Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal

3 participantes

Ir para baixo

Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal Empty Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal

Mensagem por cardosohelder Ter Jan 12, 2016 2:27 pm

Boa noite,

Desde início de Janeiro que comecei a compilar a informação de aves com anilhas coloridas (e outras marcas) observadas em Portugal. Esta ideia decorreu de ter desenvolvido uma base de dados para gerir as minhas observações pessoais com a qual estou bastante satisfeito com o resultado, apesar de ainda estar a trabalhar em novas funcionalidades.  Neste momento tenho vindo a receber informação de muitos observadores, que têm contribuído com dados de observações, fotos e quando têm em sua posse os relatórios de anilhagem que receberam dos projectos.

Desta forma eu consigo criar uma ficha completa para cada ave e ir juntando novas observações. Também tem acontecido receber observações sem terem sido reportadas aos projectos, nestes casos eu contacto os projectos e quando recebo os dados de anilhagem, envio um relatório para o observador com essa informação. De qualquer forma para todas as observações que enviem, mesmo as que já têm dados de anilhagem, recebem da minha parte um relatório resumo em pdf, para poderem compilar a informação das vossas observações de anilhas coloridas todas no mesmo formato.

Estou a fazer este trabalho de uma forma voluntária e com gosto, porque acho que é importante compilar esta informação que de outra forma anda dispersa. No final do ano espero conseguir fazer um resumo do ano de leituras de anilhas com as principais espécies, proveniências, ect...

Quem quiser contribuir com observações pode fazê-lo para: cringsportugal@gmail.com

Um exemplo do aspecto da Base de dados no Menu Principal:

Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal Ibbcq1

Para quem usa o facebook, criei um grupo onde vou colocando fotos e histórias de algumas aves que me vão chegando: https://www.facebook.com/groups/1285408268142334/?fref=ts
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal Empty Re: Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal

Mensagem por cardosohelder Dom Jan 01, 2017 2:26 pm

Boa noite,

Passado quase um ano do inicio deste projecto o balanço é francamente positivo. Houve uma grande adesão por parte de observadores e fotógrafos e recebo agora leituras diariamente. A Base de Dados tem agora cerca de 1500 aves e continua a crescer.

De forma a dar algum apoio a quem está a ler anilhas pela primeira vez ou para quem quer colaborar com o envio de observações, criei uma página de Internet que vos convido a visitar: http://ringedbirdsportugal.weebly.com/

Brevemente conto adicionar uma secção mais dinâmica com alguns resultados de leituras de 2016 e uma versão em Inglês, já que existe um bom número de observadores estrangeiros em Portugal.

Aproveito para agradecer a todos os que já contribuíram com observações. Será sem dúvida muito interessante continuar a compilar em 2017.


Boas observações e um óptimo 2017!

cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal Empty Re: Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 03, 2017 5:00 am

Votos de grande sucesso para esse teu projeto e um excelente Ano Novo!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal Empty Re: Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal

Mensagem por GAlmeida Ter Jan 03, 2017 9:31 am

Depois futuramente haverá alguma forma de aceder à BD?
GAlmeida
GAlmeida

Número de Mensagens : 327
Idade : 26
Local : Caparica/Almada
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal Empty Re: Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal

Mensagem por cardosohelder Sex Jan 06, 2017 5:23 am

Obrigado Gilberto, um excelente ano de 2017 também.

Gonçalo, ainda não sei ao certo, essa disponibilidade online acarreta custos que não tenho forma de suportar.

Abraço,
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal Empty Re: Base de dados de aves com anilhas de cor em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos