Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus argentatus na Docapesca de Portimão

4 participantes

Ir para baixo

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Empty Larus argentatus na Docapesca de Portimão

Mensagem por Arade Seg Set 14, 2009 8:18 am

No passado dia 5 de Setembro observei e fotografei uma gaivota na Docapesca de Portimão, a minha impressão sobre a ave sugeriu-me tratar-se de uma Gaivota-argêntea (Larus argentatus). Consultei Klaus Malling Olsen, que após analisar as fotografias ficou com a mesma ideia:

"The very dark and uniform herrring-type looks to me good as argantatus(probably ssp.argenteus). The underparts is right on the spot, being greyish-brown as we see up here north, with dark spotting evenly spread on the entire underbody. The inner primaries are paler, creating pale panel, and the whole plumage fresh-looking and completely juvenile. Although i do know much about the breeding season in W Iberian large gulls, I suspect it to be earlier than in Nortehrn Europe. All michahellis I have seen in september have moulted most of mantle and scapulars (and often some coverts), whereas this bird is wholly fresh. Compare, however if possible with recently fledged birds from W Iberia (I do not at the momant have any material from this time of the year for W Iberian breeders). So my best guesses here is indeed Herring Gull."

Deixo aqui um selecção das fotos tiradas e espero alguns "opinanços" sobre este registo!

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Larus_10

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Larus_11

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Larus_12

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Larus_13

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Larus_14

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Larus_15

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Larus_16
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Empty Re: Larus argentatus na Docapesca de Portimão

Mensagem por pedro121 Qua Set 23, 2009 2:13 am

Boas

Não discutindo a identificação, eu tenho uma questão em relação á muda, a maioria das minhas observações é feita no Porto de Peniche e embora não perceba muito de juvenis de gaivotas (para não dizer que não percebo nada) tenho me deparado com uma serie de juvenis de L. michaellis tardios isto porque devido á eliminação sistemática de ovos na Berlenga alguns casais fizeram posturas em Agosto, ou seja eu estou a ver no porto de Peniche crias de michaelis que saíram do ninho em Setembro. Rolling Eyes Em que medida é que isso afecta a identificação de juvenis de argentatus pousados?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Empty Re: Larus argentatus na Docapesca de Portimão

Mensagem por Arade Qua Set 23, 2009 3:17 am

Pelo que eu percebi da conversa com Klaus Maling Olsen e não tendo experiência com as populações de Larus michahellis do Oeste e Norte da Península Ibérica, as aves pousadas podem ser eventualmente indistinguiveis!

Quando observei esta ave e no contexto algarvio, imediatamente pensei no Larus argentatus mas sempre na dúvida de se tratar de Larus michahellis do norte da Peninsula Ibérica. Só confimei a identificação com a ave em voo (causado por um pescador e não pelo meu instinto de twitcher!!!).

Estive a observar fotos de juvenis da Galiza e em todas as fotos de Setembro, as aves já tinha penas novas do dorso! Desconhecia no entanto, a realidade das Berlengas!!!

O Pedro tem fotos dessas aves? Gostaria se possível de as observar!
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Empty Re: Larus argentatus na Docapesca de Portimão

Mensagem por pedro121 Qua Set 23, 2009 6:01 am

Arade escreveu:O Pedro tem fotos dessas aves? Gostaria se possível de as observar!

Boas

Não tenho a certeza se tenho alguma aproveitável, eu estive nas Berlengas em 29/08 e havia ainda vários juvenis não voadores e muitos claramente a fazerem os seus primeiros voos eu tirei algumas fotos mas não sei se ficaram alguma coisa de jeito (má maquina, pior fotografo Smile mas vou ver e depois envio-te.

Mas a questão das primarias interiores é muito interessante, eu já tinha visto essa característica mas como as apanho geralmente pousadas...

É uma das espécies que eu acho que mais passam despercebidas pelos observadores.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Empty Re: Larus argentatus na Docapesca de Portimão

Mensagem por Arade Qui Nov 19, 2009 9:01 am

Parece que se trata mesmo de um Larus michahellis do Norte da Peninsula Iberica:

"I think the juvenile gull is Michahellis and not Argentatus. Argentatus has a short primary projection normally P8,P9 andP10 project beyond end of tail, 7,8,9,&10 for Fuscus and Michahellis as in in your photos. White on tertials of Argentatus is like blobs of paint and reachs coverts, yours is on edge of tertial and does not reach coverts as Fuscus and Michahellis."
Michael Davis

"It is not a Herring Gull. It is a juv. Portugese Atlantic Gull, heva a look here:

http://www.radioactiverobins.com/gulls/atlanticgulls/atlanticyellow-leggedgulls1.htm"

Norman van Swelm
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Empty Re: Larus argentatus na Docapesca de Portimão

Mensagem por Colin Key Qui Nov 19, 2009 11:41 am

Hello Nelson,

The link in your last post does not work for me ("Error 404").

What is a "Portuguese Atlantic Gull"?

Regards,

Colin
Colin Key
Colin Key

Número de Mensagens : 791
Local : Algarve
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Empty Re: Larus argentatus na Docapesca de Portimão

Mensagem por Pedro Fernandes Qui Nov 19, 2009 1:38 pm

Colin, the link works if you remove the " at the end.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus na Docapesca de Portimão Empty Re: Larus argentatus na Docapesca de Portimão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos