Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Gaivota VIII

4 participantes

Ir para baixo

ID Gaivota VIII Empty ID Gaivota VIII

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Jan 29, 2018 11:19 am

Lagoa de Albufeira, 26 de Janeiro de 2018

Esta grande gaivota de 2 cy via chegar e, quando pousou, através dos binóculos esbocei um sorriso, no entanto, após melhor observação começaram a surgir algumas dúvidas. Se por um lado algum dos seus pormenores podem naturalmente encaixar em “cáspia”, outros, sobretudo, o padrão das coberturas alares, nem por isso, mostra-se confuso, e, por isto mesmo, se alguns dos colegas de fórum entendidos nestas questões puderem dar a sua opinião acerca desta ave no propósito de chegarmos a algumas conclusões, ou não, diga-se também, eu agradeço desde já. Obrigado.

ID Gaivota VIII Cachi
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VIII Empty Re: ID Gaivota VIII

Mensagem por João Tomás Seg Jan 29, 2018 1:29 pm

E dará para se chegar a alguma conclusão apenas com esta foto? E a esta distância?  Shocked
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VIII Empty Re: ID Gaivota VIII

Mensagem por PNicolau Seg Jan 29, 2018 1:55 pm

Bem, porque não enviar ao CPR? Normalmente a opinião dos membros deste fórum não interessa muito por isso... Mais vale a mais do que a menos.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VIII Empty Re: ID Gaivota VIII

Mensagem por pedro121 Ter Jan 30, 2018 3:22 am

Talvez seja conveniente esclarecer que os comités de raridades não fazem identificações.

O que fazem é validar ou não a identificação proposta pelo observador, com base na documentação apresentada.

Mas atenção, na maioria dos casos em que os comités não validam uma observação, não apresentam outra identificação.

Ou seja, eu já tive vários registos não validados, basicamente porque nas descrições não consegui excluir outra espécie.

Por exemplo, no AO7 este meu registo de Gavia immer não foi validado, porque: "2009-Leiria, Peniche, cabo Carvoeiro, 4 de Abril. Comentário: a descrição apresentada não permite excluir outras espécies, nomeadamente do género Gavia."

Ou seja, no AO a informação é basicamente no sentido de informar que a documentação que suporta um registo é suficiente ou não para validar o mesmo.

Se não for, não quer dizer que o registo esteja errado, pode estar simplesmente mal documentado.

Na maioria dos casos os registos não são validados porque os observadores (eu incluído) não enviam documentação adequada.

Isto tudo para dizer que o comité não publica identificações alternativas aquela que tenha sido proposta pelo observador, salvo casos realmente excepcionais e com o consentimento do observador.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VIII Empty Re: ID Gaivota VIII

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 30, 2018 5:30 am

João Tomás escreveu:E dará para se chegar a alguma conclusão apenas com esta foto? E a esta distância?  Shocked

Pois, também não deixas de ter razão, João, tanto mais que, ao contrário das outras aves que observei no mesmo local, esta, após pousar, manteve-se praticamente imóvel e nesta posição, quiçá pelo vento frio que se fazia sentir no momento, e não se revelou, não mostrou outros pormenores como as outras. Assim sendo fica como “Larus” e arrumo-a na gaveta.
Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VIII Empty Re: ID Gaivota VIII

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 30, 2018 5:30 am

PNicolau escreveu:Bem, porque não enviar ao CPR? Normalmente a opinião dos membros deste fórum não interessa muito por isso... Mais vale a mais do que a menos.

Não, PNicolau, não irei enviar uma ave para o “CPR” sem ter a mínima certeza de que espécie se trata e, depois, também não acho ou não sinto que a opinião dos demais colegas de fórum não seja válida e ou preciosa, nesta ou noutras circunstâncias.
Dito isto, lamento sinceramente que penses dessa forma, e que, neste caso, através de uma ressalva, te autoexcluas e não dês a tua opinião. Para mim, como sempre, seria importante lê-la, mas, se de facto não quiseres fazê-lo, eu respeitarei sempre a tua decisão.
Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VIII Empty Re: ID Gaivota VIII

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 30, 2018 5:31 am

pedro121 escreveu:Talvez seja conveniente esclarecer que os comités de raridades não fazem identificações.

O que fazem é validar ou não a identificação proposta pelo observador, com base na documentação apresentada.

Mas atenção, na maioria dos casos em que os comités não validam uma observação, não apresentam outra identificação.

Ou seja, eu já tive vários registos não validados, basicamente porque nas descrições não consegui excluir outra espécie.

Por exemplo, no AO7 este meu registo de Gavia immer não foi validado, porque: "2009-Leiria, Peniche, cabo Carvoeiro, 4 de Abril. Comentário: a descrição apresentada não permite excluir outras espécies, nomeadamente do género Gavia."

Ou seja, no AO a informação é basicamente no sentido de informar que a documentação que suporta um registo é suficiente ou não para validar o mesmo.

Se não for, não quer dizer que o registo esteja errado, pode estar simplesmente mal documentado.

Na maioria dos casos os registos não são validados porque os observadores (eu incluído) não enviam documentação adequada.

Isto tudo para dizer que o comité não publica identificações alternativas aquela que tenha sido proposta pelo observador, salvo casos realmente excepcionais e com o consentimento do observador.


Exatamente!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VIII Empty Re: ID Gaivota VIII

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos