Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

4 participantes

Ir para baixo

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Empty Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Dez 29, 2017 1:00 pm

Este presumido e bonito macho de 1cy, quiçá, híbrido, mostrou-se sempre bastante territorial face ás suas companheiras da cobertura…

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Cachi_1

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Cachi_2

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Cachi_3
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Empty Re: Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

Mensagem por M.E. Dias da Silva Sáb Dez 30, 2017 12:39 pm

excelente estas me a sair um bom cacador de gaivotas
M.E. Dias da Silva
M.E. Dias da Silva

Número de Mensagens : 2091
Idade : 68
Local : Santo Tirso Portugal (Haia) Holanda
Data de inscrição : 03/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Empty Re: Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

Mensagem por jheitor Sáb Dez 30, 2017 12:42 pm

maravilha

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Empty Re: Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

Mensagem por PNicolau Seg Jan 01, 2018 11:41 am

Mas isto é uma cáspia porquê?.....
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Empty Re: Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 02, 2018 10:13 am

PNicolau escreveu:Mas isto é uma cáspia porquê?.....

Olá, PNicolau.

Respondendo á tua pergunta, basicamente pelo que o interior da asa e axila desta ave nos mostra. E se relacionarmos isto á informação abaixo citada, presumo que não andarei muito longe daquilo que me motivou a classifica-la como tal. No entanto, repito: a estrutura da cabeça, embora não seja angulada, não seja muito grande e até tenha uma testa bastante rampeada e suave, ao contrário, por exemplo, de uma “michahellis”, quiçá, em conjunto com o bico, este sim, demasiado robusto, não me parece encaixar na perfeição em “cáspia”, sobretudo, típica/clássica.

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III IMG_3687

“…Most juvenile cachinnans are as striking in flight as they are on the ground (plates 55 & 56). From above and below, the general impression is clearly different from Herring Gull (plate 57), and while they look similar to michahellis from above, their underside is quite different. The relatively white underwing is perhaps the most obvious in-flight feature of cachinnans. This is created by the off-white ground colour to the underwingcoverts; the secondaries and primaries are also paler (silvery to off-white) than those of Herring and michahellis. Most cachinnans have a degree of soft, grey-brown barring on the axillaries and underwing-coverts, so the underwing is not wholly white…”

“…The underwing of some cachinnans is strikingly white, and photographs suggest that some birds drop some underwingcoverts and axillaries during their first winter; this exposes the paler bases to remaining feathers and heightens the appearance of a white underwing…”

Outros pormenor interessante:

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Cachi_cotas_ave_em_causa

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Larus_cachinnans_-_cotas_gull_research

Para além disto, há ou existem, na minha modesta opinião outros pormenores tais como a cabeça/cara branca; peito e ventre de cor branca limpa; pescoço traseiro com riscado castanho sem tons acentuados; inexistência de cor preta ou mesmo cinza escuro nas primárias; perna alta; postura e comportamento enquanto vocalizava no local…

Bom, com isto tudo e para terminar, quero também desejar-te um Bom Ano 2018.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Empty Re: Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

Mensagem por PNicolau Ter Jan 02, 2018 1:37 pm

Mas não é uma micha porquê?
As terceárias têm um padrão muito marcado que me parece fora para cachi. O bico têm uma gónis bastante pronunciada. A cabeça não é totalmente branca e tem até a máscara no olho à micha. Com fotos em voo dava para fazer a id segura, mas assim?

E não te esqueças da quantidade de híbridos cachi x arg e mesmo cachi x micha.

Eu não sou experiente com o taxa mas este indivíduo não me parece particularmente típico e para mim esta ave não será aceite pelo CPR.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Empty Re: Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jan 03, 2018 10:03 am

PNicolau escreveu:Mas não é uma micha porquê?
As terceárias têm um padrão muito marcado que me parece fora para cachi. O bico têm uma gónis bastante pronunciada. A cabeça não é totalmente branca e tem até a máscara no olho à micha. Com fotos em voo dava para fazer a id segura, mas assim?

E não te esqueças da quantidade de híbridos cachi x arg e mesmo cachi x micha.

Eu não sou experiente com o taxa mas este indivíduo não me parece particularmente típico e para mim esta ave não será aceite pelo CPR.

Pedro, neste capitulo das terciárias, e a conversa vai boa, convém frisar, também não posso concordar contigo.
Sabendo nós que, nas cáspias, excetuando as aves de capa de livro ou as clássicas/típicas, é onde existe provavelmente a maior variação de plumagens pelo facto de estas se situarem entre a “herring gull” e a “michahellis”, deveremos ter alguma precaução e ou maior atenção nalguns pormenores e, o pormenor das terciárias, não fugirá á “regra”.

Dá uma vista de olhos nisto:

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Cachi_tertials_2

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Cachi_tertials_3

Relativamente ao bico, aliás, eu já tinha mencionado esse pormenor, de facto não é o mais indiciador para uma avaliação certeira e consequentemente atribuição de “ID”, mas também não deve ser excluidor, visto que, algumas aves desta espécie, sobretudo, os machos, podem ser portadores de tal atributo. Em relação á cabeça não ser totalmente branca, á “sujidade” em torno do olho, também me parece estar a criar-se um mito em torno desta questão, pois como sabemos e a informação disponível nos mostra, essa “sujidade”, essa máscara em torno do olho, sobretudo, em aves de 1 cy, pode estar presente e não desconsidera, desde que não ultrapasse determinados parâmetros e não nos remeta para outros palcos. Dito isto, Pedro, e em relação a esta ave, a máscara nem é significativa.

No que diz respeito á asa desta ave e ás características que encerra no seu interior, para além de achar que aquilo que nos mostra ser suficiente, aproveito também a oportunidade para te mostrar o seguinte:

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Cachi_wings_tertials

Quanto á questão dos híbridos também já tinha referido esse pormenor e colocado a hipótese de se tratar de uma ave dessas, o que nos remeterá sempre para a questão do “copo meio cheio ou meio vazio”.
Relativamente á tipicidade da ave e á sua aceitação, ou não, por parte do CPR, aguardemos tranquilamente. Se aceitar, tudo bem, se não aceitar, tudo bem na mesma. Very Happy
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III Empty Re: Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans) III

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos