Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

3 participantes

Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Rogerio Dom Set 18, 2016 1:33 pm

Hoje fiz um registo da espécie no Ebird observada no Jardim Cascais que não me aparece na lista de regional ou nacional de espécies observadas , no entanto já reparei que a mesma espécie aparece no registo de outros observadores , não me recordo é se a forma domestica é mencionada no registo.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 18, 2016 2:03 pm

Nota que uma ave doméstica não é o mesmo que uma ave da forma doméstica Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Rogerio Dom Set 18, 2016 6:34 pm

Got it 😊
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Seg Set 19, 2016 4:08 am

Rogerio escreveu:Hoje fiz um registo da espécie no Ebird  observada no Jardim Cascais que não me aparece na lista de regional ou nacional de espécies observadas  , no entanto já reparei que a mesma espécie aparece no registo de outros observadores  , não me recordo é se a forma domestica é mencionada no registo.

As especies que são fugas de cativeiro ou que são domesticas, ou estão na fronteira, ao serem submetidas no ebird são invalidadas como exoticas/domesticas (varias excepções, por isso submetam sempre!) e consequentemente não aparecem nos mapa nem nas listas do local, mas aparecem nas listas dos observadores.

isto é um problema grave no eBird, e a razão porque alguns observadores não reportam aves não contáveis, já que depois ficam com a sua lista "lixada". Eventualmente irá haver uma solução para isso.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 19, 2016 5:28 am

pedro121 escreveu:isto é um problema grave no eBird, e a razão porque alguns observadores não reportam aves não contáveis, já que depois ficam com a sua lista "lixada".

Não percebi bem a tua ideia, podes elaborar um pouco mais, p.f.?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Seg Set 19, 2016 7:06 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:isto é um problema grave no eBird, e a razão porque alguns observadores não reportam aves não contáveis, já que depois ficam com a sua lista "lixada".

Não percebi bem a tua ideia, podes elaborar um pouco mais, p.f.?

Em alguns locais, como nos USA o eBird é usado para manter a life list e as listas menores, sendo assim os observadores não colocam aves não contaveis, para não as terem nas suas listas.

Em Portugal esse problema não é tão serio porque o pessoal que quer manter uma lista das aves que viu numa forma mais seria usa normalmente o Bubo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 19, 2016 7:40 am

Já agora, não existe algures uma lista das espécies não autóctones que aparecem nos mapas?

Sei que basicamente são as da cat. C mais aquelas que poderão estar em vias de se estabelecer, mas seria útil que essa lista estivesse disponível algures.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 19, 2016 9:53 am

Isto está cada vez melhor Very Happy

O alerta de raridades diário de hoje começa assim:

Greater White-fronted Goose (2 Setúbal)
Canada Goose (1 Setúbal)
Mute Swan (1 Setúbal)
Upland Goose (1 Setúbal)
Wood Duck (1 Lisboa, 2 Setúbal)
Indian Peafowl (1 Lisboa)

É só cenas raras Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Rogerio Ter Set 20, 2016 1:10 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:isto é um problema grave no eBird, e a razão porque alguns observadores não reportam aves não contáveis, já que depois ficam com a sua lista "lixada".

Não percebi bem a tua ideia, podes elaborar um pouco mais, p.f.?

Em alguns locais, como nos USA o eBird é usado para manter a life list e as listas menores, sendo assim os observadores não colocam aves não contaveis, para não as terem nas suas listas.

Em Portugal esse problema não é tão serio porque o pessoal que quer manter uma lista das aves que viu numa forma mais seria usa normalmente o Bubo.

Bom eu pensei que manter uma lista no Ebird era uma forma séria de fazer registos para a life list para Portugal e para o resto do mundo , e já agora para os registos na Europa sabes se o problema existe.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2016 2:43 am

Rogerio escreveu:

Bom eu  pensei que manter uma lista no Ebird era uma forma séria de fazer registos para a life list para Portugal e para o resto do mundo ,  e já agora para os registos na Europa sabes se o problema existe.

É uma forma séria de fazer registos! não é essa a questão, a questão é que para quem faz "competição" em numero de especies vistas o eBird tem problemas porque aceita para a tua lista pessoa tudo o que inserires. No limite eu posso colocar todas as espécies do planeta na minha lista de aves observadas em Portugal.

As observações seriam invalidadas pelo sistema e pelos revisores, mas continuavam a contar para a tua lista pessoal e aparecias no ranking com 10000 espécies vistas em Portugal.

Por isso é que o sistema vai ter que ser mudado para ficar mais parecido com o Bubo, alias as ultimas mudanças tem sido todas feitas nessa direcção.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2016 3:01 am

Gonçalo Elias escreveu:
Greater White-fronted Goose (2 Setúbal)

O Anser albifrons pode ser legitimo, ele apareceu na mesma altura que em Espanha houve um mini influxo de B. b. horta e na mesma altura em que apareceu um horta também nos Açores, se a subespecie for a da Gronelândia a ave pode ter sido desviada em conjunto com os horta. claro que também pode ser fuga...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2016 3:04 am

Gonçalo Elias escreveu:Já agora, não existe algures uma lista das espécies não autóctones que aparecem nos mapas?

Sei que basicamente são as da cat. C mais aquelas que poderão estar em vias de se estabelecer, mas seria útil que essa lista estivesse disponível algures.

Eu acho que já tinha colocado isso uma vez, mas:

Periquitão (Thectocercus acuticaudatus)
Periquito-massarongo (Poicephalus senegalus)
Caturrita (Myiopsitta monachus)
Capuchinho-dominó (Lonchura punctulata)
Viuvinha-bico-de-lacre (Vidua macroura)
Ganso-do-egipto (Alopochen aegyptiaca)
Rouxinol do Japão (Leiothrix lutea)
Mainato-de-mascarilha-amarela (A. tristis)
Faisão (Phasianus colchicus)
Cisne-mudo (Cygnus olor)
Ganso-do-canadá (Branta canadensis)
Pato-casarca (Tadorna ferruginea)
Íbis-sagrada (Threskiornis aethiopicus)
Flamingo-pequeno (Phoenicopterus minor)

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Rogerio Ter Set 20, 2016 3:27 am

pedro121 escreveu:
Rogerio escreveu:

Bom eu  pensei que manter uma lista no Ebird era uma forma séria de fazer registos para a life list para Portugal e para o resto do mundo ,  e já agora para os registos na Europa sabes se o problema existe.

É uma forma séria de fazer registos! não é essa a questão, a questão é que para quem faz "competição" em numero de especies vistas o eBird tem problemas porque aceita para a tua lista pessoa tudo o que inserires. No limite eu posso colocar todas as espécies do planeta na minha lista de aves observadas em Portugal.

As observações seriam invalidadas pelo sistema e pelos revisores, mas continuavam a contar para a tua lista pessoal e aparecias no ranking com 10000 espécies vistas em Portugal.

Por isso é que o sistema vai ter que ser mudado para ficar mais parecido com o Bubo, alias as ultimas mudanças tem sido todas feitas nessa direcção.


Obrigado Pedro . Achas que a colocação da lista no Bubo para os registos de Portugal é a mais recomendada só por esta razão ou tem outras vantagens , é que manter duas listas é obra.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2016 4:20 am

Rogerio escreveu:
Obrigado Pedro . Achas que a colocação da lista no Bubo para os registos de Portugal é a mais recomendada só por esta razão ou tem outras vantagens , é que manter duas listas é obra.

Na realidade não dá assim tanto trabalho, o ebird é espectacular para inserirmos as nossas listas de aves que vemos no dia a dia, diga-se que foi para isso que foi feito, no inicio não havia rankings nem nada.

O Bubo é uma plataforma dedicada exclusivamente aos rankings, a única razão para teres lá a tua lista é comparares o teu total com o dos outros, é tão simples como isso.

Ou seja na pratica o Bubo e o eBird fazem coisas completamente diferentes. Nos últimos anos o eBird tem mudado para fazer algumas coisas que o Bubo sempre fez.

A lista no Bubo dá trabalho a construir quando estas a fazer pela 1ª vez, mas muito menos que no ebird, já que o bubo é mesmo uma checklist e o eBird é um somatório de listas (posso estar a ser confuso na explicação).

Vantagens do Bubo:

1º permite manter uma lista para Portugal continental o que o eBird não permite, e como a maioria do pessoal que compete faz é a lista de PTc logo ai o ebird tem um problema

2º A check list no Bubo é fixa, ou seja só podes "ver" as espécies que efectivamente já apareceram em PTc e são contáveis, a do eBird é como quiseres podes colocar perus que conta!

3º No bubo podes usar varias taxonomias, no ebird es obrigado a usar clements

4º No bubo podes ter vários tipos de listas, em rankings diferentes, podes listar aves fotografadas, anilhadas, vistas de bicicleta, tudo em listas separadas etc

5º No Bubo consegues ver a lista da concorrência, no eBird não, o que obviamente faz com que o eBird seja menos transparente

6º No Bubo consegues ver a target list dos teus amigos e concorrentes, o que dá jeito quando eles precisam de ver espécies que encontras-te.



Portanto, e resumindo, o eBird é um caderno de campo onde se insere as aves que se vem no dia a dia. No Bubo coloca-se as espécies que ainda não tínhamos visto.

Volto a frisar que o Bubo destina-se a pessoas que querem manter uma lista de espécies vistas/fotografadas e compara-la com outras pessoas. num sistema de ranking.

Pessoalmente acredito que com a evolução do eBird chegará o dia em que seja possível usar a plataforma para efeitos de comparações de listas, mas actualmente não.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Rogerio Ter Set 20, 2016 5:32 am

Obrigado Pedro ,

Foste muito claro , vou verificar o Bubo.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Rogerio Ter Set 20, 2016 7:16 am

Ou seja o Ranking do Ebird anexo que eu seguia já á algum tempo é um indicador muito pouco fiável.

No entanto como mencionas excluido a avifauna de "capoeira" pirat  serve perfeitamente  , suponho que não deve de ser dificil de efectuar.

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  2ezk5yw
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2016 7:53 am

Rogerio escreveu:Ou seja o Ranking do Ebird anexo que eu seguia já á algum tempo é um indicador muito pouco fiável.

No entanto como mencionas excluido a avifauna de "capoeira" pirat  serve perfeitamente  , suponho que não deve de ser dificil de efectuar.

Exacto, como podes ver a minha ultima especie é um mandarim, e estou com 392, mas o meu total é muito mais baixo, já que em PTc vi mais de 360 espécies contáveis ao que se teria que somar as que vi nas ilhas.

Portanto, sim, o ranking do eBird pode ser limpo, e um dia será, a pressão na região ABA é muito grande para que tal aconteça, portanto será um desenvolvimento a médio prazo, mas continuará a existir em Portugal um problema, é que a única checklist que existe é apenas para PTc, não há uma para PT, e nem há para as duas regiões autónomas... E para limpar o ranking é necessário uma checklist. Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 20, 2016 9:32 am

pedro121 escreveu:O Anser albifrons pode ser legitimo, ele apareceu na mesma altura que em Espanha houve um mini influxo de B. b. horta e na mesma altura em que apareceu um horta também nos Açores, se a subespecie for a da Gronelândia a ave pode ter sido desviada em conjunto com os horta.  claro que também pode ser fuga...

No Parque da Paz deve ser mesmo genuíno Twisted Evil

pedro121 escreveu:Eu acho que já tinha colocado isso uma vez, mas:

Periquitão (Thectocercus acuticaudatus)
Periquito-massarongo (Poicephalus senegalus)
Caturrita (Myiopsitta monachus)
Capuchinho-dominó (Lonchura punctulata)
Viuvinha-bico-de-lacre (Vidua macroura)
Ganso-do-egipto (Alopochen aegyptiaca)
Rouxinol do Japão (Leiothrix lutea)
Mainato-de-mascarilha-amarela (A. tristis)
Faisão (Phasianus colchicus)
Cisne-mudo (Cygnus olor)
Ganso-do-canadá (Branta canadensis)
Pato-casarca (Tadorna ferruginea)
Íbis-sagrada (Threskiornis aethiopicus)
Flamingo-pequeno (Phoenicopterus minor)


É possível que sim, mas como são milhares de tópicos, nem sempre é fácil de encontrar. Obrigado mais uma vez.

Já agora no caso das aves cat. D porque é que algumas estão e outras não?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2016 1:07 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:O Anser albifrons pode ser legitimo, ele apareceu na mesma altura que em Espanha houve um mini influxo de B. b. horta e na mesma altura em que apareceu um horta também nos Açores, se a subespecie for a da Gronelândia a ave pode ter sido desviada em conjunto com os horta.  claro que também pode ser fuga...

No Parque da Paz deve ser mesmo genuíno Twisted Evil


Não ajuda de facto, mas não é fatal, não é por um sitio ser um antro de fugas de cativeiro que todos são culpados, se for flavirostris era de analisar a questão com mais calma, se for albifrons é para esquecer.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2016 1:15 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Já agora no caso das aves cat. D porque é que algumas estão e outras não?

Por serem os que tem maior nº de registos e/ou por serem os que tem mais interesse em ter os registos acompanhados.

O Cisne e a Tadorna tem registos de reprodução no Alentejo que são interessantes, para alem de terem populações em expansão em zonas próximas de Portugal, o ganso-do-canada tem uma grande população na Europa que está em expansão, e parte dela é migratória, alem de que a ocorrência de aves nearticas está provada deste lado do atlântico, a Ibis tinha duas populações em expansão na Europa, a inclusão desta espécie na cat D no ultimo anuário demonstra a necessidade de acompanhamento da mesma, o flamingo pequeno já criou com sucesso em Espanha varias vezes.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica  Empty Re: Pavão-real (Pavo cristatus) Forma Domestica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos