Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de id - chapim

+14
Rogerio
José Frade
pedrocardia
Flávio Oliveira
lrodrigues
Tissot
Marcio Cachapela
Tiago Pina Guerreiro
Gilberto Pinelas
pedro121
PNicolau
Gonçalo Elias
HL
Jaime Pires
18 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Pedido de id - chapim

Mensagem por Jaime Pires Dom Dez 02, 2018 4:12 pm

Mora 2 Dez 2018
Poderá tratar-se de um Cyanistes teneriffae. Agradeço desde já...

Pedido de id - chapim K_jp2058
Pedido de id - chapim L_jp2011
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por HL Dom Dez 02, 2018 5:23 pm

Não. Cor fo manto não é compatível.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 03, 2018 12:40 am

Jaime Pires escreveu:Mora 2 Dez 2018
Poderá tratar-se de um Cyanistes teneriffae.

Jaime as espécies endémicas insulares terrestres normalmente não ocorrem fora da sua área de distribuição.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por PNicolau Seg Dez 03, 2018 12:42 am

Gonçalo Elias escreveu:
Jaime Pires escreveu:Mora 2 Dez 2018
Poderá tratar-se de um Cyanistes teneriffae.

Jaime as espécies endémicas insulares terrestres normalmente não ocorrem fora da sua área de distribuição.
O chapim ocorre em Marrocos, Gonçalo. Quem sabe
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Jaime Pires Seg Dez 03, 2018 1:32 am

Não queria gerar outra polémica com mais um caso. Mas acho que deveríamos analisa-lo com calma.
Como devem calcular tenho fotografado centenas de chapins azul pois é uma ave regular por aqui. Esse ontem chamou-me a atenção (nem sei bem porquê) quando andava atrás dos tordos.
E como devem calcular também não coloquei aqui a hipótese sem primeiro a analisar, quer do ponto de vista da imagem quer do ponto de vista da probabilidade...
Depois ele ocorre no norte de África e está essencialmente presente em todas as ilhas canárias.
Será ele endémico das canárias e já chegou a África? Ou é endémico de África e chegou e propagou-se nas Canárias?
E porque é que não pode ter chegado a Portugal?
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por PNicolau Seg Dez 03, 2018 1:34 am

Como o Hugo disse, ele tem o dorso verde e não azul. Eu concordo que ele tem um padrão facial forte, mas isto de vez em quando ocorre na espécie.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por pedro121 Seg Dez 03, 2018 2:22 am

Gonçalo Elias escreveu:
Jaime Pires escreveu:Mora 2 Dez 2018
Poderá tratar-se de um Cyanistes teneriffae.

Jaime as espécies endémicas insulares terrestres normalmente não ocorrem fora da sua área de distribuição.

Como já foi dito a espécie ocorre no norte de África, e penso que há um registo no sul de Espanha.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 03, 2018 3:29 am

Pois têm todos razão, eu é que não me lembrei que esta era a subespécie no norte de África e só a associei às Canárias Very Happy

obviamente que a partir do momento em que ocorre no norte de África já não estamos a falar de insularidade.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Dez 03, 2018 11:27 am

Parabéns, Jaime Pires!

Um “teneriffae” bem apanhado!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Jaime Pires Seg Dez 03, 2018 11:33 am

Bem..Para podermos descartar ou considerar a ave qual deveria ser o procedimento ou que passos poderiamos dar ainda. Eu já pensei voltar ao local para ver se a via outra vez. Por outro lado e depois de pensar melhor sobre o assunto recordei-me que foi um som que me chamou a atenção e me levou até ao chapim. Sei que gravei alguma coisa mas não tenho a certeza que fosse o chapim.
De notar que eram cerca das 8,30h e estava muito nevoeiro.....mas a 2ª foto foi tirada a 3/4 metros. Tenho mais uma foto ou duas mas tiradas mais longe. À distancia da segunda foto, cerca de 10 metros.
O que é que acham?
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Seg Dez 03, 2018 11:57 am

Não é, olha o dorso, como já foi referido. Está dentro da variação, como também já foi referido. Wink

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por pedro121 Seg Dez 03, 2018 12:29 pm

Jaime Pires escreveu:
O que é que acham?

O dorso é azul? não é, portanto é dos nossos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Marcio Cachapela Seg Dez 03, 2018 12:30 pm

esta ave têm barra alar branca, vê-se na 1ª foto, no teneriffae esta não existe a não ser no juvenil.
O dorso é esverdeado, enquanto no teneriffae pelas fotos que vi no ebird, recorrendo ao guia de aves e pesquisa no google pelo nome cientifico, é sempre azulado/acinzentado.
A coroa realmente é mais escura que no caeruleus, o que me leva a pensar noutra subespécie, o ultramarinus, que no guia de aves é chamado chapim azul africano, sendo a zona de distribuição o NO de África, sendo que este apresenta barra alar branca, mas mesmo esta têm dorso azulado das fotos que vi.
Se olharmos com atenção para o padrão da cabeça da segunda foto do Jaime nota-se que a lista ocular e a risca no peito são pretas, enquanto que a coroa será de um azul muito escuro, não preto.

Resumindo esta ave para mim estaria mais perto de ultramarinus do que que teneriffae, mas realmente o dorso é muito esverdeado, por isso provavelmente será um caeruleus mais escuro na cabeça.




Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Jaime Pires Seg Dez 03, 2018 2:17 pm

Vamos lá então (alimentando a discussão sem procurar confrontação):
1- Não se fazem só registos de aves no ebird. Há outros sítios onde isso acontece e há muitas aves que são fotografadas e não registadas.
2 - Quando coloquei a hipótese queria referir-me ao ultramarino, sim. No livro que uso (guia das aves do Lars Svenson), tem no título do texto Chapim-azul-africano Cyanistes cyanus . Daí não ter dado atenção a esse detalhe.
3 - Em diversos sítios de Internet que visitei encontrei várias fotos feitas nas Canárias em que o dorso não é azul. O que não encontrei foi nenhum chapim azul com cabeça preta..
4 - A barra alar branca também aparece em aves das canárias.
https://www.birdforum.net/opus/Image:African_Blue_Tit-degener-Fuerteventura-by-Steenl.jpg
5 - Como já foi dito há fotos de aves destas desde as Canárias até à Ilha de Pantelaria (entre a Tunisia e a Itália). Há muitas de Espanha mas só encontrei das Canárias
6 - Concordo que, de facto se lhe tirássemos a cabeça (desculpem o termo) até se poderia considerar simplesmente um chapim azul.

Também coloquei a hipótese de melanismo. Não encontrei nenhum caso parecido.
Será que poderia ser um caeruleus teneriffae? Eeheheh.
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por HL Seg Dez 03, 2018 5:05 pm

Para mim é um caeruleus.
Tentando responder aos pontos:
1 - Convêm que as fontes onde se consultam fotos estejam sujeitas a algum escrutínio por parte da comunidade para se corrigirem más ID. As fotos do ebird estão,  por isso pode ser uma boa fonte de informação.
O manto parece-me ter tons verdes o que exclui C. ultramarinus.
2 - não consigo ver as caracteristicas referidas no livro para ultramarinus nas tuas fotos.
3 - nos C. u. ultramarimus e nos C. u. teneriffae o dorso não é verde/esverdeado segundo Svensson e colegas. A coroa da ave da foto está longe de ser preta.
4 - A ausência de barra alar só é importante se estivermos a considerar C. u. teneriffae.
6 - A cor da coroa pode parecer mais escura, mas julgo que é efeito da luz. Tivesse a foto sido feita ao sol e acho que nao havia dúvidas de ser um C. caeruleus.


Última edição por HL em Ter Dez 04, 2018 11:16 am, editado 1 vez(es)
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 03, 2018 10:54 pm

HL escreveu:1 - Convêm que as fontes onde se consultam fotos estejam sujeitas a algum escrutínio por parte da comunidade para se corrigirem más ID. As fotos do ebird estão,  por isso pode ser uma boa fonte de informação.

Creio que é bom ter alguma prudência neste ponto, o que não falta no ebird são fotos mal identificadas e não nos esqueçamos que muitas delas passam sem escrutínio e só são descobertas muito mais tarde (no limite podem nunca o ser). Não estou a dizer que o ebird é uma má fonte de informação no que se refere a fotos, é certo que a maior parte das fotos tem boas id., apenas saliento que também há lá "lixo".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por pedro121 Ter Dez 04, 2018 1:39 am

Gonçalo Elias escreveu:
Creio que é bom ter alguma prudência neste ponto, o que não falta no ebird são fotos mal identificadas e não nos esqueçamos que muitas delas passam sem escrutínio e só são descobertas muito mais tarde (no limite podem nunca o ser). Não estou a dizer que o ebird é uma má fonte de informação no que se refere a fotos, é certo que a maior parte das fotos tem boas id., apenas saliento que também há lá "lixo".

Correcto, particularmente em relação a espécies comuns há erros, e se for subespécies comuns há mais ainda.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por HL Ter Dez 04, 2018 2:34 am

Gonçalo Elias escreveu:Não estou a dizer que o ebird é uma má fonte de informação no que se refere a fotos, é certo que a maior parte das fotos tem boas id., apenas saliento que também há lá "lixo".
Completamente de acordo, mas não fui claro.
1 - Convêm que as fontes onde se consultam fotos estejam sujeitas a algum escrutínio por parte da comunidade para se corrigirem más ID. As fotos do ebird estão, por isso pode ser uma boa fonte de informação, apesar de tambemter erros de ID.
(PS: de quando a quando corro as imagens carregadas para Beja, e é raro encontrar erros de ID, talvez noutro contexto geográfico seja diferente, uma vez que aqui não há muitos contribuidores).
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 04, 2018 7:01 am

Se a memória não me atraiçoa, ensinaram-me aqui que, na avaliação de uma ave para atribuição de ID, não seria desejável alicerçarmo-nos numa só característica/pormenor. Certo?

Dito isto, parece-me demasiado redutor dizermos que, pelo facto desta ave apresentar um manto esverdeado/acinzentado ou uma barra alar branca, não pode ser um “cyanistes teneriffae”, tanto mais sabendo nós que existem outras subespécies que, pelas suas subtis diferenças ou variações, e digo variações, porque as mesmas também se aplicam no sentido inverso, convém não esquecermos isso, ainda assim, podem perfeitamente encaixar nesta ave apresentada pelo Jaime. E, depois, esta ave, na minha opinião, apresenta outras características que em nada abonam no sentido de “Cyanistes caeruleus”. Refiro-me, sobretudo, á evidência da robustez e comprimento do seu bico; á coroa azul escura, contrastante e bem definida; á mascara facial, também ela bem marcada e contrastante, e á barra alar branca que em nada compromete, face ás possibilidades.

As diferenças são notórias:

Pedido de id - chapim Herrerilo-africano-vs-herrerillo-comum

Pedido de id - chapim Subespecies
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por PNicolau Ter Dez 04, 2018 8:11 am

Se a memória não me atraiçoa, ensinaram-me aqui que, na avaliação de uma ave para atribuição de ID, não seria desejável alicerçarmo-nos numa só característica/pormenor. Certo?
Não convém é ignorar a principal característica diagnosticante, que neste caso é o dorso azul.
Não convém é focarmo-nos só no que apoia a nossa teoria, e ignorar tudo o resto como se não existisse.
Não convém é ignorar os argumentos de todas as outras pessoas e dizer "Parabéns Jaime, viste um primeiro para Portugal e um segundo para a Europa continental", mesmo quando essa ave falha a característica diagnosticante número 1.

Esta ave é um chapim-azul com um bico relativamente forte e um padrão facial algo forte também. A coroa não é escura, a luz sim é fraca, mas a coroa é um azul normal que esperaríamos ver num chapim-azul nestas condições. A lista loral entre o olho e a coroa é também demasiado ténue em comparação com teneriffae.

Estas aves ocorrem de vez em quando. Acredite-se, ou não, há variação nesta ave imensamente comum.
EXEMPLO
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por pedro121 Ter Dez 04, 2018 8:15 am

Gilberto Pinelas escreveu:Se a memória não me atraiçoa, ensinaram-me aqui que, na avaliação de uma ave para atribuição de ID, não seria desejável alicerçarmo-nos numa só característica/pormenor. Certo?

Certo, certo, pergunto só uma coisa, concordas que a ave está com a plumagem molhada?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 04, 2018 10:58 am

Pois, PNicolau, claro, não convém...

O que também não convém ignorar, é que, também existe um “cyanistes teneriffae ombriosus”, cuja característica diagnosticante também é o dorso esverdeado, e que, nada me diz que não possa ter chegado até nós. Tu consegues provar o contrário?

O que também não convém ignorar, PNicolau, é pensares e admitires que, acertadamente ou erroneamente, os outros também podem ter as suas teorias, construir as suas teses e emitir opinião. Em suma: também podem sonhar, se for caso disso. Ou só tu é que és dono da verdade absoluta e nunca erras/falhas?

O que convém dizer também, PNicolau, é que tu presumes algo, neste caso sobre as intenções das pessoas, e tem que ser automaticamente “lei”, tem que ser uma verdade absoluta. Mas é apenas a tua verdade e tu nem te apercebes disso. Contigo nunca há ou raramente há uma discussão saudável, calma e aprofundada. Tu sabes “tudo”. Realmente é fantástico. Mas, infelizmente para ti e felizmente para muitos de nós, onde me incluo, a realidade é outra. Eu aceito e respeito a opinião de todos, e assim aprendo. Tu confundes discussão no intuito de aprendizagem com afrontamento. E mais: sim, felicitei o Jaime, porque, para além de não fazer a mínima ideia se esta ave seria a primeira para Portugal e muito menos a segunda para a Europa, sei o quanto é importante incentivarmos uma pessoa…

Sim, também já percebi que para ti convém que seja um mero chapim-azul. Embora me apeteça, não vou discutir contigo os pormenores que invocas. Não vale a pena. É a tua opinião e eu respeito, mas com os argumentos que apresentas, em nada se sobrepõe aquela que tenho, distinta.

Pois, mas não te esqueças que a essa variação também pode acontecer no sentido inverso, ou seja: se no chapim-azul pode ocorrer, como dizes, no chapim-azul-africano, idem. Ou não será assim?

Dito isto, mantenho a minha opinião até que, com outro tipo de provas, consigas provar-nos o contrário. Se eu estiver enganado, sou o primeiro a dar a mão á palmatória.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 04, 2018 10:59 am

Sim, PRamalho, concordo que esteja molhada ou orvalhada. No entanto, se reparares melhor, na minha opinião, de forma insuficiente para que pudesse alterar radicalmente a cor e nos induzisse em erro. A ave do Jaime é diferente…

Dá uma olhadela nisto:

Pedido de id - chapim A3ae8d4c-873c-48ea-9252-00caf4d6eba5

Pedido de id - chapim 1618542-m

Pedido de id - chapim Depositphotos-32924965-stock-photo-blue-tit-in-water

E esta foto é minha:

Pedido de id - chapim C1

Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Tissot Ter Dez 04, 2018 11:58 am

Que novela...isto tudo por um simples Cyanistes caeruleus!!!!
Estamos na época natalícia, deixem lá o pessoal fantasiar porque isto de acreditar no Pai Natal é assim mesmo, só acredita quem quer.
E tu Nicolau és mesmo mau, nunca me enganaste, és um invejoso!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 04, 2018 12:06 pm

Ave do Jaime:

Pedido de id - chapim L-jp2011

Teneriffae…:

Pedido de id - chapim Bird0988

Caeruleus:

Pedido de id - chapim Chapim-azul-I7-A2708
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - chapim Empty Re: Pedido de id - chapim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos