Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

+34
JP Gonçalves
Gilberto Pinelas
GAlmeida
HL
Pedro Maia
Marcio Cachapela
luis correia
Marina CRibeiro
Rui Figueiredo
Paulo Domingues
PedroSeixas
Ricardo Melo
Samuel Patinha
cardosohelder
lrodrigues
Helder Vieira
Miguel Berkemeier
Rogerio
Lars Gonçalves
AndreVieira
LuisMM
João Tomás
Milas Santos
nuno dosantos
patriciaeluis
pedrocardia
Flávio Oliveira
Paulo Alves
Paulo Lemos
pedro121
José Frade
PNicolau
Tissot
Gonçalo Elias
38 participantes

Página 7 de 31 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 19 ... 31  Seguinte

Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qui Out 26, 2017 5:06 am

pedro121 escreveu:Regulus regulus?? desde que te conheço já houve dois anos de invasão... andas distraido Smile

Smile Smile
Ora bem, só me lembro de um!... mas não estou a duvidar de ti.
Lembro-me de as procurar, nesse período, nos pinhais de São Jacinto (onde houve registos), mas sem sucesso.
O único local, num desses anos de invasão, em que tinha tudo para as encontrar foi no Vale do Rossim... mas, como te contei na altura, foi estacionar o carro ao fundo da "alameda das tramaseiras" (perto do paredão) e o carro avariou!!!

De qualquer forma não que não as tenha procurado, ou que não as procure todos os invernos, embora no litoral norte não seja a melhor opção. Seguramente que já me deixaram de pescoço empenado ao olhar para as copas de pinheiros no parque da cidade do Porto, em Ofir, em São Jacinto... e também no Marão, no Gerês, etc etc

Era tão mais fácil se elas cantassem no Inverno  Laughing

pedro121 escreveu:E genei, para uma pessoa que faz ferias no Algarve é simplesmente ttriste,

LOL, faço férias no algarve de vez em quando, e geralmente a meio de Junho, altura em que as genei estão praticamente ausentes.
Desta vez marquei encontro com elas nas salinas de Santa Luzia... elas é que não apareceram  Razz  

pedro121 escreveu:e já agora Ploceus, não vais à Quinta do lago? Smile

Uii! Há mais de 10 anos que não ponho lá os pés. Na altura nem sabia que esse seria um local bom para as encontrar, até posso ter "dado de caras" com alguma...  


Rogerio escreveu:Helder - Acridotheres cristatellus é garantido na Marginal entre Carcavelos e o Estoril durante todo o ano.

Eu se estiver por cá ofereço-me como guia , e se não o encontrarmos pago os cafés.

Obrigado Rogério Smile

Pedro, o facto de ter partilhado o meu "top 10" não significa que esteja obcecado, ou frustrado (no caso das Reg reg um bocadinhoSad ), pelas ausências na minha lista, além de que (à excepção de 10-15 observadores) todos temos buracos que são mais ou menos óbvios de tapar, e que para um twitcher não serão fáceis de assimilar.

PS: no caso das Regulus regulus não é um bocadinho... é um bocadão, dasssssss  Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rogerio Qui Out 26, 2017 5:34 am

pedro121 escreveu:
Rogerio escreveu:
1.Regulus regulus
2.Pyrrhula pyrrhula
3.Stercorarius parasiticus
4.Puffinus puffinus
5.Sterna dougallii
6.Rissa tridactyla
7. Scolopax rusticola
8.Aythya marila
9.Oceanodroma castro
10.Loxia curvirostra

Regulus é bastante fácil num ano de invasão, mas fora isso parece-me que a serra da estrela nos pinhais a maior altitude são o local mais seguro. Dom-fafe idem. Mas pelos vistos andam por ai, nomeadamente em Setubal

O moleiro e a pardela são bastante fáceis a partir de terra em Setembro, agora já é mais complicado, mas havendo telescópico e tempestade és sempre bem vindo ao Carvoeiro. Smile

Rissa a partir de agora na próxima grande tempestade, raso ou carvoeiro

Dougalli está tão acima por causa dos Açores/Madeira, em PTc é raridade e tem que ser tratada como tal

Galinhola depende do ano, ver a voar é "fácil" mas vê-las pousadas é outra historia.

O Zarro também está inflacionado certamente, em PTc terá que ser abordado como raridade

Castro terá que ser em pelagica, e não será numa pelagica curta.

Loxia em anos de invasão dizem que é facil, mas nunca vi tal coisa. Fora isso, serra da Estrela ou da Lousa.



Muito Obrigado Pedro , na próxima visita ao Carvoeiro certamente entrarei em contacto.

Vou estar com especial atenção à Rissa no Cabo Raso que é aqui perto de casa.

Já procurei o Dom Fafe na zona de Setúbal e mais recentemente no Cabo Espichel aonde também têm sido avistado no outono é uma questão de tempo e lá irei.

A regulus é mais uma questão de oportunidade como já a observei fora de PTc não é uma espécie que me fará andar muitos KM para a observar.

Em relação às raridades em PTc , pois será melhor excluídas deste top 10 .

assim sendo a lista revista.

1.Regulus regulus
2.Pyrrhula pyrrhula
3.Stercorarius parasiticus
4.Puffinus puffinus
5.Rissa tridactyla
6. Scolopax rusticola
7.Oceanodroma castro
8.Loxia curvirostra
9.Turdus pilaris
10.Amandava amanda
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 6:22 am

9.Turdus pilaris Penhas da Saude

10.Amandava amanda Elvas (se não andarem mais perto)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 6:23 am

Helder Vieira escreveu:
Pedro, o facto de ter partilhado o meu "top 10" não significa que esteja obcecado, ou frustrado (no caso das Reg reg um bocadinhoSad ), pelas ausências na minha lista, além de que (à excepção de 10-15 observadores) todos temos buracos que são mais ou menos óbvios de tapar, e que para um twitcher não serão fáceis de assimilar.

Eu acho que toda a gente tem buracos que teriam sido fáceis de tapar na altura certa. merganso-grande é um buraco que teria sido muito fácil de tapar na minha lista.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por cardosohelder Qui Out 26, 2017 6:55 am

No meu caso há uma grande discrepância entre o que já vi e o que tenho no e-bird...tenho de actualizar as minhas listas históricas
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 7:17 am

cardosohelder escreveu:No meu caso há uma grande discrepância entre o que já vi e o que tenho no e-bird...tenho de actualizar as minhas listas históricas

Sim! especialmente as da lagoa de Óbidos!!! Smile Smile

Ok, ok, lá estou eu outra vez a puxar pelo ponto geral da Lagoa por causa dos ranking dos hotspots, eu sei, eu sei, mea culpa... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rogerio Qui Out 26, 2017 8:17 am

pedro121 escreveu:9.Turdus pilaris Penhas da Saude

10.Amandava amanda Elvas (se não andarem mais perto)


Amandava amanda , sim um pouco mais perto tenho visto registos frequentes perto de Évora
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 8:39 am

Rogerio escreveu:

Amandava amanda , sim um pouco mais perto tenho visto registos frequentes perto de Évora

E ocasionalmente na Barroca ou em Rilvas
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Samuel Patinha Dom Out 29, 2017 8:59 pm

Boa noite,
Passados uns valentes meses lá me decidi inscrever no famoso fórum-aves! E nada melhor que começar com uma target-list do ebird para Portugal (não contando ilhas), que no mínimo dá para rir:

1 Pardal-espanhol Passer hispaniolensis
2 Grifo-comum Gyps fulvus
3 Pardal-francês Petronia petronia
4 Periquito-rabijunco Psittacula krameri
5 Zarro Aythya ferina
6 Felosa-de-papo-branco Phylloscopus bonelli
7 Pica-pau-galego Dendrocopos minor
8 Gralha-de-nuca-cinzenta Corvus monedula
9 Mainato-de-poupa Acridotheres cristatellus
10 Bico-grossudo Coccothraustes coccothraustes

... e do bubo:
1-Aythya ferina
2-Otis tarda
3-Falco naumanni
4-Gyps fulvus
5-Corvus monedula
6-Passer hispaniolensis
7-Burhinus oedicnemus
8-Melanocorypha calandra
9-Oenanthe hispanica
10-Ploceus melanocephalus

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 30, 2017 1:19 am

Bem-vindo Samuel Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 30, 2017 1:41 am

Samuel Patinha escreveu:2 Grifo-comum Gyps fulvus

Pfffffffffff  Laughing


Gonçalo Elias escreveu:Bem-vindo Samuel Smile

Finalmente!! Muito bem vindo sejas, Samuel.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg Out 30, 2017 3:21 am

Helder Vieira escreveu:
pedro121 escreveu:Regulus regulus?? desde que te conheço já houve dois anos de invasão... andas distraido Smile

Ora bem, só me lembro de um!... mas não estou a duvidar de ti.

bem, posso ser eu que estou errado, houve uma invasão no inverno de 2012/2013, mas não houve uma mais recente?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg Out 30, 2017 3:27 am

Samuel Patinha escreveu:Boa noite,
Passados uns valentes meses lá me decidi inscrever no famoso fórum-aves! E nada melhor que começar com uma target-list do ebird para Portugal (não contando ilhas), que no mínimo dá para rir:

1 Pardal-espanhol Passer hispaniolensis
2 Grifo-comum Gyps fulvus
3 Pardal-francês Petronia petronia
4 Periquito-rabijunco Psittacula krameri
5 Zarro Aythya ferina
6 Felosa-de-papo-branco Phylloscopus bonelli
7 Pica-pau-galego Dendrocopos minor
8 Gralha-de-nuca-cinzenta Corvus monedula
9 Mainato-de-poupa Acridotheres cristatellus
10 Bico-grossudo Coccothraustes coccothraustes

... e do bubo:
1-Aythya ferina
2-Otis tarda
3-Falco naumanni
4-Gyps fulvus
5-Corvus monedula
6-Passer hispaniolensis
7-Burhinus oedicnemus
8-Melanocorypha calandra
9-Oenanthe hispanica
10-Ploceus melanocephalus

Bem vindo Samuel.

É muito interessante as diferenças, de qualquer modo para as não raridades o eBird é mais interessante já que é a frequência, portanto a dificuldade relativa de se ver uma dada espécie. Aythya ferina é surpreendente, não tinha ideia que fossem tão escassos em Aveiro, eles aqui aparecem ocasionalmente, mais ou menos com a mesma frequência que as negrinhas mas em alturas diferentes. O resto são peanuts resolve-se tudo das duas listas com uma ida a Castro Verde e um desvio na Golegã.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 30, 2017 3:36 am

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:
pedro121 escreveu:Regulus regulus?? desde que te conheço já houve dois anos de invasão... andas distraido Smile

Ora bem, só me lembro de um!... mas não estou a duvidar de ti.

bem, posso ser eu que estou errado, houve uma invasão no inverno de 2012/2013, mas não houve uma mais recente?

Pois não sei.
A história da avaria do carro, no Vale do Rossim, foi em dezembro de 2013. Vai daí e nem foi propriamente em ano de invasão de Reg reg que lá fui. Embora eu estivesse mais entusiasmado em procurar Turdídeos, Lox rec (encontrei com a boa ajuda do Luís Sequeira) e Fri mon...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg Out 30, 2017 4:00 am

Helder Vieira escreveu:
Pois não sei.

2015 talvez?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Seg Out 30, 2017 4:04 am

Bem-vindo Samuel,

4 Periquito-rabijunco Psittacula krameri

É só vires ao Porto, são residentes no Parque da Cidade.

5 Zarro Aythya ferina

Há duas semanas andava um no Parque do Buçaquinho. Costumam lá ficar algum tempo.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Ricardo Melo Seg Out 30, 2017 5:19 am

Welcome, Samuel! cheers
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 30, 2017 7:04 am

Sim, a segunda invasão de Reg reg foi 2015-16, até aqui no Algarve vi bastantes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg Out 30, 2017 7:06 am

Portanto Hélder já perdeste duas oportunidades. Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 30, 2017 7:34 am

pedro121 escreveu:Portanto Hélder já perdeste duas oportunidades. Smile Smile

Calma! Não há duas sem três... quem perde duas oportunidades também perde três What a Face
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 30, 2017 7:43 am

Helder Vieira escreveu:também perde três What a Face

lol!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Samuel Patinha Seg Out 30, 2017 8:28 am

Helder Vieira escreveu:
Samuel Patinha escreveu:2 Grifo-comum Gyps fulvus

Pfffffffffff  Laughing

Gonçalo Elias escreveu:Bem-vindo Samuel Smile

Finalmente!! Muito bem vindo sejas, Samuel.

Ora, eu estes tentei... eles é que não apareceram. Na ida a Sagres, andaram lá até à manhã do dia em que chegámos e apareceram no dia em que viemos para cima...
Muito obrigado

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Samuel Patinha Seg Out 30, 2017 8:32 am

pedro121 escreveu:
Samuel Patinha escreveu:Boa noite,
Passados uns valentes meses lá me decidi inscrever no famoso fórum-aves! E nada melhor que começar com uma target-list do ebird para Portugal (não contando ilhas), que no mínimo dá para rir:

1 Pardal-espanhol Passer hispaniolensis
2 Grifo-comum Gyps fulvus
3 Pardal-francês Petronia petronia
4 Periquito-rabijunco Psittacula krameri
5 Zarro Aythya ferina
6 Felosa-de-papo-branco Phylloscopus bonelli
7 Pica-pau-galego Dendrocopos minor
8 Gralha-de-nuca-cinzenta Corvus monedula
9 Mainato-de-poupa Acridotheres cristatellus
10 Bico-grossudo Coccothraustes coccothraustes

... e do bubo:
1-Aythya ferina
2-Otis tarda
3-Falco naumanni
4-Gyps fulvus
5-Corvus monedula
6-Passer hispaniolensis
7-Burhinus oedicnemus
8-Melanocorypha calandra
9-Oenanthe hispanica
10-Ploceus melanocephalus

Bem vindo Samuel.

É muito interessante as diferenças, de qualquer modo para as não raridades o eBird é mais interessante já que é a frequência, portanto a dificuldade relativa de se ver uma dada espécie. Aythya ferina é surpreendente, não tinha ideia que fossem tão escassos em Aveiro, eles aqui aparecem ocasionalmente, mais ou menos com a mesma frequência que as negrinhas mas em alturas diferentes. O resto são peanuts resolve-se tudo das duas listas com uma ida a Castro Verde e um desvio na Golegã.

Aythya ferina não é muito escasso em Aveiro, ainda não fiz foi muito esforço para as ir picar de propósito, exactamente por aparecerem com alguma frequência, não me tenho preocupado com esta Very Happy . Fui picar Aythya nyroca há umas semanas, por exemplo, por aparecer menos vezes. Mas isso agora em breve resolve-se.
O resto concordo Wink basta sair mais vezes de Aveiro

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por PNicolau Seg Out 30, 2017 12:48 pm

Finalmente decidiste juntar-te ao fórum dos observadores serios?! Very Happy
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Samuel Patinha Seg Out 30, 2017 3:41 pm

PNicolau escreveu:Finalmente decidiste juntar-te ao fórum dos observadores serios?! Very Happy

Parece que sim. Se bem que já era sério antes de vir para cá Very Happy

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 7 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 31 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 19 ... 31  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos