empty Re: Falco naumanni

Mensagem por pedrocardia Ter Jun 09, 2009 1:16 pm

Olá Paulo,

Como a observação já data de há bastante tempo fui consultar o caderno de campo que usava na altura, à procura de mais detalhes. Afinal estava enganado quanto à data, pois não foi em 1993 mas sim em 1997 (concretamente a 8 de Março) e também quanto ao número de aves, pois não era um macho mas sim dois.

O que escrevi na altura no caderno foi o seguinte:

"Falco tinnunculus: 2 fêmeas + 2 machos na pedreira; os machos não apresentavam as manchas escuras nas supracoberturas alares e dorso"

Tanto eu como o Richard Pooley que estava comigo, estivemos a observar as aves durante bastante tempo até nos convencermos que eram realmente tinnunculus e não naumanni. Nenhum dos dois machos tinha qualquer sugestão de cinzento nas secundárias mais internas e via-se bem o "bigode". Não observamos a côr das garras (estavam em vôo) nem notamos que as rectrizes centrais fossem mais longas que as outras.

Lembro-me que apesar de admirados ficamos "satisfeitos" com a identificação das aves como tinnunculus "anormais".

Se fossem naumanni, seria uma observação bastante precoce, não seria? Ainda para mais logo duas aves e num local não tradicional para a espécie.

Boa sorte com a confirmação do casal de naumanni!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni Empty Re: Falco naumanni

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 09, 2009 3:39 pm

pedrocardia escreveu: Se fossem naumanni, seria uma observação bastante precoce, não seria? Ainda para mais logo duas aves e num local não tradicional para a espécie.


Olá Pedro,

Os dados disponíveis sugerem que os F. naumanni chegam bastante cedo. Vê aqui: http://chegadas.avesdeportugal.info/cheg-falnau.html

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni Empty Re: Falco naumanni

Mensagem por pedrocardia Ter Jun 09, 2009 5:26 pm

Olá,

Já agora, conhecem algum caso de Falco naumanni (macho) sem cinzento-azulado nas secundárias interiores e com bigode bem marcado? Seria uma explicação alternativa para as aves que observei há 12 anos atrás.

Boas observações!

Pedro

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni Empty Re: Falco naumanni

Mensagem por rebordao Sex Jun 12, 2009 10:34 am

Na sequência do tal avistamento deste ano lembro-me de ter falado com o faisca, que me disse que alguém tirou uma foto a um na ponta da erva no ano passado...

rebordao

Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 24/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni Empty Re: Falco naumanni

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos