Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus audouinii - enigma

4 participantes

Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 04, 2018 8:20 pm

LARUS AUDOUINII - ENIGMA

Desde o final de Outubro passado, controlei 51 Larus audouinii com anilha portuguesa (anilhas azuis com código começado por P). Os locais de observação foram o sotavento algarvio (concelhos de Olhão, Tavira e VRSA) e as salinas de Isla Cristina, que ficam em Espanha a cerca de 10 km da foz do Guadiana.

Após uma análise do histórico das aves, apercebi-me de um aspecto que me faz alguma confusão: mais de metade das aves que controlei aqui na região foram anilhadas em 2010 e 2011. Se a isto juntarmos as aves de 2012, então estes três anos contribuem com 79% do total. O número de controlos de aves anilhadas em 2013 e nos anos seguintes é muito baixo (vide gráfico anexo).

Esta situação é especialmente estranha se tivermos em conta que o número de aves anilhadas em cada ano:
2010 - 98 aves anilhadas - taxa de controlo de 10,2%
2011 - 196 aves anilhadas - taxa de controlo de 9,2%
2012 - 301 aves anilhadas - taxa de controlo de 3,7%
2013 - 266 aves anilhadas - taxa de controlo de 2,3%

Para os anos posteriores a 2013 não tenho os números de aves anilhadas, mas o gráfico evidencia que a taxa de recuperação deverá ser ainda mais baixa.

O grande enigma: porque não são recuperadas as aves dos anos mais recentes?

No caso das aves de 2017 e 2016 ainda posso compreender que se trate de juvenis / imaturos que ficam pelos seus quartéis de invernada nos primeiros dos anos de vida e não apareçam por cá. Mas isso não explica as taxas decrescentes de recuperação que se tem verificado mesmo entre as aves mais velhas (anos 2015 e anteriores). O que será feito delas? Será que morrem mais? Será que vão nidificar para outras paragens? Será que invernam sobretudo nas costas africanas e as aves mais velhas é que ficam mais por cá?

Larus audouinii - enigma Larus_10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por pedro121 Dom Mar 04, 2018 8:43 pm

será que ainda anilham de modo significativo?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 04, 2018 8:59 pm

Creio que sim, porque depois de terem chegado ao P999 começaram a usar letras (A e E) em várias posições. Mas mesmo que o número de aves anilhadas tivesse diminuído ligeiramente, a questão aqui é a diminuição progressiva da taxa de controlo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por pedro121 Dom Mar 04, 2018 9:31 pm

é de facto estranho, o numero de audoin tem aumentado muito na costa atlantica mas é raro ver uma anilhada, seja portuguesa ou espanhola
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 05, 2018 12:10 am

espanholas vejo bastantes quando vou a Isla Cristina mas do lado português muito poucas, acho que elas sabem onde está a fronteira, lol

quanto ao resto, eu creio que deve haver muita invernada em Marrocos, mas há poucos dados...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por HL Seg Mar 05, 2018 10:24 am

Quanto ao esforço não faço ideia o quanto varia de ano para ano.
Mas, reforçando o que já foi dito, ao que parece os 1º invernos (e talvez outras classes etárias?), invernam sobretudo Sara Ocidental, isso pode explicar as poucas observações.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por pedro121 Seg Mar 05, 2018 11:04 am

HL escreveu:
Mas, reforçando o que já foi dito,  ao que parece os 1º invernos (e talvez outras classes etárias?), invernam sobretudo Sara Ocidental, isso pode explicar as poucas observações.

Mas, em Março-Abril o grosso das aves observadas na costa atlântica são imaturos, a teoria é que sobem para cima e são arrastados pelas fuscus.

Mas deveria causar também uma maior frequência dessas classes etárias no Algarve neste período, ou não?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 05, 2018 12:38 pm

a minha amostra vai de finais de Outubro a início de Março portanto apanha essencialmente o período de invernada, é possível que noutras épocas do ano apareçam outras classes etárias, talvez seja necessário recolher mais dados para perceber melhor o padrão
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 06, 2018 3:47 pm

A P215, anilhada em Junho de 2011, já foi reportada no Senegal em Outubro de 2014. Anexo mapa e histórico.

Tenho mais meia dúzia de controlos efectuados nas costas africanas, que irei colocando aqui, vamos ver se é possível concluir alguma coisa (a amostra é ainda muito pequena).

Larus audouinii - enigma P215_h10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Mar 06, 2018 3:55 pm

Excelente e interessante trabalho, Gonçalo!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por pedro121 Ter Mar 06, 2018 4:08 pm

Gonçalo Elias escreveu:a minha amostra vai de finais de Outubro a início de Março portanto apanha essencialmente o período de invernada, é possível que noutras épocas do ano apareçam outras classes etárias,

Pois, pode ser esse o problema, eu não observo no Algarve, por isso não sei das diferenças, mas aqui entre Março e Maio aparecem os 2 e 3cy e muito de vez em quando 1 adulto, depois em Agosto os juvenis do ano.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 06, 2018 4:17 pm

Pois eu não estou cá em Agosto e por isso não sei como é a dispersão pós-nupcial, imagino que haja muita bicharada em dispersão (mas não deve ser fácil encontrar sítios pouco perturbados para observar, talvez nalgumas salinas).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por pedro121 Qua Mar 07, 2018 10:03 am

Gonçalo Elias escreveu:Pois eu não estou cá em Agosto e por isso não sei como é a dispersão pós-nupcial, imagino que haja muita bicharada em dispersão (mas não deve ser fácil encontrar sítios pouco perturbados para observar, talvez nalgumas salinas).

Bem, mas estás em Março e Abril, pode ser que consigas apanhar os imaturos nessa altura.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Mar 07, 2018 11:12 am

Sim, eu tenho notado alguma rotação de anilhas nos últimos dias, o que sugere que esteja a haver passagem, mas os dados ainda não são suficientes para concluir isso.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Mar 07, 2018 8:55 pm

Em Cascais onde não é fácil encontrares uma ave anilhada e onde até nem existem muitas gaivotas, neste momento está cheio delas...
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Mar 07, 2018 9:30 pm

pois, os bichos em passagem seleccionam locais diferentes dos bichos que estão a invernar

Eu costumo fazer a seguinte analogia: quando vais de férias, escolhes cuidadosamente o local da tua estadia, tem de ser um local que te ofereça um mínimo de condições, onde te sintas bem para passar algum tempo, onde haja comida, pouca perturbação, etc.; mas quando estás em viagem, e sobretudo se a viagem for longa, tens de parar para descansar e comer, e se não conheceres nenhum sítio bom pelo caminho, então paras onde for possível, mesmo que as condições não sejam as ideais; eu julgo que com as aves acontece o mesmo, isto é, as aves em migração têm de fazer paragens pelo caminho para se alimentarem, e os sítios onde fazem as paragens podem não ser os ideais, mas por vezes é o sítio possível, param lá algum tempo para descansar e comer e depois seguem viagem. Isso explica porque é que muitos locais podem ter muitas aves durante as passagens e depois no Inverno estão quase vazios.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus audouinii - enigma Empty Re: Larus audouinii - enigma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos