Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O enigma das estrelinhas no sotavento

+2
Paulfer
Gonçalo Elias
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 22, 2017 2:16 pm

Ando há algum tempo a tentar desvendar um enigma: porque é que há tão poucas estrelinhas-de-cabeça-listada Regulus ignicapilla no sotavento algarvio?

Será falta de habitat?
Não creio, há aqui bastantes pinhais, alguns de dimensão considerável, como a Mata Nacional das Dunas de VRSA ou a Mata Nacional das Terras da Ordem, entre outras

Será falta de prospecção?
Também não, esta zona é visitada com frequência ao longo de todo o ano (ainda que a maioria das visitas incida principalmente sobre as zonas húmidas, mas não exclusivamente

Será que são simplesmente raras?
Esta é a pergunta à qual ainda não consegui responder...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Paulfer Dom Out 22, 2017 2:41 pm

Não será do calor?
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 22, 2017 3:08 pm

Paulfer escreveu:Não será do calor?

Ah, eu não me estou a referir só a este ano. Estou a dizer em geral. Nesta região elas são invernantes (na serra algarvia são residentes). Mas vais consultar no ebird e quase não há registos nesta parte do Algarve. Nos concelhos de Castro Marim e VRSA quase não há registos. No de Alcoutim há apenas um. No inverno passado andei à procura delas e com dificuldade encontrei duas perto de Tavira em Janeiro e Fevereiro.

Mais estranho ainda, na província espanhola de Huelva, que fica ao lado, são relativamente raras.

Mas quando vamos mais para oeste ao longo da costa algarvia, tornam-se mais frequentes...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por pedro121 Seg Out 23, 2017 5:05 am

bem, talvez seja de notar que também não há chapins-carvoeiros, será que os habitats actualmente existentes são muito recentes? e não foram colonizados?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 23, 2017 5:12 am

pedro121 escreveu:bem, talvez seja de notar que também não há chapins-carvoeiros, será que os habitats actualmente existentes são muito recentes? e não foram colonizados?

Não sei se o chapim-carvoeiro é o melhor exemplo, dado que se trata de uma espécie residente, e acima de tudo muito sedentária. É certo que tem havido alguma expansão marginal, mas a espécie não aparece normalmente fora das zonas onde nidifica.

A estrelinha é uma espécie migradora. A sul do Tejo é principalmente invernante (também nidifica mas como nidificante tem uma distribuição muito restrita , ocorre sobretudo nas serras: Arrábida, São Mamede, Monchique e Caldeirão - e localmente noutras zonas). No Baixo Alentejo e nas zonas costeiras do Algarve é uma invernante regular. Não é abundante mas é regular e não é difícil encontrar uma se forem visitados os habitats apropriados (pinhais, azinhais, sobreirais). Só nesta zona do sotavento é que parecem estar ausentes, mesmo como invernantes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 23, 2017 1:16 pm

Hoje encontrei duas no concelho de Castro Marim, mais precisamente nos pinhais da Praia Verde. Mas foram arrancadas a ferros affraid
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por pedro121 Seg Out 23, 2017 2:10 pm

Eu hoje encontrei 1 na Etar da atouguia da Baleia e na semana passada encontrei a minha primeira para o perímetro urbano de Peniche, isto para dizer que após anos a trabalhar estes locais este ano em menos de uma semana dou com dois em locais sem habitat e em que nunca as vi, logo este ano estão a mover-se mais que o normal?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 23, 2017 2:23 pm

pedro121 escreveu:Eu hoje encontrei 1 na Etar da atouguia da Baleia e na semana passada encontrei a minha primeira para o perímetro urbano de Peniche, isto para dizer que após anos a trabalhar estes locais este ano em menos de uma semana dou com dois em locais sem habitat e em que nunca as vi, logo este ano estão a mover-se mais que o normal?

É possível, embora a amostra seja ainda pequena para concluir isso, como referi no post inicial eu não sei se a escassez de registos no sotavento tem a ver com falta de aves, com falta de habitat ou com falta de prospecção.

Nos últimos dias fui à procura delas. Há aqui alguns pinhais jeitosos, portanto habitat há (ainda que limitado). A prospecção pode ter passado sempre um pouco ao lado, porque quando a malta vem a Castro Marim ou VRSA em geral não é para procurar estrelinhas e por isso vai pouco aos pinhais. Portanto, há alguma falta de prospecção.

Mas continuo a achar que elas são raras na zona, por comparação com o Algarve ou até com o Alentejo. É certo que ainda estamos no início da época de invernada, portanto espero conseguir compor melhor o quadro ao longo dos próximos meses.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por thysvalkenburg Seg Out 23, 2017 2:34 pm

Na Quinta de Marim são relativamente comuns.
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 23, 2017 3:03 pm

thysvalkenburg escreveu:Na Quinta de Marim são relativamente comuns.

Sim, é verdade, eu já vi a espécie aí.

Como escrevi mais acima, "quando vamos mais para oeste ao longo da costa algarvia, tornam-se mais frequentes..."

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Flávio Oliveira Seg Out 23, 2017 3:10 pm

No fim de semana passado vi um bando de 4 no Cabo Espichel (no vale entre o santuário e o farol). Na ocasião achei a observação interessante e ocorreu-me que nunca tinha visto a espécie ali, mas não pensei mais no caso.

Agora, a propósito deste tópico, fui ver os registos desta espécie no Cabo Espichel. Não deixa de ser surpreendente que haja mais registos neste mês de Outubro do que em todos os anos anteriores.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por thysvalkenburg Ter Out 24, 2017 3:48 pm

Sei que é off-topic, mas vi pelo menos 5 estrelinhas hoje, na Ermida de Nossa Senhora de Aracelis perto de São Marcos da Ataboeira (Castro Verde).
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 25, 2017 2:52 pm

Tenho de me render à evidência: as estrelinhas estão mesmo a vistas com mais frequência este ano.

Gráfico para todo o país, agosto a outubro, 5 anos

O enigma das estrelinhas no sotavento Graf_r10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 2:27 am

Bom, agora só te falta convencer no Coc coc
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 26, 2017 2:52 am

pedro121 escreveu:Bom, agora só te falta convencer no Coc coc

Lá chegaremos Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 3:55 am

Gonçalo Elias escreveu:
Lá chegaremos Smile

A questão é que para separar os residentes dos não residentes tens que escolher distritos com baixa frequência mas isso deixaria de fora Faro e Setubal que tem dois importantes locais de migração diurna
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 26, 2017 6:49 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Lá chegaremos Smile

A questão é que para separar os residentes dos não residentes tens que escolher distritos com baixa frequência mas isso deixaria de fora Faro e Setubal que tem dois importantes locais de migração diurna

mas qualquer estatística que dependa demasiado de dois locais fica logo muito enviesada
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 7:15 am

Gonçalo Elias escreveu:
mas qualquer estatística que dependa demasiado de dois locais fica logo muito enviesada

todas as estatísticas em Faro ficam enviesadas por Sagres, alias o efeito é tão pronunciado que até tu lhe chamas o efeito Sagres
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 26, 2017 7:42 am

Todas, não. Algumas espécies sim, outras nem por isso e algumas nada.

As espécies que dependam demasiado de Sagres vão ter as estatísticas enviesadas. As outras (nomeadamente a maior parte das aquáticas) não.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 7:57 am

Gonçalo Elias escreveu:Todas, não. Algumas espécies sim, outras nem por isso e algumas nada.

As espécies que dependam demasiado de Sagres vão ter as estatísticas enviesadas. As outras (nomeadamente a maior parte das aquáticas) não.

certo, mas para as migradoras diurnas que é o que está a ser discutido no caso dos Coc coc a melhor maneira de verificar se há ou não movimentação é com os dados de Sagres e do espichel, já que para alem de serem os locais onde é mais visível a migração diurna são tambem locais com boa cobertura e muito importante no caso dos Coc coc não tem uma população residente.

As estrelinhas como migram principalmente à noite são um caso diferente.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 26, 2017 8:20 am

Relativamente a Sagres concordo, mas em relação ao Espichel tenho alguma dificuldade em classificar o local como tendo "boa cobertura". Não tem visitas todos os dias e por vezes há hiatos importantes. Por exemplo, não houve visitas ao local de 11 a 22 de Setembro (hiato de 12 dias), também não houve de 16 a 20 de Outubro. Ao contrário de Sagres, que tem uma cobertura permanente nesta época do ano, no caso do Espichel as visitas ao local são quase todas ao fim-de-semana.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por pedro121 Qui Out 26, 2017 8:42 am

Gonçalo Elias escreveu:Relativamente a Sagres concordo, mas em relação ao Espichel tenho alguma dificuldade em classificar o local como tendo "boa cobertura". Não tem visitas todos os dias e por vezes há hiatos importantes. Por exemplo, não houve visitas ao local de 11 a 22 de Setembro (hiato de 12 dias), também não houve de 16 a 20 de Outubro. Ao contrário de Sagres, que tem uma cobertura permanente nesta época do ano, no caso do Espichel as visitas ao local são quase todas ao fim-de-semana.

tem boa cobertura em comparação com a generalidade dos pontos em Portugal. Tirando Sagres e a Ponta da Erva deve ser dos sítios com maior cobertura a nivel nacional, não me estou a referir apenas ao numero de visitas mas também ao numero de observadores.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 26, 2017 8:53 am

Desse ponto de vista sim, tem uma cobertura acima da média nacional, mas não é uma cobertura tão significativa que chegue para provocar enviesamentos perceptíveis.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Paulo Lemos Qui Out 26, 2017 11:05 pm

É uma espécie que observo regularmente durante todo o ano. No Oeste há um "monte" de residentes dispersos.

Quanto ao sotavento, que tal o calor e a seca? Os insectívoros são geralmente aves de desidratam bastante e que dependem parcialmente da humidade obtida nas presas. Talvez tipo de presas não seja o mais adequado nesse sentido, ou há-as insuficientes para suprir estas aves de "goela estreita".
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 27, 2017 12:41 am

Se fosse apenas a questão da seca, haveria bastantes registos em anos anteriores, o que não é o caso.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O enigma das estrelinhas no sotavento Empty Re: O enigma das estrelinhas no sotavento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos