Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aquila pennata

4 participantes

Ir para baixo

Aquila pennata Empty Aquila pennata

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Nov 18, 2017 3:26 pm

Como tenho visto esta espécie caçar/sobrevoar as Caldas da Rainha nos últimos tempos, resolvi registar os exemplares.
Uma delas a transportar em voo uma Motacilla alba (ave pequena e supostamente fácil de devorar em voo ou no local da caçada), subindo em círculos.
Parecem dois adultos (>1CY).
Alguém opina o contrario, ou adianta mais precisão na idade? (mesmo assim tenho duvidas na 1ª)

Aquila pennata 37792010
(Caldas, 18Nov - Antena dos bombeiros)

Aquila pennata 38507310
(Zona industrial de Caldas, 18Nov)

Estará este pardal com ideias de atapetar o ninho?

https://www.flickr.com/photos/69055300@N05/37791923344/
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 18, 2017 3:37 pm

concordo com a ID - a primeira é de forma escura e a segunda de forma clara
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Nov 18, 2017 4:01 pm

O problema é a determinação de idades. Queria descartar Juv. para a primeira mas a foto é manhosa.

Tenho visto mais desta espécie durante o Outono e não acho normal para a localização. Pode ter a ver com a redução de habitat no pais.
No entanto o comportamento de outras aves, por exemplo há buteos já em cortejamento, e agora a captura e transporte da pequena ave por uma das calçadas, pode valer a pena seguir melhor as aves se forem adultas/férteis (outras rapinas criam ocasionalmente nesta época).

A Syl und é a espécie que mais surpreende agora nesta região, com números anormais. Pode ser parte da "comum" população "residente" mais a norte ao longo da costa (agora ardida), ou de ainda mais longe, divagantes fora da época de cria por exemplo. São milhares por aqui. Por dia, contam-se centenas esgueirando-se por matos rasos. Cerca de 15 Syl und para 1 Syl mel, ou mais.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por João Tomás Dom Nov 19, 2017 12:11 pm

A primeira parece-me mais um juvenil.
A outra concordo que seja um >1cy.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Paulo Lemos Qui Nov 23, 2017 4:39 pm

Mais uma, "gémea" da anterior.
Pensava que estava a seguir a 1ª, mas em casa vejo que é outro exemplar (Lagoa de Óbidos)

Aquila pennata 113

Além dessa, vi hoje mais 6 mais escuras (em 3h por 20km) a não ser que as repetisse.
O numero de calçadas este ano, em Caldas/Óbidos, parece-me definitivamente superior ao que o habitual? Contra 3 buteos e 2 Açores.
Não sei se os nidificantes também cá andam (nos últimos anos há-os por cá nos 2 concelhos, mas não tenho deles fotos para distinguir).


Última edição por Paulo Lemos em Sex Nov 24, 2017 3:15 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 23, 2017 4:48 pm

6 escuras é que é estranho, tendo em conta que são minoritárias...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Paulo Lemos Qui Nov 23, 2017 5:07 pm

Não tenho essa experiência, contando o ano inteiro em alguns pontos da Região centro/Oeste.
A maioria das que vejo são castanhas, não muito escuro como algumas que vejo em foto na net, mas de longe mais escuras do que estas 2 claras do topico.
Em 2 ninhos da região centro em 2015, tb as crias (2 e 3) não eram claras (mas as crias parecem quase sempre acastanhadas?).
Não sigo os casais do Oeste, mas salvo erro o casal de Óbidos era "castanho" há 2 anos.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Paulo Lemos Qui Nov 23, 2017 5:43 pm

Bem...
Não estou muito a par do que se considera "fase clara ou escura" entre variações de plumagens e idades...
Mas para se reconhecer em voo uma destas aves como "fase-clara", à vista desarmada sem luz especialmente boa, ela terá de ser realmente clara nas coberturas inferiores. Certo?

Haverá variações dos dois "tons", mas sem realmente intermédios entras as duas fases? Nesse caso, posso talvez concordar que as escuras são "mais raras".
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 24, 2017 12:16 am

Paulo Lemos escreveu:Não tenho essa experiência, contando o ano inteiro em alguns pontos da Região centro/Oeste.
A maioria das que vejo são castanhas, não muito escuro como algumas que vejo em foto na net, mas de longe mais escuras do que estas 2 claras do topico.
Em 2 ninhos da região centro em 2015, tb as crias (2 e 3) não eram claras (mas as crias parecem quase sempre acastanhadas?).
Não sigo os casais do Oeste, mas salvo erro o casal de Óbidos era "castanho" há 2 anos.

não digo o contrário, mas a dimensão da tua amostra não é representativa

a proporção (global) de claras para escuras é de 5 para 1 ou 6 para 1, creio.

Paulo Lemos escreveu:Bem...
Não estou muito a par do que se considera "fase clara ou escura" entre variações de plumagens e idades...
Mas para se reconhecer em voo uma destas aves como "fase-clara", à vista desarmada sem luz especialmente boa, ela terá de ser realmente clara nas coberturas inferiores. Certo?

sim

Paulo Lemos escreveu:
Haverá variações dos dois "tons", mas sem realmente intermédios entras as duas fases? Nesse caso, posso talvez concordar que as escuras são "mais raras".

Isso é uma discussão antiga... há que defenda que a forma intermédia não existe e é apenas uma variante da escura.

Mas já agora vê este tópico
https://aves.forumeiros.com/t8281-aguia-calcada-curiosidade

se quiseres coloca lá estas tuas considerações sobre o número de escuras que observas, etc.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Nov 28, 2017 1:43 pm

A primeira também me parece um 1CY e as outras duas seguramente adultas
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aquila pennata Empty Re: Aquila pennata

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos