Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Historia com final triste

+3
Pedro Marques
Jose Viana
Miguel Rolo
7 participantes

Ir para baixo

Historia com final triste Empty Historia com final triste

Mensagem por Miguel Rolo Dom Jul 05, 2009 12:37 pm

Fiquei entusiamado quando a vi
Historia com final triste Salbifronscomovos

Confirmei que estavam lá
Historia com final triste Salbifronsovos

Quando voltei 3 dias mais tarde o tanque estava alagado . . .
Segundo me contou uma vez o José Viana já aconteceu anteriormente.

Nk D80 ;Nk 300 2,8 + Nk 2x
abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Jose Viana Dom Jul 05, 2009 1:49 pm

Pois é. A coisa está difícil para as Ste alb nidificarem por cá. Tenho acompanhado as tentativas delas em várias salinas do estuário do Sado e ainda não consegui ver um caso bem sucedido. Todas falharam devido a subidas súbitas dos níveis de água nos tanques das salinas. Umas vezes devido à chuva e outras à acção humana não conseguem ter 3 ou 4 semanas de sossego.

Jose Viana

Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 21/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Pedro Marques Dom Jul 05, 2009 4:00 pm

Excelente/triste história!

1 Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Pedro Fernandes Dom Jul 05, 2009 9:25 pm

É triste ver histórias destas acontecer. Talvez com mais divulgação para com os donos/operadores dos tanques a situação possa ser minorada.

A título de curiosidade, esta espécie não tem sobre ela estatuto de protecção? Por hipótese (e no país perfeito, que não é este com certeza), não poderiam ser responsabilizados os autores desta negligência? Se bem que nestes casos creio que uma abordagem com tacto seria preferível, pois a ideia de que ter uma ave destas a criar possa ser um estorvo parece-me altamente perigosa.

Mas por curiosidade, como disse. É legal (se bem que imoral) fazer isto?
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 06, 2009 2:51 am

Pedro Fernandes escreveu:Mas por curiosidade, como disse. É legal (se bem que imoral) fazer isto?

Do ponto de vista legal, acho que seria necessário começar por apurar se o ninho era conhecido do dono da salina.

Quanto à questão moral, é muito difícil de estabelecer, dado o grau de subjectividade.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Jul 06, 2009 7:36 am

Alo Gonçalo,

seria mesmo necessário saber se o dono teria conhecimento? É que isto podia ser uma belissima desculpa para tudo - alegar que não se tem conhecimento para atropelos diversos. Um sobreiro na minha propriedade? Ai, eu não distingo um eucalipto de uma pereira. Uma cisterna árabe? Ai, eu não vi nada, o arado passou e pronto!

Quanto 'a questão moral, tens razão, pode mesmo ser um acidente. Mas com a falta de respeito normal neste pais uma pessoa nem pensa nisso 'a primeira.

Abraço
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 06, 2009 8:35 am

Olá Pedro,

Esta discussão pode levar-nos muito longe.

Pedro Fernandes escreveu:seria mesmo necessário saber se o dono teria conhecimento?

Penso que sim. A lei proíbe o abate (caça?) de espécies protegidas mas só isso.

Se vamos incluir as mortes acidentais, cabe lá tudo - por exemplo, se eu atropelar um pintassilgo que é uma espécie protegida, o que me pode acontecer???

Pedro Fernandes escreveu:Um sobreiro na minha propriedade? Ai, eu não distingo um eucalipto de uma pereira.

Calma aí. Em Portugal só há 3 espécies de plantas protegidas cujo abate está condicionado: sobreiros, azinheiras e azevinhos. O resto não se enquadra aqui.

Pedro Fernandes escreveu:Uma cisterna árabe? Ai, eu não vi nada, o arado passou e pronto!

Depende se está classificado ou não, não é?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Jul 06, 2009 9:59 am

Alo!

OK, a ver entao se a discussao segue por tramites mais balizados, o exemplo dos eucaliptos/pereiras foi so uma tirada sobre uma suposta incapacidade em identificar arvores.

Ja' agora como clarificacao, tenho pouquissimo conhecimento do panorama legal destas coisas, dai estar a perguntar.

O exemplo do pintassilgo que das e' interessante, nunca tinha pensado nisso e concordo contigo - ha' acidentes. E este pode bem ter sido um.

Agora ha diferenca quanto aos alvos destes actos, acidentes ou nao. Nao e' bem a mesma coisa matar um pintassilgo ou uma aguia-imperial (e a chilreta nesta caso ha de estar algures no meio deste espectro, se bem que - falando de cor - em regressao em Portugal, preciso de ir ver isto melhor). Dai eu ter falado na eventualidade de ser uma contra-ordenacao ou crime ou nao sei bem a figura legal, mesmo que por acidente/negligencia.

O ideal era sensibilizar os proprietarios de tanques onde especies sensiveis nidifiquem e propor alteracoes nas praticas que nao prejudiquem nem homens nem aves. Que e' de evitar que quem tira o sustento das salinas veja as aves como um estorvo (isto parece estar a ficar semelhante 'a discussao do Douro Internacional). Mas patrimonio e' tudo isto, desde a pia batismal do periodo Romanico 'a pequenita chilreta, 'as trilobites de Valongo, ao Mirandes do Nordeste, e deve ser feito um esforco para que as coisas sejam mantidas. Na pratica nao sei bem como e' que isto se faz...

Abraço,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Jul 06, 2009 10:00 am

PS Quanto a cisterna Arabe, creio que - falando de cor outra vez - ha pelo menos a necessidade de ser avaliada se e' ou nao passivel de classificacao.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 06, 2009 10:27 am

Pedro Fernandes escreveu:Nao e' bem a mesma coisa matar um pintassilgo ou uma aguia-imperial

Onde tu te foste meter!
Pois eu digo que é a mesma coisa.
Não existe qualquer instrumento legal (sublinho o legal) para classificar a gravidade relativa de ambos os casos.

Pedro Fernandes escreveu:Mas patrimonio e' tudo isto, desde a pia batismal do periodo Romanico

Gostei do exemplo, dado que aprecio bastante a arte românica (isto é um bocado off-topic mas não resisti).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Historia com final triste

Mensagem por trataruga Seg Jul 06, 2009 11:50 am

Viva,

Tal como este caso, preocupam-me as posturas deste género que são feitas em muitas praias de Norte a Sul do país.
Como se não chegassem os banhistas, no fim do dia vemos tractores a efectuar a limpeza do areal, limpeza essa que é dramática para muitas aves. Falo concretamente no Borrelho-de-coleira-interrompida e nas praias super concorridas de Afife (Viana do Castelo). Ha 2 anos pude expôr o problema ao entao presidente da junta, mas não fez caso e a limpeza do areal continua a ser feita mecanicamente!
Nesta situação concreta as aves parecem escolher zonas menos frequentadas do areal para nidificar, porque não neste tipo de situações interditar a pratica balnear em algumas partes da praia ou proceder à limpeza manual dessas partes do areal?
Pude há 15 dias observar como a perda de areal no Parque Natural do Litoral Norte (onde o Borrelho-de-coleira-interrompida faz parte do logótipo) parece estar a beneficiar esta espécie... Parece bizarro, mas como as pedras a que a areia está a dar lugar magoam os "pezinhos" dos banhistas os borrelhos ganharam "ilhas" para nidificar. Desta forma facilmente se observam ninhos a curta distância das toalhas dos banhistas, sendo a distância de tolerância dos adultos no ninho aparentemente mais curta do que o que eu estou habituado na praia de Afife (isto tudo a olhómetro e baseado apenas numa observação em Esposende).

Desculpem o desabafo...

Abraço
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por pedro121 Seg Jul 06, 2009 11:52 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pedro Fernandes escreveu:Nao e' bem a mesma coisa matar um pintassilgo ou uma aguia-imperial

Onde tu te foste meter!
Pois eu digo que é a mesma coisa.
Não existe qualquer instrumento legal (sublinho o legal) para classificar a gravidade relativa de ambos os casos.


Boas

Se ambas tiverem sido acidentais é claro.

Por coincidência estive este sabado no estuario do Sado onde tive o prazer de ver crias de andorinhas do mar anas já com alguns dias de vida, é um facto que elas terão sempre dificuldades em nidificar em salinas activas, a altura de pico da industria é precisamente agora e isso vai concertesa po-las em conflito com os proprietários das salinas, a solução talvez passe por encorajar o uso de zonas marginais para a industria mas que possam ser aproveitadas pelas andorinhas, de qualquer modo é preciso não esquecer que uma salina é uma estrutura artificial construída para fins industriais, neste caso especifico são as aves que estão a aproveitar para seu uso um habitat fornecido pelo Homem por isso são elas que tem que se adaptar ao espaço que escolheram, os Borrelhos e os Perna longa conseguem-no fazer, por isso talvez que com uma pequena ajuda se consiga resolver a situação a contento de todos
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por pedro121 Seg Jul 06, 2009 12:03 pm

trataruga escreveu:Viva,

Falo concretamente no Borrelho-de-coleira-interrompida e nas praias super concorridas de Afife (Viana do Castelo). Ha 2 anos pude expôr o problema ao entao presidente da junta, mas não fez caso e a limpeza do areal continua a ser feita mecanicamente!
Nesta situação concreta as aves parecem escolher zonas menos frequentadas do areal para nidificar, porque não neste tipo de situações interditar a pratica balnear em algumas partes da praia ou proceder à limpeza manual dessas partes do areal?
Desta forma facilmente se observam ninhos a curta distância das toalhas dos banhistas, sendo a distância de tolerância dos adultos no ninho aparentemente mais curta do que o que eu estou habituado na praia de Afife (isto tudo a olhómetro e baseado apenas numa observação em Esposende).

Boas


A questão dos borrelhos é para mim uma questão emblemática, com situações muito desagradáveis a ocorrerem todos os anos em praias por tudo o pais, para alem da destruição dos ninhos pelas acções de limpeza da praia já assisti por varias vezes á perseguição por parte de banhistas ás crias dos borrelhos para depois as irem mostrar aos filhos Sad , mesmo que soltem posteriormente as crias o mal está feito, tendo eu já por varias vezes tido que intervir, o que me estraga geralmente a manha na praia... para não falar na aflição do borrelhos Evil or Very Mad . Também neste caso um pouco de sensibilização nas praias mais importantes para a espécie podia ser uma ideia interessante, talvez uns placares informativos, a maioria das pessoas tem as atitudes que tem simplesmente por ignorância, um pouco de informação pode dar uma ajuda a aliviar alguns problemas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Historia com final triste

Mensagem por trataruga Seg Jul 06, 2009 1:58 pm

Pedro

Se andarem com crias na mao é mau, imagina o q é chegarem-te a casa com um ovo "Ah e tal estava na areia, o que é?"
Ao que uma pessoa tem que explicar "O que era"...

E já que falas nas crias, vou colocar um tópico novo no forum com um mail que recebi hoje do noticiario de aves da SGO.

Até já
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 06, 2009 3:38 pm

pedro121 escreveu:Se ambas tiverem sido acidentais é claro.

Não me expliquei bem! O que eu quero dizer é que abater um pintassilgo ou uma águia-imperial é (do ponto de vista legal) igualmente grave.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Jul 06, 2009 7:38 pm

Alo Gonçalo,

eu percebi, legalmente é a mesma coisa, mas de impacto para a espécie não é. E como depreendo que não seja uma coima/contra-ordenação/crime (falta-me a tal figura legal correcta) pesadissima para estes casos, as tantas nao era mal visto uma mudança das mesmas de modo a reflectir o grau de vulnerabilidade das espécies. Mas isto já é um outro ramo da discussão, a duvida aqui era se era ilegal ou não inundar o ninho, e isso ainda não percebi.

Outras notas:

- Chilretas: Pedro, a ave está em ambiento humanizado. E o ambiente humanizado não foi feito em ambiente natural?

- Borrelhos: Em certas zonas dos Estados Unidos fecham-se secções de praias para proteger os borrelhos. Nunca é uma acção consensual ou pacífica, mas para onde hão de ir as aves criar? Está aqui uma boa causa para pegar, 'as tantas já alguma ONG lhe pegou, mas pelos vistos não está a ter grande efeito. Isto num pais que vive do betão no areal, que é uma grandessíssima riqueza, e das férias de Verão por excelencia serem na praia torna a tarefa num trabalho Herculeo. Mas devia ser feito. E quanto as crias, não esquecer os cães (que nem deveriam estar nas praias durante o periodo balnear, creio), que facilmente apanham e matam os pintos.

Mas patrimonio 'a séria é o nosso CR9 que a todos nos faz estourar de orgulho. Isso do natural são lérias e no fundo basta ter tudo verde chorão/criptoméria para que a Natureza esteja defendida! E fazer como a EDP, umas campanhas bem bonitas e pagas de limpeza de imagem, num das mais hipócritas e nauseabundos anuncios de que alguma vez me lembro de ter visto. Protecção das espécies em extinção??? Com barragens??? Que temos necessidades energéticas já sabemos, que a electricidade vem de algum lado, já sabemos. Agora não façam de nós parvos e nos passem a imagem de que são "verdes"! Que asco...
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 07, 2009 2:28 am

Pedro Fernandes escreveu:eu percebi, legalmente é a mesma coisa, mas de impacto para a espécie não é. E como depreendo que não seja uma coima/contra-ordenação/crime (falta-me a tal figura legal correcta) pesadissima para estes casos, as tantas nao era mal visto uma mudança das mesmas de modo a reflectir o grau de vulnerabilidade das espécies.

Já aqui há tempos houve uma discussão sobre isso neste Forum, a propósito do abate da imperial. Era suposto haver um Cadastro Nacional dos Valores Naturais Classificados (não me recordo se este é o nome exacto) que possa ser usado para esse fim, mas o cadastro ainda não foi criado.

Pedro Fernandes escreveu:Mas patrimonio 'a séria é o nosso CR9 que a todos nos faz estourar de orgulho.

Todos? Não. Uma pequena aldeia resiste ainda e sempre ao invasor. What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por pedro121 Ter Jul 07, 2009 4:29 am

Pedro Fernandes escreveu:

- Chilretas: Pedro, a ave está em ambiento humanizado. E o ambiente humanizado não foi feito em ambiente natural?

Boas

Sim Pedro, eu sei e pensei nisso quando o escrevi, a questão é se ela está lá por causa do habitat que foi criado ou apesar dele, por exemplo os pernilongo que estão a criar nos tanques cheios estão claramente a aproveitar o habitat criado se a área não tivesse aqueles tanques eles provavelmente não teriam habitat adequado para a sua reprodução naquele sitio e se por acaso o tivessem já não o teria quase de certeza os borrelhos de coleira interrompida que lá criam, ou sejá graças aquele habitat uma comunidade de especies especifica existe se o habitat fosse "natural" garantidamente que a comunidade seria outra e é possível que não constasse nela as Andorinhas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Historia com final triste Empty Re: Historia com final triste

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos