Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID - Audio Vila Franca de Xira

4 participantes

Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Francisco Fernandes Ter Nov 29, 2016 12:45 pm

Boa Noite

Ontem, dia 28/11 na lezíria grande de Vila Franca de Xira registei estes 2 sons. Pelas 13 horas perto do cais. Os 2 sons vinham de um caniçal.

Som 1 - Tecelão - De referir que estava a passar um avião na mesma altura.

http://vocaroo.com/i/s1OK269xpxXI

Som 2 - Narceja - O som está um pouco distante.

http://vocaroo.com/i/s1P3mqWGXgQR

Cmpts

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Ter Nov 29, 2016 2:21 pm

Um pouco curtos Neutral .
Foram identificadas visualmente? Não consigo ouvir muito bem mas...

No 1º não consigo descartar pisco-de-peito-azul.

O 2º não parece alarme de Cetia (mesmo considerando variações) que seria provável em caniçal nesta época, mas já carriça... ou tordoveia (num caniçal)?
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Francisco Fernandes Ter Nov 29, 2016 4:44 pm

Ola Paulo

Não consegui ter contacto visual. Basicamente retirei o som de um video a apontar para o caniçal.

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por PNicolau Ter Nov 29, 2016 4:49 pm

1 Luscinia svecica
2 Pelobates cultripes
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Francisco Fernandes Ter Nov 29, 2016 5:21 pm

Ola Pedro.

Ok não estava a espera dessa resposta;)
Foi a primeira vez que ouvi este som e não iria associa-lo.
Obrigado:)

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Ter Nov 29, 2016 5:42 pm

PNicolau escreveu:
2 Pelobates cultripes

Quando? Ao inicio? Não será o equipamento ou microfone a bater em algo? Suspect

Fora isso, ouço 2 espécies de "ave" em segundo plano. A 1ª parece uma que sugeri antes ou até mais um Luciapomaresius sp, mas deve ser uma carriça e acabou algo distorcido. Nem consigo definir a ultima como Melro ou tordo-comum, e mais com um picanço-barreteiro a começar a ficar zangado (mas será impossível certo?).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por PNicolau Ter Nov 29, 2016 6:02 pm

O som arranhado que se ouve por trás. É bastante frequente na Ponta da Erva
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Ter Nov 29, 2016 6:33 pm

Na 1ª gravação, só o Pisco e talvez um tentilhão a passar... ou uma galinha de água a "gaguejar" e lembra um tentilhão em voo.

Na segunda não ouço nada parecido com anfíbios na gravação, mesmo que um cantasse fora de água e o tom saísse mais agudo, nem sequer Hyla molleri parece no fim (e sim um turdídeo). Só mesmo um som próximo mesmo ao inicio tem o tom certo, mas acho que é mais um objecto a bater no gravador ou vice versa, até porque o autor diz que o som a identificar é distante.

Para gravar um Pelobates cultripes, só se estivesse muito perto pois não são muito audíveis.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por PNicolau Ter Nov 29, 2016 6:52 pm

Bem, de facto pode não ser Pelobates. Há uns tempos estive na Ponta da Erva com um alguém que percebia de anfíbios que me disse qual era a espécie, posso ter feito confusão e ser Hyla (arborea) molleri.

PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Ter Nov 29, 2016 8:14 pm

Esses são Discoglossus e ainda menos se conseguem ouvir. No fim desse vídeo cantam Hyla molleri, essas sim ouvem-se a mais de 1km.
Mas o som a identificar não me parece... e nesta época é raro cantarem (só esporadicamente).

Tal como não consigo identificar carriça, nem melro, nesse vídeo (mas provavelmente são), os sons podem estar alterados e tal como nos crops elevados em fotos é difícil perceber se são fieis. E mal consigo ouvir.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por PNicolau Ter Nov 29, 2016 8:29 pm

Bem, não é raro nunca ouvir-se Hyla na ponta da Erva. Em caniçal não há melros, e muito menos carriças. Se leres o título do vídeo, percebes que não são os Discoglossus que importam.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qua Nov 30, 2016 1:04 am

Eu percebi.

A época de cria das relas no Oeste é a Primavera, iniciando as H. molleri (hoje mais raras) mais tarde do que as H. meridionalis.
Em certos anos em fins de Janeiro, noutros em Fins de Março. Portanto não devem diferir muito nessa zona.
Porém, as relas por vezes sentem-se estimuladas e cantam fora de época, sobretudo durante dia (mais calor) ou quando se deparam com congéneres e "lutam", mas é raro e fazem-no com pouco ímpeto, se fora de época.

Nesta altura do ano há quase qualquer espécie de ave em caniçal. Sobretudo melros e carriças.

Mas ou o som está mesmo estranho, ou isso parece outra ave.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qua Nov 30, 2016 1:17 am

Pena que ouço sempre tão mal as gravações aqui postadas (nem usando os phones), porque desconfio que identificaria não uma mas ambas as gravações e todos os sons nelas contidos (menos talvez o tentilhão) como sendo do pisco-de-peito-azul.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qua Nov 30, 2016 4:17 pm

Paulo Lemos escreveu: (menos talvez o tentilhão)

Andei agora a sondar o xeno e... ainda bem que usei "talvez".

Logo ao início: http://www.xeno-canto.org/146910

Esta ave pode incluir imitações para qualquer função sonora. E muito falta registar no xeno, pelo que sei.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por João Tomás Qui Dez 01, 2016 3:20 am

Paulo Lemos escreveu:Andei agora a sondar o xeno e... ainda bem que usei "talvez".

Logo ao início: http://www.xeno-canto.org/146910

Esta ave pode incluir imitações para qualquer função sonora. E muito falta registar no xeno, pelo que sei.

No som 1, o som não me parece nada com o do pisco-de-peito-azul e atenção que apenas refiro aos sons que ouvi no xeno (porque até hoje não tenho grande experiência sonora com esta espécie). Realmente ouve-se um "piee" típico do flight call do tentilhão... e penso, até porque nesta gravação que o Paulo colocou dá para notar a diferença, que os "piees" de ambas as espécie (svecica e coellebs) têm intensidades e frequências diferentes. O do tentilhão é mais grave, constante e calmo (1º som da gravação) e o do pisco é mai agudo, forte e frenético (2º som da gravação).

Quanto ao som que se vai repetindo ao longo da gravação, que parece ser de um insecto. O call e alarm call do pisco têm um som mais ou menos parecido com este mas que para mim não é igual, nem pouco mais ou menos (claro pode estar distorcido, pode estar longe, amplificado, etc) Razz mas o do pisco faz-me lembrar uma máquina de escrever das antigas (https://www.youtube.com/watch?v=LpoBrR9TSaw) mas de forma mais pausada, claro. Tendo em atenção o som que o Francisco gravou parece-me ser um som mais arranhado e mais prolongado (faz lembrar quase um zumbido). A ser uma ave, eu acho que seja o call de um tecelão, pelo menos parece-me ser parecido com os calls que estão no xeno (http://www.xeno-canto.org/336882) desta espécie.

Quanto ao segundo som, não me parece nada com um melro ou carriça. O alarme da carriça não batre certo com o som que se ouve e o do melro não é em crescendo como o que se houve na gravação (pelo menos parece). Mas também não consigo ter certezas de nada... o som está muito "escondido".
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Francisco Fernandes Qui Dez 01, 2016 5:14 am

Tenho que referir que eu nao utilizo microfone. Eu gravo com a maquina e depois retiro o som do video, por causa do seu tamanho final. Dai que o som que ouvimo no segundo filme foi que toquei no foco sem querer. O possivel som das rãs, foi um som que ouvi 2 a 3 por minuto e depois ouvia respostas mais distantes.

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qui Dez 01, 2016 12:53 pm

Francisco Fernandes escreveu: foi um som que ouvi 2 a 3 por minuto e depois ouvia respostas mais distantes.

Pois claro. Nos dois vídeos tudo aponta para que sejam piscos de peito azul. Nesta altura há-os em grande quantidade escondidos nos caniçais, cada um no seu canto, mal se notam mas regularmente ouvem-se "ondas" de gritos que se respodem (ou raramente canto, caso alguma ave se excite mais e em geral todos os gritos são emitidos como "quase" pré-canto e não simples contactos ou chamamentos).
Na 1ª gravação todos os sons são bastante típicos e comuns nos nossos caniçais, apesar de nos passarem despercebidos pela sua variedade confusa, considerando que variam bastante, o que é peculiar da espécie.
Individualmente alteram até os sons supostamente inatos.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qui Dez 01, 2016 12:58 pm

Tenho a impressão de que já tinha abordado este assunto e a espécie no forum, com este comportamento e abundância.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qui Dez 01, 2016 1:36 pm

João Tomás escreveu:mais ou menos parecido (...) para mim não é igual, nem pouco mais ou menos (...) o do pisco faz-me lembrar (::Smile parece-me ser um som (...) (faz lembrar quase um zumbido). (...) pelo menos parece-me (...) parece ser de um insecto (...) não me parece nada (...) não batre certo (...) (pelo menos parece).

Hum, hum e hum...
Ainda explorando o xeno...

... está uma passagem que imita quase perfeitamente (só ao inicio e depois inventa) um grilo, provavelmente um Acheta sp.: http://www.xeno-canto.org/246454
Qual outra ave imita os grilos e assim (mesmo que sejam insectos tão comuns) na mesma frase e ainda por cima os deturpa à descarada? Tudo é possível.
Na página desta espécie do xeno estão dezenas e dezenas de aves e outros animais imitados e/ou deturpados.
É só escolher...

PS:
Bem identificado (e é raro - ver descrição!) está este link, onde ao inicio se pode ouvir um dos gritos mais típicos muitas vezes emitidos isoladamente, bem presente numa das gravações aqui a identificar: http://www.xeno-canto.org/290336
Mais vulgares são as breves ondas de resposta e não "sub-canto seguido", como no link que postei.

Esse tal grito pode derivar de imitação/deturpação do grito de A .scirpaceus e não ser inato. Nesta ave, até o supostamente inato alarme pode ser substituído por uma imitação do alarme de outras espécies (até noutro Luscinia, o rouxinol-comum, já raramente vi este tipo de substituição por imitações de alarmes de outras espécies, no seu verdadeiro alarme) e o mesmo acontece mais ou menos até com gritos de outras funções, correctamente aplicados à função correspondente, interespecificamente.


Última edição por Paulo Lemos em Qui Dez 01, 2016 1:43 pm, editado 2 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qui Dez 01, 2016 1:38 pm

Nem de propósito:
http://www.xeno-canto.org/79491
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por João Tomás Qui Dez 01, 2016 3:02 pm

Paulo Lemos escreveu:Hum, hum e hum...
Ainda explorando o xeno...

... está uma passagem que imita quase perfeitamente (só ao inicio e depois inventa) um grilo, provavelmente um Acheta sp.: http://www.xeno-canto.org/246454
Qual outra ave imita os grilos e assim (mesmo que sejam insectos tão comuns) na mesma frase e ainda por cima os deturpa à descarada? Tudo é possível.
Na página desta espécie do xeno estão dezenas e dezenas de aves e outros animais imitados e/ou deturpados.
É só escolher...

PS:
Bem identificado (e é raro - ver descrição!) está este link, onde ao inicio se pode ouvir um dos gritos mais típicos muitas vezes emitidos isoladamente, bem presente numa das gravações aqui a identificar: http://www.xeno-canto.org/290336
Mais vulgares são as breves ondas de resposta e não "sub-canto seguido", como no link que postei.

Esse tal grito pode derivar de imitação/deturpação do grito de A .scirpaceus e não ser inato. Nesta ave, até o supostamente inato alarme pode ser substituído por uma imitação do alarme de outras espécies (até noutro Luscinia, o rouxinol-comum, já raramente vi este tipo de substituição por imitações de alarmes de outras espécies, no seu verdadeiro alarme) e o mesmo acontece mais ou menos até com gritos de outras funções, correctamente aplicados à função correspondente, interespecificamente.

Mas também pode ser o tecelão Smile ou um ou outro.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qui Dez 01, 2016 3:11 pm

Poder, "pode" sempre qualquer coisa. Mas muito pouco provável esse som.
No 1º vídeo não me parece ouvir tecelão algum e sim o som mais comum do pisco no outono. Que pode imitar tecelão quando quiser, mas surge quase sempre algum indício de deturpação na voz.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Paulo Lemos Qua Dez 28, 2016 2:35 pm

De há alguns dias:

http://vocaroo.com/i/s0X5mpYpDB0I
Gravado directamente de um pisco de peito azul observável ("chamamentos" antecedidos e precedidos de subcanto, não gravado, após responderem mais 2 exemplares distantes com o mesmo "chamamento"). É idêntico ao 1º som aqui a identificar.

http://vocaroo.com/i/s0YMvXITaiLr
Alarme sério e pleno de Cettia contra uma gineta semi-escondida nos caniços.
Estes alarmes pode ser emitidos em sequência ainda mais rápida ou em contrapartida mais martelados (lentos) e em tom mais "seco". Mal gravado, pode confundir-se com outras aves. Ao longe e ao vivo, antes me me aproximar, esta pareceu-me uma carriça.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Audio Vila Franca de Xira Empty Re: ID - Audio Vila Franca de Xira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos