Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

+5
Gonçalo Elias
José Frade
pedro121
conspicillata
Francisco Barros
9 participantes

Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Francisco Barros Qua Abr 01, 2009 9:27 pm

Ora vivam,

É com satisfação que divulgo a confirmação das 1ªs crias de Gralha-de-bico-vermelho nascidas no PNSAC em 2009.
No passado dia 31 de Março, foi possível observar um ninho com 3 crias recem-eclodidas + 3 ovos por eclodir.
Já não é a 1ª vez que este casal surpreende pela precocidade e pela prolificidade, embora o máximo de crias voadoras nunca tivesse ultrapassado os 5 indivíduos. Vamos ver se é desta!


ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Pp002

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Pp003

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Pp004

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Pp001


Última edição por Francisco Barros em Qui Abr 02, 2009 7:04 pm, editado 1 vez(es)
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por conspicillata Qui Abr 02, 2009 4:44 am

Olá,

excelentes notícias! ficamos à espera de saber quantas crias voadoras vão ter!

abraço

carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Francisco Barros Qui Abr 02, 2009 7:06 pm

Editei as imagens, pois o formato que estava a utilizar era uma bosta... Cool
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por pedro121 Sex Abr 03, 2009 1:19 am

Boas

Muito bom Francisco, são sem duvida um dos corvideos que eu mais gosto e que o ano passado me deram algum trabalho para pod4er observar, sim porque encontrar as de bico vermelho no meio das centenas de gralhas comuns que existem no parque não é assim tão fácil Smile ,eu este ano ainda não fui á serra vê-las, mas com a época de reprodução a decorrer vou esperar mais umas semanas até as crias saírem.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por José Frade Qui Dez 07, 2017 6:57 am

Aproveito este tópico para colocar uma questão.
Este é o ano com o maior numero de observações e com o maior numero de aves observadas na Serra da Estrela (70 no dia 7 de Novembro).
A minha pergunta é, será alguma colónia existente na serra? Se sim porque só a partir de Outubro começam a aparecer?
Serão de passagem? Se sim de onde para onde?
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4824
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 07, 2017 7:21 am

A Serra da Estrela é um local que visitei com regularidade ao longo do anos (com mais intensidade em 2001 e 2002, mas muitas vezes em anos posteriores). Tenho várias dezenas de visitas à serra em diferentes épocas do ano. Nunca observei esta espécie na serra. No entanto, sei que aparecem com alguma frequência.

No que se refere à nidificação, sei que nidificavam até à década de 1990, creio que na zona do Cântaro Magro. A partir de 2000 (+/-) deixaram de nidificar, ao longo dos anos seguintes fui ouvindo referências vagas à nidificação noutros locais da serra mas nunca soube nada de concreto. Não tenho informação sobre nidificação este ano.

Sobre a tua observação de 70 indivíduos (foi há um mês, certo? sabes de registos posteriores?) creio ser relevante salientar a observação recente do Barroqueiro em Castelo de Vide (34 indivíduos, creio), zona onde a espécie habitualmente não ocorre.

Poderá estar a haver um movimento anormal de aves desta espécie...?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por José Frade Qui Dez 07, 2017 7:26 am

A observação das 70 não foi minha, vem no eBird (Luís Silva e Pedro Lopes em 7/11/2017), eu vi esta semana um bando de 15 e outros pequenos bandos de 5 em zonas diferentes, mas há vários registos de Outubro entre as 17 e as 27 aves.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4824
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 07, 2017 8:01 am

ah ok pensava que tinha sido tua

não sei bem qual o padrão de ocorrência na zona (ao longo do ano)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por José Frade Qui Dez 07, 2017 8:10 am

Pois, pelo que sei, elas são muito fiéis aos locais de criação, o que eu desconheço é se elas fazem dispersões no inverno.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4824
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por João Tomás Qui Dez 07, 2017 8:13 am

José Frade escreveu:Pois, pelo que sei, elas são muito fiéis aos locais de criação, o que eu desconheço é se elas fazem dispersões no inverno.

Deverão fazer dispersões mas acima de tudo devem fazer visitas às serras em redor do local onde nidificam. Por exemplo, no Alvão e Marão a espécie, que eu tenha conhecimento, já não nidifica mas no Inverno em dois anos consecutivos foram observados indivíduos na serra do Marão. Se nos locais de nidificação não existir alimento têm que procurar noutros locais.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por José Frade Qui Dez 07, 2017 8:17 am

João Tomás escreveu:
José Frade escreveu:Pois, pelo que sei, elas são muito fiéis aos locais de criação, o que eu desconheço é se elas fazem dispersões no inverno.

Deverão fazer dispersões mas acima de tudo devem fazer visitas às serras em redor do local onde nidificam. Por exemplo, no Alvão e Marão a espécie, que eu tenha conhecimento, já não nidifica mas no Inverno em dois anos consecutivos foram observados indivíduos na serra do Marão. Se nos locais de nidificação não existir alimento têm que procurar noutros locais.
Ok, mas 70? Onde existe, nas proximidades um núcleo com 70 ou mais aves?
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4824
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por João Tomás Qui Dez 07, 2017 9:00 am

José Frade escreveu:Ok, mas 70? Onde existe, nas proximidades um núcleo com 70 ou mais aves?

Porque não virem do Douro Internacional? E porque não de Espanha. 

http://www.mapama.gob.es/es/biodiversidad/temas/inventarios-nacionales/chova_piquirroja_tcm7-21709.pdf
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por José Frade Qui Dez 07, 2017 9:10 am

João Tomás escreveu:
José Frade escreveu:Ok, mas 70? Onde existe, nas proximidades um núcleo com 70 ou mais aves?

Porque não virem do Douro Internacional? E porque não de Espanha. 

http://www.mapama.gob.es/es/biodiversidad/temas/inventarios-nacionales/chova_piquirroja_tcm7-21709.pdf
Sim é o mais provável, a minha estranheza foi a quantidade que apareceram este ano.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4824
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Luis Silva Qui Dez 07, 2017 10:54 am

O nº que está no ebird é possivelmente inferior ao numero real de aves na data (e não foi um erro de inserção).

As aves foram inicialmente vistas a partir do cantaro magro (passei para ver se via a T. muraria) a levantar e seguiram em direcção a torre, e foi ai que foi contado/estimado o numero de aves visíveis dali, mas fiquei com a ideia que parte do bando não estava visível. De imediato peguei no carro e fomos para a torre, onde foi possível ver dezenas delas a alimentarem-se por trás da torre, mas nunca levantaram todas e era impossível contar todas no chão, de forma que nunca consegui contabilizar mais que 70. No dia a seguir ainda lá estavam umas dezenas, mas mais uma vez nunca consegui ver o bando todo.

Embora não vá regularmente na Estrela, costumo lá ir 2 ou 3 vezes ao ano, e nunca as vi na altura de nidificação.

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Paulo Lemos Sex Dez 08, 2017 8:41 pm

Dificil escolher uma teoria, entre tantas possíveis.

- Seca outonal e seus efeitos (procura de habitats mais ricos, que em caso extremo pode concentrar mais aves em deslocação para mais longe?). Uns habitats perdem riqueza, e outros ostentam-na a mais para a época...

- Áreas ardidas (hectares e hectares aparentemente pouco prospectados na região centro, não necessariamente de relevo intenso mas de lameiros e campos agrícolas abandonados de vegetação rasa, entre "calhaus" de granito por exemplo).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 23, 2020 5:42 am

No passado havia um núcleo de Pyrrhocorax na serra da Peneda, distrito de Viana do Castelo.

Ao analisar o mapa da espécie no ebird verifiquei que o registo mais recente que aparece nessa zona é de 1995. Não há observações posteriores...

No entanto, no segundo atlas de nidificantes (1999-2005) aparece como nidificação confirmada - mapa provisório em anexo de uns ficheiros que eu tinha aqui, alguém consegue confirmar se o mapa definitivo é igual?

A questão que se coloca é: terá este núcleo desaparecido mesmo? De quando serão as últimas observações na zona?

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Pyr-ho10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Paulo Alves Qua Dez 23, 2020 7:51 am

Gonçalo Elias escreveu:No entanto, no segundo atlas de nidificantes (1999-2005) aparece como nidificação confirmada - mapa provisório em anexo de uns ficheiros que eu tinha aqui, alguém consegue confirmar se o mapa definitivo é igual?

O mapa definitivo é exactamente igual.
Quanto às outras questões que colocas não posso ajudar.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 23, 2020 10:04 am

Obrigado Paulo, já foi uma ajuda. Vou tentar perceber melhor se esta população ainda existe ou não.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 25, 2020 11:33 am

Segundo informações que ontem recebi, a população da serra da Peneda ainda deverá existir.

Poderá ser um caso de falta de prospecção, já que esta população está situada numa zona algo remota e pouco visitada.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 25, 2020 11:33 am

Segundo informações que ontem recebi, a população da serra da Peneda ainda deverá existir.

Poderá ser um caso de falta de prospecção, já que esta população está situada numa zona algo remota e pouco visitada.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por José Frade Sáb Nov 13, 2021 7:39 am

Em relação à ave que apareceu esta semana na Serra de Sintra, ouvi alguns comentários de que há registos de nidificação das mesmas na zona, nomeadamente no Cabo da Roca, alguém tem conhecimento disso?
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4824
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 17, 2021 10:39 am

Do livro "Aves de Portugal - ornitologia do território continental"
(os realces são meus)

A actual tendência de decréscimo desta espécie vem, aparentemente, na sequência de uma importante contracção da área de distribuição em Portugal. Locais de onde a gralha-de-bico-vermelho desapareceu, ao longo do século XX, incluem zonas das serras da Peneda, do Gerês, da Estrela, de Montejunto (onde nidificava nas ruínas do convento), a serra de Sintra e a costa adjacente (desde a Praia da Adraga até Cascais), o cabo Espichel, vários sectores da costa sudoeste, nomeadamente Vila Nova de Milfontes (Odemira), cabo Sardão e Arrifana (Aljezur) e ainda a costa junto a Portimão (Weigold 1922, Tait 1924, Coverley c. 1945, Monk 1958, Farinha & Teixeira 1989, Carlos de Bragança 2002, Álvares et al. 2004), sendo provável que tenha desaparecido de muitas outras áreas onde a sua ocorrência não chegou a ser documentada. Além disso, deverá ter havido uma enorme redução do número total de efectivos, já que vários autores antigos classificavam a espécie como sendo comum ou numerosa (Reis Júnior 1931a, Monk 1958). A título de exemplo, cite-se o caso das serras do noroeste do país onde, na década de 1970, se estimaram 36-39 casais, repartidos por 13 núcleos, os quais, em 1998, se encontravam reduzidos a 8-12 casais, distribuídos por 5 núcleos (Álvares et al. 2004).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por José Frade Qua Nov 17, 2021 10:41 am

Confirma-se então.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4824
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 17, 2021 10:53 am

Sim, mas não consigo precisar as datas, tenho de ver o que dizem as referências mencionadas (que estão todas ao molho).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) Empty Re: ESPÉCIE: Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos