Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lista de aves raras da SPEA

2 participantes

Ir para baixo

Lista de aves raras da SPEA Empty Lista de aves raras da SPEA

Mensagem por pedro121 Dom Jul 12, 2009 2:04 pm

Boas

A lista das Aves Raras do CPR/SPEA tem algumas situações que me deixam com algumas duvidas, pelo que eu julgo perceber esta lista é constituída por aves consideradas raridades e que tem ou deveriam ter pelo menos 1 registo em Portugal, no entanto existem varias situações que me deixam duvidas:

Tetrao urogallus, é uma espécie que já ocorreu, mas está extinta e que agora só com um projecto de reintrodução é que voltara a ser passível de observação em Portugal, é realmente uma espécie de categoria B? Extingui-se após 1800?

O Pica Pau Preto e o Pica Pau Malhado Médio também constam na lista, mas á registos da ocorrência destas espécies em Portugal?

Bombycilla garrulus, Lanius excubitor, Nucifraga caryocatactes, também não tem aparentemente registos e estão como as duas anteriores sujeitas a revisão...? sujeitas a revisão, quer dizer que vão ser retiradas da lista??


E que se passa com a Anthus richardi? Não consta na lista das raridades mas também não consta na lista das aves de ocorrência regular, está perdida em parte incerta?!!

Very Happy


Última edição por pedro121 em Dom Jul 12, 2009 2:35 pm, editado 1 vez(es)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de aves raras da SPEA Empty Re: Lista de aves raras da SPEA

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 12, 2009 2:22 pm

Olá Pedro,

Sem querer substituir-me ao CPR, aqui vão alguns comentários que poderão ser úteis:

pedro121 escreveu:Tetrao urogallus, é uma espécie que já ocorreu, mas está extinta e que agora só com um projecto de reintrodução é que voltara a ser passível de observação em Portugal, é realmente uma espécie de categoria B? Extingui-se após 1800?

Julgo que sim, mas tenho de pesquisar.
Vê este livro:
http://biblioteca.avesdeportugal.info/galomontes.html


pedro121 escreveu:O Pica Pau Preto e o Pica Pau Malhado Médio também constam na lista, mas á registos da ocorrência destas espécies em Portugal?

Bombycilla garrulus, Lanius excubitor, Nucifraga caryocatactes, também não tem aparentemente registos e estão como as duas anteriores sujeitas a revisão...? sujeitas a revisão, quer dizer que vão ser retiradas da lista??

Sim, há registos publicados de todas essas espécies, mas não estão homologados. Se calhar, em boa coerência, não deviam constar da lista de espécies sujeitas a homologação....

No Anuário 5, mais precisamente no Anexo à lista das aves de portugal, encontras uma relação dos registos publicados para cada uma das espécies que indicas.

Não sei explicar o que significa "sujeitas a revisão". Mas posso dar-te um enquadramento histórico:

- Quando o CPR foi criado em 1995, foi referido que todos os registos antigos, anteriores à existência do CIR, iriam ser compilados e revistos (ver introdução da Pardela 5).
- Quanto eu entrei para o CPR em 2002 esses registos continuavam "em revisão".
- Durante o tempo em que fui o coordenador do CPR, de 2002 a 2006, nunca se falou desses registos (não devo obviamente expor aqui os motivos que levaram a que esses registos nunca fossem analisados e discutidos em pormenor)
- Quando saí do CPR em Abril de 2007 continuavam "em revisão"
- Quando foi publicado o Anuário 5, em Setembro de 2007, esses registos continuvam "em revisão".
- estamos em meados de 2009, ou seja, o CPR foi criado há 14 anos e meio, e esses registos continuam "em revisão".

Não tenho quaisquer elementos que me permitam prever quanto tempo vai demorar até esses registos serem revistos. Será talvez demasiado escandaloso se eu escrever que acredito que vai demorar mais 14 anos e meio até esses registos serem revistos (tal como teria sido certamente escandaloso alguém afirmar, em 1995, que daí a 14 anos e meio esses registos ainda estariam "em revisão"). Por isso abstenho-me de fazer previsões. Cool

pedro121 escreveu:E que se passa com a Anthus richardi? Não consta na lista das raridades mas também não consta na lista das aves de ocorrência, está perdida em parte incerta?!!

Essa espécie deixou de requerer homologação há uns 4 ou 5 anos.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de aves raras da SPEA Empty Re: Lista de aves raras da SPEA

Mensagem por pedro121 Dom Jul 12, 2009 2:47 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Julgo que sim, mas tenho de pesquisar.
Vê este livro:
http://biblioteca.avesdeportugal.info/galomontes.html

Sim Gonçalo eu já tinha visto esse Link, mas só lendo o livro para ver em que data é que a espécie desapareceu.


Gonçalo Elias escreveu:Sim, há registos publicados de todas essas espécies, mas não estão homologados. Se calhar, em boa coerência, não deviam constar da lista de espécies sujeitas a homologação....

Ok, não sabia desses registos, não seria possível proceder á homologação desses registos antigos, ou à impedimentos regulamentares que o impedem?

Gonçalo Elias escreveu:
Não sei explicar o que significa "sujeitas a revisão". Mas posso dar-te um enquadramento histórico:

- Quando o CPR foi criado em 1995, foi referido que todos os registos antigos, anteriores à existência do CIR, iriam ser compilados e revistos (ver introdução da Pardela 5).
- Quanto eu entrei para o CPR em 2002 esses registos continuavam "em revisão".
- Durante o tempo em que fui o coordenador do CPR, de 2002 a 2006, nunca se falou desses registos (não devo obviamente expor aqui os motivos que levaram a que esses registos nunca fossem analisados e discutidos em pormenor)
- Quando saí do CPR em Abril de 2007 continuavam "em revisão"
- Quando foi publicado o Anuário 5, em Setembro de 2007, esses registos continuvam "em revisão".
- estamos em meados de 2009, ou seja, o CPR foi criado há 14 anos e meio, e esses registos continuam "em revisão".

Pelos visto a questão é mais complexa e politicamente sensivel do que eu pensei. Very Happy

pedro121 escreveu:E que se passa com a Anthus richardi? Não consta na lista das raridades mas também não consta na lista das aves de ocorrência, está perdida em parte incerta?!!

Gonçalo Elias escreveu: Essa espécie deixou de requerer homologação há uns 4 ou 5 anos.


Exacto, portanto porque é que não consta na lista de espécies de ocorrência regulara da Spea? esqueceram-se dela?

http://birdwatching.spea.pt/ListaEspeciesPt.pdf
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de aves raras da SPEA Empty Re: Lista de aves raras da SPEA

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 12, 2009 3:14 pm

pedro121 escreveu:Sim Gonçalo eu já tinha visto esse Link, mas só lendo o livro para ver em que data é que a espécie desapareceu.

Estive a ver o livro,que tenho aqui em casa.
Refere-se que há um documento que diz que em 1744 ainda ocorria na serra...

pedro121 escreveu:Ok, não sabia desses registos, não seria possível proceder á homologação desses registos antigos, ou à impedimentos regulamentares que o impedem?

Impedimentos não há. Mas para se poder fazer essa homologação é preciso que alguém olhe para eles Cool

pedro121 escreveu:Pelos visto a questão é mais complexa e politicamente sensivel do que eu pensei. Very Happy

Eu diria antes que não é prioritária. Pelo menos não tem sido Rolling Eyes

Mas é claro que tem algumas nuances da área do politicamente sensível, porque alguns registos antigos não são assim tão antigos e este país é uma aldeia What a Face

pedro121 escreveu:Exacto, portanto porque é que não consta na lista de espécies de ocorrência regular da Spea? esqueceram-se dela?

http://birdwatching.spea.pt/ListaEspeciesPt.pdf

Estive a ver essa lista e parece-me uma versão muito, mas muito desactualizada. Não acho que se tenham esquecido da espécie, parece-me é que essa lista não é actualizada há uns 10 anos... affraid
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de aves raras da SPEA Empty Re: Lista de aves raras da SPEA

Mensagem por pedro121 Seg Jul 13, 2009 2:31 am

Gonçalo Elias escreveu:Estive a ver essa lista e parece-me uma versão muito, mas muito desactualizada. Não acho que se tenham esquecido da espécie, parece-me é que essa lista não é actualizada há uns 10 anos... affraid

Boas

bem nesse caso é mais grave, porque sendo esta uma lista de aves de ocorrência regular não faz o menor sentido constarem nela varia raridades e não constar varias aves regulares... é uma situação que pode levar ao engano observadores menos experientes, tipo eu!

Só para não fugirmos das petinhas, nesta lista de aves de ocorrência REGULAR constam duas raridades, a petinha de garganta ruiva e a petinha marítima, mas não conta a petinha de Richard, ora isso levanta duas questões, porque é que duas raridades estão na lista? e porque é que a de Ricard não está?

Tudo bem, a lista é antiga e a de Richard era considerada Raridade, mas e as outras duas, elas sempre foram consideradas raridades e no entanto fazem parte da lista, acho que é do mais elementar bom senso que espécies que constem na lista do CPR não podem constar nesta lista, elas são mutuamente exclusivas!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de aves raras da SPEA Empty Re: Lista de aves raras da SPEA

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 13, 2009 4:48 am

Concordo com tudo o que escreveste, mas isso são questões que só a SPEA pode esclarecer...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de aves raras da SPEA Empty Re: Lista de aves raras da SPEA

Mensagem por pedro121 Seg Jul 13, 2009 4:58 am

Gonçalo Elias escreveu:Concordo com tudo o que escreveste, mas isso são questões que só a SPEA pode esclarecer...

Lógico, eu já tinha colocado a questão das exóticas e vou colocar também esta, a ver se desta vez me respondem Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de aves raras da SPEA Empty Re: Lista de aves raras da SPEA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos