Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

+19
Lemuel Silva
Paulo Lemos
patriciaeluis
Miguelito
fsjf
José Frade
Miguel Gaspar
paulo dias
onorio
Rafael Matias
L_Almeida
Júlio Neto
João Dias
Gonçalo Elias
SaraCarvalho
pedro121
raquelst
joãom
Francisco Barros
23 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Francisco Barros Qua Out 24, 2007 6:36 am

Boas pessoal,
Alguem sabe como está actualmente a distribuição de Psittacula krameri em Portugal?

Para alem da grande Lisboa, já durante os trabalhos de campo do novo Atlas, tinha detectado esta espécie na zona de Ota (bem como outro observador a detectou na zona do Cartaxo). Actualmente, para alem de contactos assíduos nesta mesma zona, ontem dia 23-10-2007, observei 2 exemplares perto de Quebradas quando me deslocava para Rio Maior.
O ano passado foi-me comentado a abservação de bandos desta espécie nas lezirias de Azambuja e Alcácer do Sal em campos de milho e girassol durante a caça às rolas...

Estará esta espécie a expandir-se para fora dos grandes centros urbanos??

Cumprimentos,
Francisco Barros
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por joãom Sex Out 26, 2007 2:43 pm

Boa noite.

Eu moro na zona de Mafra, mesmo no litoral, a 2 km do mar e vi á quatro anos, no Inverno, 2 exemplares a comer de uma espiga de sorgo. O que eu pensei foi que, como estavamos no Inverno, havia maior escassez de alimento e eles procuram alimento em zonas mais distantes, tendo por isso, sido avistados por mim nesta zona e no Inverno. Quanto a esses avistamentos que refere, são prováveis expansões dessas populações que anteriormente se circuscreviam aos centros urbanos, mas que agora se estão a expandir.

joãom

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Psittacula krameri - juvenil?

Mensagem por raquelst Qua Ago 26, 2009 4:49 am

Bom dia

No fds passado, no Jardim Botânico Tropical (Lisboa, Belém) encontrei esta ave (link abaixo) pousada numa das árvores, lado a lado com um gaio. Pareceu-me um juvenil por ter umas cores menos vivas, uma cauda mais curta e inexistência de colar, pelo menos acentuado.


Qual a vossa opinião?

cps

Raquel Tavares

http://www.flickr.com/photos/rstavares/3849157717/

raquelst

Número de Mensagens : 30
Idade : 46
Local : Seixal, Castelo Branco
Data de inscrição : 06/05/2008

http://www.flickr.com/photos/rstavares/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 26, 2009 5:34 am

raquelst escreveu: Pareceu-me um juvenil por ter umas cores menos vivas, uma cauda mais curta e inexistência de colar, pelo menos acentuado.

Boas, é possível ser um juvenil de P. krameri manillensis deste ano, mas parece-me mais uma fêmea ou um imaturo em muda(só são adultos com 3 anos), os juvenis deste ano não deveria ter a mandíbula superior desta cor, mas também pode ser por ter algum sangue de P. k. krameri essa subespécie tem o bico mais escuro e existem alguns em Lisboa nos jardins do Museu do traje, por isso...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por SaraCarvalho Qua Ago 18, 2010 4:42 pm

Em Oeiras, nos Jardins do Marquês, vive uma colonia de Psittacula krameri há já pelo menos 3 anos.

Recentemente (há uns meses) têm saido do jardim o que não era hábito e voam em bando para outros locais da vila de Oeiras, qualquer árvore serve mesmo aquelas no meio de parques de estacionamento.
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 18, 2010 4:51 pm

Olá Sara,

Quando escreves colónia queres dizer que há ninhos ou trata-se apenas de um dormitório?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por SaraCarvalho Qua Ago 18, 2010 4:55 pm

Pergunta ignorante: o dormitório não é nos ninhos?
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 18, 2010 5:37 pm

Depende das espécies.

Durante a época dos ninhos quase todas as aves dormem nos ninhos ou nas suas imediações. Após a época de reprodução, a maioria das espécies de aves abandona os ninhos e pode formar dormitórios noutros locais.

No caso dos Psittacula não sei exactamente o que acontece, mas tenho ideia que os dormitórios são em locais diferentes dos de cria. De qualquer forma, por se tratar de uma exótica é preciso ver que a época dos ninhos pode não coincidir com a das espécies autóctones, por isso antes de mais será necessário descobrir se estão a criar.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por SaraCarvalho Qua Ago 18, 2010 5:43 pm

As arvores do jardim são muito altas, é dificil principalmente para mim que não tenho experiencia nenhuma, ver se existem ninhos, no entanto eles estão lá 24h sobre 24h quase de certeza absoluta.
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por pedro121 Qui Ago 19, 2010 3:12 am

Gonçalo Elias escreveu:

No caso dos Psittacula não sei exactamente o que acontece, mas tenho ideia que os dormitórios são em locais diferentes dos de cria. De qualquer forma, por se tratar de uma exótica é preciso ver que a época dos ninhos pode não coincidir com a das espécies autóctones, por isso antes de mais será necessário descobrir se estão a criar.

Boas


Fora da época de criação eles constituem um bando que dorme sempre junto numa arvore dormitório, depois separam-se em pequenos bandos durante o dia para procurarem comida, a época de reprodução varia conforme a subespécie, como os nossos são maioritariamente Psittacula krameri manillensis a época de criação deve ser de Fevereiro a Maio, mas eles podem fazer uma segunda postura se a primeira falhar por isso é possível que a época de criação se estenda, para alem disso alguns dos núcleos como o do Museu do traje tem indivíduos da subespécie nominal Psittacula krameri krameri que podem ter uma época de reprodução mais tardia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por João Dias Qui Ago 19, 2010 4:38 am

Posso dizer que se nos deslocar-mos aos Jardins do Marquês ou à estação agronómica de Oeiras, podemos encontrar estes bichanos. A reprodução deve estar assegurada, tenho na certeza, e não é raro enc0ontrar a voar 4 ou 5 pássaros pela zona. Acho que estabeleceram uma zona de reprodução nos Jardins do Marquês, mas não tenho bem a certeza. Já cheguei a ter um ou dois pássaros na árvore ao lado da minha sala de aula. Claro que o pessoal foi todo ver e ficaram admirados.

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Júlio Neto Qui Ago 19, 2010 12:20 pm

Ontem, 18-08-2010 vi um em Aveiro, e já por várias vezes os vi em Salreu.
J.
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Estádio Universitário

Mensagem por L_Almeida Ter Ago 24, 2010 4:16 am

Olá a todos

Já observei alguns indivíduos desta espécie a esvoaçar de árvore em árvore no Estádio Universitário, em frente à Aula Magna. Não posso confirmar a permanência no local.

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por SaraCarvalho Qua Dez 15, 2010 5:53 pm

Gonçalo Elias escreveu:Depende das espécies.

Durante a época dos ninhos quase todas as aves dormem nos ninhos ou nas suas imediações. Após a época de reprodução, a maioria das espécies de aves abandona os ninhos e pode formar dormitórios noutros locais.

No caso dos Psittacula não sei exactamente o que acontece, mas tenho ideia que os dormitórios são em locais diferentes dos de cria. De qualquer forma, por se tratar de uma exótica é preciso ver que a época dos ninhos pode não coincidir com a das espécies autóctones, por isso antes de mais será necessário descobrir se estão a criar.

1 abraço,
Gonçalo

Em relação a este assunto tenho quase 99% de certeza que se estão a criar, isto porque já tirei fotos de adultos sem anilha, que estão aqui postadas noutro tópico e porque se mantêm no mesmo local desde Agosto (de certeza! talvez há mais tempo mas não o posso confirmar)

Alguém sabe qual a distância que estas aves se podem afastar, do dormitório, durante o dia?
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por SaraCarvalho Qua Dez 15, 2010 6:25 pm

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) 20101215182257-eea4787e

É frequente a passagem do A para o C e vice-versa durante o dia todo.
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Rafael Matias Qui Dez 16, 2010 10:12 am

Olá Sara,
observações bastante interessantes. Em Portugal, a espécie pode afastar-se consideravelmente do dormitório durante o dia para se alimentar, especialmente fora da época de reprodução. Distâncias prováveis de 11 km já foram registadas para as aves do Jardim da Estrela (a alimentar-se em Queluz).
A este propósito podes ver mais informação em:
R. Matias 2008. Censos de Periquito-rabijunco Psittacula krameri no Jardim da Estrela, Lisboa. Airo 18: 24-28.
Boas observações,
Rafael

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por onorio Qui Dez 16, 2010 11:38 am

Desde que observei um na ponta da erva ja estou por tudo.

onorio

Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.flickr.com/photos/xonoriox

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Rafael Matias Qui Dez 16, 2010 7:21 pm

A espécie é regular na Ponta da Erva e é provável que nidifique na zona. Há já uns 10 anos vi um periquito-de-colar na zona de "38 moios" que voou ganhando altura progressivamente até o perder de vista, mantendo a direcção clara de Lisboa (atravessou o Tejo) antes do pôr-do-sol e na altura fiquei com a ideia que era provável que fosse para o dormitório do Jardim da Estrela, que era o único conhecido à data na região (mas claro que não foi possível confirmar). Hoje em dia há mais dormitórios noutros sítios pelo que a situação não é tão clara.

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 27, 2011 10:16 am

De acordo com um comentário de ontem na página Facebook do Aves de Portugal, a espécie já é regular na zona do Entroncamento.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por paulo dias Ter Dez 27, 2011 6:32 pm

Boas
Esta espécie têm uma colónia barulhenta no Parque da Cidade do Porto e já observei em vários jardins e zonas arborizadas dentro da cidade. Encontrei este artigo do Público http://m.publico.pt/Detail/1526430

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 27, 2011 6:43 pm

Obrigado Paulo, esta notícia já foi adicionada na nossa sala de notícias:

https://aves.forumeiros.com/t6579-que-misteriosas-aves-verdes-e-estridentes-sao-estas-que-invadiram-lisboa
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por paulo dias Ter Dez 27, 2011 6:48 pm

Boas
Gonçalo Elias escreveu:Obrigado Paulo, esta notícia já foi adicionada na nossa sala de notícias:

https://aves.forumeiros.com/t6579-que-misteriosas-aves-verdes-e-estridentes-sao-estas-que-invadiram-lisboa
Sorry Embarassed
Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Miguel Gaspar Qua Dez 28, 2011 9:41 am

Vivam,

só mais uma "achega" relativamente às observações na zona do Entroncamento...
Já os vi por várias vezes, junto ao palácio da Quinta da Cardiga (Golegã/VNBarquinha).

Miguel Gaspar

Número de Mensagens : 57
Idade : 50
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por paulo dias Sáb Mar 17, 2012 11:18 am

Boas
Hoje observei um na zona industrial da Maia, sobre eucaliptal junto á Porto Editora.

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 18, 2012 4:17 pm

paulo, já vi várias referências à presença desta espécie na Maia.

Consegues quantificar a população local?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri) Empty Re: ESPÉCIE: Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos