Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

motacilla alba yarrellii?

5 participantes

Ir para baixo

motacilla alba yarrellii? Empty motacilla alba yarrellii?

Mensagem por Rui Jorge Ter Dez 06, 2016 11:11 am

Vila Nova de Milfontes, 5 dezembro 2016

motacilla alba yarrellii? 264os5z

Obrigado desde já

Rui Jorge

Número de Mensagens : 167
Data de inscrição : 28/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

motacilla alba yarrellii? Empty Re: motacilla alba yarrellii?

Mensagem por fmorais Ter Dez 06, 2016 11:14 am

sim
fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motacilla alba yarrellii? Empty Re: motacilla alba yarrellii?

Mensagem por Tissot Ter Dez 06, 2016 11:55 am

Provavelmente é yarrellii...os flancos parecem bem marcados, mas a alba também os pode ter. O manto não parece muito escuro..mas estou a julgar este parâmetro com uma foto. Não tem mais fotos, de preferência de costas ou que se veja bem o uropígio e dorso.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

motacilla alba yarrellii? Empty Re: motacilla alba yarrellii?

Mensagem por pedro121 Ter Dez 06, 2016 2:15 pm

A ave é uma yarrellii, para alem da cor do dorso e urupigio, notam-se no dorso as penas com as pontas pretas, para alem disso a quantidade de branco nas coberturas exclui alba
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motacilla alba yarrellii? Empty Re: motacilla alba yarrellii?

Mensagem por Rui Jorge Qua Dez 07, 2016 2:34 am

Tissot escreveu:Provavelmente é yarrellii...os flancos parecem bem marcados, mas a alba também os pode ter. O manto não parece muito escuro..mas estou a julgar este parâmetro com uma foto. Não tem mais fotos, de preferência de costas ou que se veja bem o uropígio e dorso.

As 3 fotos que tenho estão sempre nessa posição

Rui Jorge

Número de Mensagens : 167
Data de inscrição : 28/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

motacilla alba yarrellii? Empty Re: motacilla alba yarrellii?

Mensagem por Tissot Qua Dez 07, 2016 5:38 am

Rui Jorge escreveu:
Tissot escreveu:Provavelmente é yarrellii...os flancos parecem bem marcados, mas a alba também os pode ter. O manto não parece muito escuro..mas estou a julgar este parâmetro com uma foto. Não tem mais fotos, de preferência de costas ou que se veja bem o uropígio e dorso.

As 3 fotos que tenho estão sempre nessa posição

Obrigado, é pena que não tenha mais fotos, principalmente de costas.

pedro121 escreveu:A ave é uma yarrellii, para alem da cor do dorso e urupigio, notam-se no dorso as penas com as pontas pretas, para alem disso a quantidade de branco nas coberturas exclui alba

Tenho sempre alguma reserva em avaliar as tonalidades cinzas das alba através de imagens, à semelhança do que acontece com as gaivotas.
Não acho que a quantidade de branco nas coberturas seja assim tão grande que exclua alba.
Quanto às pontas mais escuras no dorso a alba também pode apresentar, ver por exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=un3Wz8kJVTQ
Para mim uma das melhores formas de determinar se é uma yarrellii é verificar se o negro do uropígio se estende até à terciária mais curta, por isso perguntei por fotos de costas.

Mas atenção, não estou a dizer que esta ave não é uma yarrellii, até poderá ser uma.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

motacilla alba yarrellii? Empty Re: motacilla alba yarrellii?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 07, 2016 6:52 am

Artigo giro sobre as variações das alvéolas-brancas, incluindo híbridos:
http://www.digimages.info/bergri/Wagtails_MotacillaAlba&Yarrellii_DB32-4_2010.pdf

Cito apenas o resumo final:

Conclusions
Identification of alba and yarrellii is hampered by the regular occurrence of birds with intermediate characters throughout Europe. While many of these birds are likely hybrids, as hybridization is regularly reported from western Europe and southern Scandinavia, it is suspected that some may concern birds with partial melanism or just unusual plumage variation. It is therefore strongly recommended to base the identification on as many characters as possible. We would advise against identifying wagtails solely in flight, as is often done on some migration watch points. The important field criteria are summarized in table 3.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25588
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

motacilla alba yarrellii? Empty Re: motacilla alba yarrellii?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos