Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão)

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) Empty Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão)

Mensagem por Miguel Berkemeier Sex Set 02, 2016 8:50 am

28/08/2016
C. europaeus? Cauda não muito comprida e manchas brancas basicamente não visíveis, foi o que notei mais. Não emitiu qualquer chamamento e não respondeu a nenhum das 2 espécies.
Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) Qqd3q0
Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) 33z5w1u
Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) 2ive8i8
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) Empty Re: Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Set 02, 2016 10:28 am

não tenho aqui o guia mas de memória tenho ideia que no C. europaeus só o macho tem manchas brancas nas asas (a fêmea não tem), ao passo que no C. ruficollis ambos os sexos têm

Com base nesse critério isto seria uma fêmea de C. europaeus
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) Empty Re: Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão)

Mensagem por Paulo Lemos Sex Set 02, 2016 4:23 pm

Ou juvenil, que são agora em maioria.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) Empty Re: Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão)

Mensagem por Miguel Berkemeier Sáb Set 03, 2016 5:21 am

Pois, eu vi no guia e isto assemelhou-se bastante a um 1º Outono ou fêmea de facto, por causa da questão das manchas. Foi a única coisa a que consegui mesmo estar atento e perceber em voo porque saiba que daria para distinguir mais ou menos do ruficollis. E na última foto não dá para perceber o tamanho da cauda?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) Empty Re: Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão)

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Set 03, 2016 11:13 pm

Miguel Berkemeier escreveu:não dá para perceber o tamanho da cauda?

Para quê? Distinguir fêmea de juvenil numa foto em voo, de angulosos manhosos e sem definição não me parece fiável. O brilho do olho tb não ajuda.
Se fosse pela aparência de algumas características nessas fotos, sobretudo o "brilho", reflexo e tom, até diria que na 1ª foto é jovem e na 3ª é fêmea adulta... mas é uma única ave, certo?

Nesta época ainda há "ninhegos" (termo pouco apropriado para a espécie)... portanto será mais fácil a observação, aproximação e a fotografia de uma fêmea em caça activa sobre território conhecido (sobretudo se repetida muitas vezes durante a noite) do que de um juvenil. E este seria o mais fiável, mas insuficiente, indício de ave adulta, e mesmo assim só se individualmente identificável por um defeito na plumagem, por exemplo.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) Empty Re: Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão)

Mensagem por Miguel Berkemeier Dom Set 04, 2016 7:16 am

Ahh sim é a mesma ave! Não, eu estava-me a referir a distinguir ruficollis de europaeus.
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão) Empty Re: Ajuda na ID - Noitibó (Portas de Ródão)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos