Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus genei deixa de ser raridade!

3 participantes

Ir para baixo

Larus genei deixa de ser raridade! Empty Larus genei deixa de ser raridade!

Mensagem por Arade Qua Jun 03, 2009 5:22 am

Fui informado pelo Comité Português de Raridades que os registos de Gaivota-de-bico-fino (Larus genei) em Portugal Continental deixaram de carecer de homologação a partir de 2009, devendo todos os registos desta espécie ser enviados para o Noticiário da SPEA (noticiario@spea.pt).
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Larus genei deixa de ser raridade! Empty Re: Larus genei deixa de ser raridade!

Mensagem por pedro121 Seg Jun 22, 2009 3:54 am

Boas

Não deixa de ser uma decisão esperada face ao numero de observações dos últimos tempos, eu faço observação á muito pouco tempo, mas analisando os registos das observações para esta espécie até 2005 e comparando com os observações enviadas para o noticiário ornitológico nos últimos anos verifica-se um aumento significativo no nº de observações e do nº de indivíduos observados.

No entanto esta decisão levanta-me algumas duvidas, nomeadamente quais os critérios para uma espécie deixar de ser raridade ou para passar a ser raridade, como disse eu tenho pouca experiência e situações que para mim podem ser estranhas para os mais experientes podem ser óbvias como por exemplo:

1º Apus caffer, tudo bem que o nº de observações é diminuto mas é um nidificante confirmado e regular, portanto porque ser considerado ainda uma raridade?

2º Hippolais opaca, pelo que eu consigo perceber, não se tem bem a certeza da situação desta espécie em Portugal, existem registos regulares em nº suficiente para não ser considerada uma raridade?

3º Botaurus stellaris, tudo bem que a espécie deve ser mais abundante que o nº de registos conhecidos parece indicar, mas se nos guiarmos somente pelos registos... não será uma raridade?

4º Falco eleonorae, dadas as características da espécie a sua presença em Portugal deve ser irregular, mas de irregular a raridade....


e como estas tenho mais algumas, a questão de fundo é quais os critérios para deixarem de ser consideradas raridades e no caso de uma espécie escassa a partir de que momento é que é considerada raridade?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus genei deixa de ser raridade! Empty Re: Larus genei deixa de ser raridade!

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 22, 2009 5:38 am

Pedro tanto quanto sei não existe um critério quantitativo e as decisões são tomadas caso a caso.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus genei deixa de ser raridade! Empty Re: Larus genei deixa de ser raridade!

Mensagem por pedro121 Seg Jun 22, 2009 11:16 am

Boas Gonçalo

Eu fiz uma pesquisa na net e descobri que em Inglaterra o comité de raridades (BBRC) usa grosso modo o seguinte critério:

Uma espécie deixa de ser considerada raridade se tiver mais de 150 registos nos últimos 10 anos, com dez ou mais registos em pelo menos 8 destes anos (para compensar fenómenos de invasão).
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus genei deixa de ser raridade! Empty Re: Larus genei deixa de ser raridade!

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 22, 2009 11:35 am

Olá Pedro,

De facto no Reino Unido existem critérios quantitativos mas em Portugal isso nunca foi feito (algumas espécies já foram removidas da lista tendo apenas meia dúzia de registos).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus genei deixa de ser raridade! Empty Re: Larus genei deixa de ser raridade!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos