Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual devo comprar?

5 participantes

Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Qual devo comprar?

Mensagem por MDBG Sex Jan 08, 2010 6:33 am

Boa tarde

Começei agora a me iniciar no "estudo" das aves, gostaria de comprar um livro com todas as espécies presentes em Portugal (mesmo as visitantes), e que contenha dados ao nivel da identificação destas e de aspectos de ecologia (habitats preferenciais, época de acasalamento, abundancia, distribuição), e claro com fotos ou ilustrações boas. Gostava tambem que o livro não fosse muito grande para que sirva de guia de campo.

Fui a algumas livrarias, mas nenhum dos livros me convençeu. Contudo em pesquisa na net vi alguns livros que me parecem interessantes:
-Fapas-- Guia de campo das Aves de Portugal e da Europa
-Everest-- Aves- Guia Claro e Simples para a sua Identificação

Gostava que me dessem uma ajuda na escolha de um livro e qual destes ultimos será o melhor?

Obrigado

MDBG

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por Carlos Vilhena Sex Jan 08, 2010 3:42 pm

Ora viva,

Em português e como guia de campo eu escolheria o guia do Fapas uma vez que a tradução do Collins esgotou.
Para saber um pouco de biologia das espécies de Portugal o " Atlas das Aves Nidificantes em Portugal" da Assírio & Alvim é bom para começar.


Um abç,

Carlos

http://www.amazon.co.uk/Collins-Bird-Guide-Lars-Svensson/dp/0007268149/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1254083152&sr=8-1


http://biblioteca.avesdeportugal.info/atlasdasaves.html
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por pedro121 Sáb Jan 09, 2010 6:31 am

Boas

Se estiveres á vontade com o ingles penso que a nova edição do Collins é o melhor para guia de campo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por scirpaceus Dom Jan 10, 2010 10:26 am

Eu tenho o Aves de Portugal e Europa editado pela FAPAS e lembro que é
um guia de 1992, com ilustrações de passeriformes que são na minha
opinião bastante más.

Se precisas de um guia para ires para o campo e começares a observar aves, podes comprar um qualquer.
Se pretendes ir para o campo observar aves e começar a identificá-las, só te aconselho o denominado Collins Bird Guide de Killian Mullarney, Lars Svensson, Dan Zetterstrom e Peter J. Grant.
Se comprares em lingua inglesa, penso que deves esperar um pouco (talvez um mês) e adquirir a segunda versão que traz melhorias em relação à primeira. Podes comprar em espanhol se tiveres dificuldade com o inglês. Em português não sei se haverá 2ª edição.

Tenho uma grande percentagem dos guias editados em lingua inglesa nos ultimos 15 anos, quase todos em inglês e aconselho o Collins Bird Guide se pretendes identificar aves no campo.

Abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por MDBG Sáb Jan 30, 2010 5:01 pm

Boa tarde

Muito obrigado pela vossa opinião. Já estive com o Atlas das Aves Nidificantes em Portugal, parece bem bom mas é um grande calhamaço.
Realmente sinto-me á vontade em Inglês, e acabei por mandar vir o collins birds guide Smile.
Já agora sabem-me dizer se tem referencia ao canto das aves, épocas de acasalamento, e forma de identificar as aves em voo? E em relação ás preferencias ecologicas das aves?

Abraço

Miguel Guimarães

MDBG

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Resposta

Mensagem por Carlos Vilhena Dom Jan 31, 2010 9:08 am

Ora Viva,


Realmente o Collins é apenas para identificação. Para as questões que colocas e para o Palerartico Ocidental eu recomendo os DVD,s do link abaixo mencionado apesar de caros.

http://www.birdguides.com/bwpi/

E já agora o generalista para biologia das aves que há versões em Português na FNAC.

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Life_of_Birds

Um abç,

Carlos
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por pedro121 Seg Fev 01, 2010 10:06 am

MDBG escreveu:Já agora sabem-me dizer se tem referencia ao canto das aves, épocas de acasalamento, e forma de identificar as aves em voo? E em relação ás preferencias ecologicas das aves?

Boas

O Collins tem referencias ao Canto e a formas de identificar as aves em voo quando tal é possivel, normalmente em relação as marinhas e as rapinas. Mas é um guia de identificação por isso é pobre no restante, no entanto tem alguma informação sobre o habitat em que as aves podem ser encontradas e sobre a epoca de migração das mesmas (mas em relação ao norte da europa).
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por Morais Qua Fev 03, 2010 2:42 am

Vejam este guia de aves com organização algo diferente. Ainda não tive oportunidade de o desfolhar, mas logo que possa darei uma opinião sobre o mesmo:

Qual devo comprar? Spacer3Clave de identificación de las aves de la Península Ibérica y Baleares
José Luis Parrado

Tundra 2009
114 páginasPVP: 15,95 €

Esta obra ofrece un sencillo método de identificación de las aves ibéricas por descarte, facilitando la asimilación de las características esenciales que permiten el reconocimiento de las diferentes especies, tanto a quienes se inician ahora en la observación de aves como a observadores más experimentados.
Mientras que las guías de campo convencionales suelen mostrar a las especies clasificadas por grupos taxonómicos, requiriendo un mínimo de conocimientos previos y de familiarización con dicha clasificación, este libro agrupa a las aves por sus características físicas más evidentes, formando así grupos más intuitivos desde el punto de vista del principiante: “aves con pico largo y curvo”, “aves de cola larga”, “paseriformes de cabeza oscura”, etc.
Con el apoyo de más de 425 ilustraciones y centrándose en los caracteres distintivos básicos de cada especie, expuestos de forma breve y sencilla, en lugar de con extensas y complicadas descripciones, esta clave adiestra en el procedimiento de identificación por comparación de caracteres objetivos, constituyendo así no sólo una obra que facilita el reconocimiento de las especies de aves ibéricas, sino también una herramienta de aprendizaje de la técnica de identificación, a la vez que un complemento ideal de las guías de campo.
Qual devo comprar? Spacer2
Qual devo comprar? Spacer
Otros datos de este libro:
Qual devo comprar? Dot1Edición:
Qual devo comprar? Dot1Plaza de Edición: Valencia
Qual devo comprar? Dot1Formato: 15.5 x 21 cm
Qual devo comprar? Dot1Encuadernación: Rústica
Qual devo comprar? Dot1Idioma: Castellano
Qual devo comprar? Dot1Materia: Flora y fauna
Morais
Morais

Número de Mensagens : 118
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 31/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Fev 03, 2010 12:58 pm

Viva,

Já agora, onde adquiriste este livro?
Parece-me interessante.

Um abç,

Carlos

http://tundraediciones.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por Morais Qui Fev 04, 2010 1:53 am

Tens acima o link "flora e fauna", que te faz entrar directamente na livraria Desnivel, espanhola de gema, e que funciona muito bem para compras on line. Com um só livro, os portes podem ser relativamente pesados.
Ou então aqui, para o geral (mas entras melhor logo pela fauna):
http://www.desnivel.com/
Um abraço
Morais
Morais

Número de Mensagens : 118
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 31/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por MDBG Seg Mar 15, 2010 1:34 pm

Muito obrigado a todos pela preciosa ajuda.
O livro espanhol parece muito porreiro, posteriormente gostaria de saber se é bom ou não, por alguém que o tenha lido mais em pormenor.

Ainda não recebi o Collins Crying or Very sad ...

Abraço

MDBG

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual devo comprar? Empty Re: Qual devo comprar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos