Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águia de Bonelli no Oeste

5 participantes

Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Francisco Barros Qua Out 24, 2007 7:00 am

Boas,
Por acaso alguem tem registos de Bonelli na zona Oeste durante a época de cria e com indícios de nidificação?

Bom... a pergunta tem a ver com o seguinte:

O ultimo ano cujo ninho conhecido de Montejunto foi ocupado, remonta a 1999. Daí para cá, embora a espécie seja observada com certa regularidade nesta zona (até por cima da minha casa Cool ), praticamente desaparece durante a época de reprodução, embora com uma ou outra observação esporádica de um indivíduo ou de um par.
Existem várias observações minhas e do Paulo Marques (ultimamente, mais do Paulo Marques...) de juvenis do ano e adultos com juvenis a partir dos meados de julho.

Onde nidificarão estas "gajas"?

Em 2005, foi observado por mim um exemplar em época de cria, perto de Torres Vedras. Por mais que "batesse" aquelas pequenas escarpas daquela zona, nada encontrei.
As escarpas de Montejunto, idem...

Será que andamos direccionados para escarpas e os bichos resolveram pregar-nos a partida nidificando em árvores?? scratch

Cumprimentos,
Francisco Barros
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 24, 2007 10:31 am

Olá Francisco,

Tenho ideia que há (ou havia) um casal na Tapada de Mafra, mas desconheço quaisquer pormenores quanto ao local ou ao habitat de nidificação.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Francisco Barros Qua Out 24, 2007 11:02 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá Francisco,

Tenho ideia que há (ou havia) um casal na Tapada de Mafra, mas desconheço quaisquer pormenores quanto ao local ou ao habitat de nidificação.

1 abraço,
Gonçalo

Sim Gonçalo, creio que ainda existe esse casal e pelas informações que me chegaram, parece que nidifica em árvore.

Mas eu estou a excluir esse...
Estou convencido não se tratarem dos mesmos indivíduos. Acredito que estes referidos no meu 1º post nidifiquem mais a norte... agora onde... scratch

Abraço,
Francisco
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Alexandre_Leitão Qua Out 24, 2007 4:36 pm

Caro Francisco:

Para além de confirmar a existência desse ninho na Tapada de Mafra (não sei se ocupado nos últimos 2 anos), tenho 2 registos de 1 casal em Junho de 2005, junto à estrada que desce do alto para Vila Verde dos Francos (mais propriamente sobre esse vale à direita da estrada). Mas não observei juvenis.
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Francisco Barros Qua Out 24, 2007 6:05 pm

Alexandre_Leitão escreveu:Caro Francisco:

Para além de confirmar a existência desse ninho na Tapada de Mafra (não sei se ocupado nos últimos 2 anos), tenho 2 registos de 1 casal em Junho de 2005, junto à estrada que desce do alto para Vila Verde dos Francos (mais propriamente sobre esse vale à direita da estrada). Mas não observei juvenis.

Boas Alexandre,
Queres dizer, junto ao Casal do Chorão, para o lado do Vale do Pereiro (à direita de quem desce- ou seja, de norte para sul) ?

Já agora em que data de junho (mais ou menos) ?? Wink

É que é nessa zona em que se observaram a maioria dos juvenis nestes ultimos anos, mas em Julho... scratch

Mas em nenhuma das escarpas proximas havia indicios de nidificação...

Esse casal (?) também foi observado noutros locais de Montejunto (raras vezes...), mas o que me intriga aqui é mesmo o facto de haver observações de um par (presumivel casal (?)) em época de cria que depois deixa de ser observado como por magia... depois mais tarde aparecem juvenis ou adultos com juvenis...
As Bonellis de Montejunto parecem-me dar um bom caso para CSI... Rolling Eyes

Ás tantas a "coisa" até não será assim tão "alienígena"... o problema é que o pessoal não tem tempo para fazer "marcação cerrada" e seguir assiduamente os bichos (falo por mim...)...
Quem me diz que esse casal não optou por nidificar em árvore num local próximo a Montejunto e tem relação com este apenas como local de alimentação??
Mas é a tal coisa... a falta de tempo é um grande inimigo!!...

Mas como diz um Guarda Auxiliar qui da região (por outras razões, como é lógico...):
- "Elas cegam-nos!..."...

Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Luís Venâncio Qui Out 25, 2007 3:37 am

Talvez o mapa que aparece neste link ajude: http://www.ceai.pt/lifebonelli/index.html

Cumprimentos,
Luís Venâncio

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Francisco Barros Sex Out 26, 2007 10:35 pm

Luís Venâncio escreveu:Talvez o mapa que aparece neste link ajude: http://www.ceai.pt/lifebonelli/index.html

Cumprimentos,
Luís Venâncio

Boas,

Não me parece...

O mapa indica-me os ninhos de Montejunto e PNSAC localizados em escarpa.
Ambos estão desocupados há 7 anos e 12/13 anos, respectivamente. Um já caiu e o outro está completamente degradado...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por jvicente Ter Jan 08, 2008 2:48 pm

Boas!

É com muito prazer q me estreio neste prazenteiro fórum.. Ainda pra mais encontrei logo um tópico (este!) referente a um assunto q me interessa particularmente: Hieraaetus fasciatus na região Oeste. E ver q o tópico foi iniciado por Francisco Barros foi um pouco como a cereja no topo do bolo. lol!!! Guardo religiosamente a minha cópia do Atlas das Aves nidificantes na Serra de Montejunto.

De facto é um autentico mistério a localização do ninho do casal de Montejunto. Desde á alguns anos tb me interrogo acerca disto. Já calcorreei por diversas vezes, particularmente em 2003, 2004 e 2005, zonas adjacentes à serra como as Termas dos Cucos, Canhão da Rib. de Ota, Monte Redondo (Ota), etc.. Apenas no Canhão da Ota, em 2004, avistei uma única vez um adulto a grande altitude..
Tb acredito que o casal poderá ter adquirido hábitos de nidificação arborícolas, seguindo um pouco a tendencia generalizada da população da zona Sul do país.. Neste caso existirão várias zonas com condições favoráveis. A nidificação em árvore não seria de espantar tendo em conta a existência de dois casais "arborícolas" mais a sul (Sintra e Mafra).

No site da Tapada de Mafra encontrei a info transcrita, (http://www.tapadademafra.pt/index.php?mod=articles&action=viewArticle&article_id=126&category_id=76)
"Na Tapada de Mafra, inicia os seus voos nupciais por volta de Outubro/Novembro, regressando à área de nidificação onde reconstrói o ninho. Há mais de 15 anos que nidifica no Pinhal da Chanquinha, tendo já construído 3 ninhos diferentes, todos em árvores (pinheiros-bravos ou mansos de grandes dimensões)."

Depois de um interregno de dois anos ando com vontade de voltar à carga e bater campo no nosso "wild west".. Acredito, q apesar de fortemente humanizada esta região poderá ainda esconder verdadeiras surpresas.

Se souber de novidades vou escrevendo-as por aqui.

PS.: Será impressão minha ou cada vez é mais fácil observar casais de cobreiras nesta zona? Nas imediações de Bucelas então.....


Abraços!
Jorge Vicente
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Alexandre_Leitão Seg Jan 14, 2008 3:33 pm

DEpois de uma longuíssima ausência, aqui vai:

Francisco: as datas não as recordo, e não encontro o caderno de campo onde as tinha assente (o que me deixou furioso). Recordo-me de ver os dois adultos juntos (o que me levou a pensar que não deveriam ter crias, pois em Junho andam a caçar freneticamente para alimentar as crias pré-voadoras, ou recém-voadoras).

Segundo o que me aprcebi ao trabalhar com as águias no Caldeirão, ao mínimo sinal de perturbação durante a fase de assentamento, as águias procuram alternativas. Podem construir um ninho de raíz extremamente rápido. Inclusive, pode iniciar a construção de uma nova plataforma, mesmo que estejam a reconstruir um ninho antigo.

À luz das mais recentes mensagens, fica a ideia (partilhada) de que terão optado pelas árvores (ainda para mais, se a perturbação se mantém nas zonas escarpadas). Em finais de Outubro, estive a olhar atentamente (embora de longe) para as escarpas viradas para a Abrigada, e rien! Nem no Canhão da Ota. Simplesmente podem ter abandonado o território.

Cumprimentos a todos
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia de Bonelli no Oeste Empty Re: Águia de Bonelli no Oeste

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos