Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garça branca grande - Nidificação

5 participantes

Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Jaime Pires Seg Abr 16, 2018 11:44 am

Olá
Desde há algum tempo que se discute se estas garças nidificam cá ou não? Eu tenho-as observado praticamente ao longo do ano (nos últimos 5 anos)  verificando que há aves grandes (adultas) e aves substancialmente mais pequenas (talvez juvenis).
Não sei se há alguém que tenha informação concreta sobre o assunto? Se não houver informação concreta será que poderíamos abrir uma discussão à volta deste assunto?
Cumprimentos
Jaime Pires
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por PNicolau Seg Abr 16, 2018 12:24 pm

As pequenas serão certamente outra espécie. Os juvenis voadores são do mesmo tamanho que os adultos.

Em todo o caso esta espécie já nidifica pelo menos no Boquilobo
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 16, 2018 12:39 pm

Eu tenho ouvido uns "zunzuns" sobre possível nidificação em diversos locais do vale do Tejo, mas não sei nada de muito concreto. E de qualquer forma neste país existe a tendência de esconder estas ocorrências, por isso as informações que circulam acabam por ser um bocado imprecisas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por João Tomás Seg Abr 16, 2018 2:19 pm

Gonçalo Elias escreveu:Eu tenho ouvido uns "zunzuns" sobre possível nidificação em diversos locais do vale do Tejo, mas não sei nada de muito concreto. E de qualquer forma neste país existe a tendência de esconder estas ocorrências, por isso as informações que circulam acabam por ser um bocado imprecisas.

Os chamados mitos.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 16, 2018 2:33 pm

Não sei se são mitos, o que acontece é que supostamente certas informações não são para espalhar mas depois este vai dizendo àquele e aquele diz ao outro e ao fim de algum tempo toda a gente sabe.

Como eu costumo dizer, "um segredo é algo que toda a gente sabe mas que só se diz a uma pessoa de cada vez".

Embora eu tenha dúvidas sobre as virtudes de estar a esconder a informação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por João Tomás Seg Abr 16, 2018 2:51 pm

Gonçalo Elias escreveu:Não sei se são mitos, o que acontece é que supostamente certas informações não são para espalhar mas depois este vai dizendo àquele e aquele diz ao outro e ao fim de algum tempo toda a gente sabe.

Como eu costumo dizer, "um segredo é algo que toda a gente sabe mas que só se diz a uma pessoa de cada vez".

Embora eu tenha dúvidas sobre as virtudes de estar a esconder a informação.

No final de contas toda a gente sabe mas muita gente não sabe a veracidade da informação.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 16, 2018 3:00 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Não sei se são mitos, o que acontece é que supostamente certas informações não são para espalhar mas depois este vai dizendo àquele e aquele diz ao outro e ao fim de algum tempo toda a gente sabe.

Como eu costumo dizer, "um segredo é algo que toda a gente sabe mas que só se diz a uma pessoa de cada vez".

Embora eu tenha dúvidas sobre as virtudes de estar a esconder a informação.

No final de contas toda a gente sabe mas muita gente não sabe a veracidade da informação.

sim, porque a informação não é oficial mas é na base do diz que disse
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por João Tomás Seg Abr 16, 2018 3:20 pm

Gonçalo Elias escreveu:sim, porque a informação não é oficial mas é na base do diz que disse

Lá está.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 16, 2018 3:31 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:sim, porque a informação não é oficial mas é na base do diz que disse

Lá está.

pirat
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Jaime Pires Seg Abr 16, 2018 5:44 pm

Será que teria sentido organizar qq coisa que nos desse uma ideia melhor sobre o assunto? O pessoal do ICN não costuma descolar muita coisa, por um lado porque está é uma área sensível (ninhos) e por outro porque eles não gostam muito de transmitir o conhecimento (experiência minha) a não ser que precisem de algo.

Pedro Nicolau escreveu:As pequenas serão certamente outra espécie. Os juvenis voadores são do mesmo tamanho que os adultos.
As juvenis não são pequenas mas como não nascem grandes é provável que ao sair do ninho ainda não sejam tão grandes como as adultas. É a isso que me refiro e isso tu já deves ter verificado também.

Mas seria interessante saber mais sobre o assunto. Aqui temos colónias com várias aves todas juntas como cegonha branca, garça real, garça branca pequena, carraceiro e colhereiro. Penso que o papa ratos também se junta. Será que a garça branca grande terá tendência a juntar-se a estas colónias ou nidificará isolada?
Haverá alguma informação sobre isto? Onde?
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por scirpaceus Ter Abr 17, 2018 3:49 am

No relatório de 2014 "Monitorização das espécies de aves aquáticas coloniais" elaborado pelo ICNF não é registada a nidificação desta espécie. Nas minhas observações como funcionário do ICNF, nunca registei a nidificação da espécie no Baixo Mondego, apesar de já a ter observado poisada durante longo tempo em ninhos antigos de Ardea cinerea em anos transactos.

Cumprimentos

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Jaime Pires Ter Abr 17, 2018 4:35 am

Obrigado Paulo. Tenho observado os locais de nidificação de colonias compostas pelas aves referidas atrás mas nunca me lembro de ver lá garças brancas grandes. No entanto parece estranho, admitindo que elas emigram, que sejam vistas ao longo do ano. 
Cumprimentos
Jaime Pires
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por scirpaceus Ter Abr 17, 2018 4:39 am

Possivelmente observas imaturos. Desde a década de 80 que observo Bubulcus ibis e Egretta garzetta ao longo de todo o ano no Baixo Mondego e só recentemente começaram a nidificar.
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por PNicolau Ter Abr 17, 2018 5:05 am

Alguém me disse que no Boquilobo havia já nidificação confirmada. Não me recordo quem, lá está a questão do Gonçalo.
Mas adultos em plumagem nupcial naquela zona já são observados há alguns anos, pelo que se calhar já começaram há uns tempos.

Jaime Pires escreveu:
Pedro Nicolau escreveu:As pequenas serão certamente outra espécie. Os juvenis voadores são do mesmo tamanho que os adultos.
As juvenis não são pequenas mas como não nascem grandes é provável que ao sair do ninho ainda não sejam tão grandes como as adultas. É a isso que me refiro e isso tu já deves ter verificado também.
Elas saem do ninho só quando voam, e nessa altura já são grande. Ou seja, são pequenas nas fases iniciais de crescimento, quando estão no ninho. Mas crescem depressa.
Garça branca grande - Nidificação Great-egret-juveniles-ardea-alba-juvenile-perched-tree-grabs-other-juvenile%C3%A2%E2%82%AC%E2%84%A2s-bill-43533545
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Jaime Pires Qui Abr 26, 2018 4:31 pm

Obrigado Pedro e Paulo.
Quando as fotografo (paradas)  pelo tamanho do bico, robustez do pescoço e até pelo tamanho do corpo tenho a percepção da diferença entre adultas e imaturas. Mas essa percepção pode ser errada.
Vou ver se arranjo tempo para dar mais atenção a alguns locais onde sei que nidificam varias aves deste tipo no sentido de verificar se alguma anda por ali... Sem perturbar muito porque esta altura é fogo...
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Garça branca grande - Nidificação Empty Re: Garça branca grande - Nidificação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos