Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

5 participantes

Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Manuel Martins Qua Set 20, 2017 3:38 pm

Esmoriz 28/08/2017.
Penso tratar-se da " Felosa musical " !?
Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty44

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty45

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty46

Espinho 16/09/2017.
Pelo tamanho que me pareceu mais reduzido ponderei a possibilidade de ser a " Batuíra de bando ", mas estou algo reticente, talvez seja mais provável ser o " Borrelho grande de coleira ", pois são muito mais comuns nesta zona.
Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty47

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty48

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty49

Espinho 16/09/2017.
Este deu-me a impressão de ser mais franzino que o " Pilrito comum ", para alem disso o bico seria mais fino e ligeiramente mais comprido, por isso coloquei a hipótese de ser o " Pilrito de bico comprido " !?
Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty50

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty51

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty52

Esmoriz 16/09/2017.
Esta andorinha deixou-me no mínimo confuso!?!?
Julgo tratar-se dum híbrido, se é que alguma vez ocorreu entre andorinhas!!
Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Sin_ty55

Espinho 16/09/2017.
Este é algo mais pequeno que o " Taralhão cinzento " não tem as estrias deste e nota-se claramente a pequena mancha rosada ou cor de palha por baixo da mandíbula inferior, tem os olhos grandes e o bico também me parece característico do " Taralhão castanho " , encaro portanto a real possibilidade de ser esta espécie. Se fosse seria óptimo!!!
Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Papa_m10

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Papa_m11

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Papa_m12
Manuel Martins
Manuel Martins

Número de Mensagens : 897
Idade : 53
Data de inscrição : 19/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 20, 2017 6:13 pm

1 - musical
2 - grande de coleira
3 - comum
4 - andorinha-das-chaminés (juvenil)
5 - papa-moscas-cinzento
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25576
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Manuel Martins Qua Set 20, 2017 7:38 pm

Ok. Obrigado Gonçalo.
Gonçalo, o Papa-moscas não me pareceu ter o riscado característico do cinzento, e a mancha na base da parte inferior do bico penso não existir no Papa-moscas-cinzento. Foram essas características que me chamaram mais a atenção.
Manuel Martins
Manuel Martins

Número de Mensagens : 897
Idade : 53
Data de inscrição : 19/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 20, 2017 7:41 pm

as fotos estão um pouco sobre-expostas e a ave está de lado, o que dificulta a análise dos aspectos que referes, mas parece-me ver o riscado...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25576
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Manuel Martins Qua Set 20, 2017 7:57 pm

A Mancha na base inferior do bico penso ser nítida mesmo com sobre-exposição. Vou tentar fotografa-lo de novo, só para dissipar alguma dúvida que possa existir!?
Manuel Martins
Manuel Martins

Número de Mensagens : 897
Idade : 53
Data de inscrição : 19/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 20, 2017 8:08 pm

sobre essa mancha no cinzento, não tenho a certeza se existe ou não
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25576
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por pedro121 Qua Set 20, 2017 10:23 pm

Manuel Martins escreveu:A Mancha na base inferior do bico penso ser nítida mesmo com sobre-exposição. Vou tentar fotografa-lo de novo, só para dissipar alguma dúvida que possa existir!?

O Papa-moscas é um cinzento.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por José Frade Qui Set 21, 2017 1:08 pm

É impressão minha ou parece-me ver uma pequena membrana interdigital na ultima foto do borrelho? scratch
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4818
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por pedro121 Qui Set 21, 2017 1:56 pm

José Frade escreveu:É impressão minha ou parece-me ver uma pequena membrana interdigital na ultima foto do borrelho? scratch

Os borelhos grandes tem uma membrana no dedo externo, aliás para separar de semipalmatus a membrana é complicada de ser usar porque C. h. tundrae tem a membrana também no dedo interno nalguns indivíduos.

A identificação de semipalmatus vai depender um conjunto de características.

Bico, gap branco, anel ocular, membrana, sobrancelha branca e muito importante o chamamento.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Manuel Martins Qui Set 21, 2017 2:40 pm

Ok. Agradeço a todos a opinião. Fica então Papa moscas cinzento.
Manuel Martins
Manuel Martins

Número de Mensagens : 897
Idade : 53
Data de inscrição : 19/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Set 22, 2017 2:46 pm

Também sou da opinião que é um Papa-moscas-cinzento. Aliás, deixo aqui uma foto do mesmo quilate para comparação:

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". IMG_1081
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ". Empty Re: Agradecia ajuda para confirmação de ID de " Passeriformes e limicolas ".

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos