Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID - marinha

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID - marinha Empty Ajuda na ID - marinha

Mensagem por Miguel Berkemeier Qui Mar 02, 2017 5:30 pm

Costa de Caparica - 02/03/2017
Eu sei que as fotografias estão realmente péssimas mas não se tratará de uma Rissa tridactyla?
Ao vivo foi complicado observá-la, apenas deu a entender que era uma gaivota mais pequena do que micha/fuscus.

Ajuda na ID - marinha Img_3310
Ajuda na ID - marinha Img_3410
Ajuda na ID - marinha Img_3412
Ajuda na ID - marinha Img_3413
Ajuda na ID - marinha Img_3411
Ajuda na ID - marinha Img_3414
Ajuda na ID - marinha Img_3417
Ajuda na ID - marinha Img_3415
Ajuda na ID - marinha Img_3418
Ajuda na ID - marinha Img_3419
Ajuda na ID - marinha Img_3416
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - marinha Empty Re: Ajuda na ID - marinha

Mensagem por pedro121 Sex Mar 03, 2017 12:46 am

não é uma gaivota de cabeça preta? mas pode ser outra coisa
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - marinha Empty Re: Ajuda na ID - marinha

Mensagem por Miguel Berkemeier Sex Mar 03, 2017 8:37 am

Pois, não sei, é possível! A única coisa que consegui observar foi pela câmara com o zoom e pareceu-me que tinha preto a mais, mas também não deu para perceber se tinha o W típico da Rissa. Mas o facto de estar a voar bastante alto é contra o habitual comportamento dessa espécie ou não?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - marinha Empty Re: Ajuda na ID - marinha

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 03, 2017 9:10 am

Miguel Berkemeier escreveu:Mas o facto de estar a voar bastante alto é contra o habitual comportamento dessa espécie ou não?

Miguel, por aquilo que tenho lido nos teus posts parece-me que te focas demasiado no comportamento das aves para fazer id.

Eu creio que em muitos casos o comportamento pode ser útil para dar pistas sobre a id de uma dada ave, mas não dispensa de modo nenhum a observação de outras características identificativas. Fazer uma id (apenas ou sobretudo) com base no comportamento e sem ter a certeza de outras características diagnosticantes é meio caminho andado para se começar a coleccionar identificações incorrectas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - marinha Empty Re: Ajuda na ID - marinha

Mensagem por João Tomás Sex Mar 03, 2017 12:31 pm

Gonçalo Elias escreveu:Miguel, por aquilo que tenho lido nos teus posts parece-me que te focas demasiado no comportamento das aves para fazer id.

Eu creio que em muitos casos o comportamento pode ser útil para dar pistas sobre a id de uma dada ave, mas não dispensa de modo nenhum a observação de outras características identificativas. Fazer uma id (apenas ou sobretudo) com base no comportamento e sem ter a certeza de outras características diagnosticantes é meio caminho andado para se começar a coleccionar identificações incorrectas.

Sem dúvida, e deixo um exemplo disso mesmo (que nem sempre o comportamento é tão linear como pensamos): uma vez vi um gavião a cair em voo a pique (mas mesmo muito alto), que se não o acompanhasse e o visse a entrar numa floresta poderia ser mais um peregrino.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - marinha Empty Re: Ajuda na ID - marinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos