Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anser anser - domestic type

+2
João Tomás
Gonçalo Elias
6 participantes

Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Anser anser - domestic type

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 06, 2018 9:45 am

Tenho esta dúvida há algum tempo: a opção Anser anser domestic type é para usar quando se vê aves de "tipo" doméstico (isto é com plumagem que claramente denota misturas genéticas) ou para aves com "comportamento" doméstico, mesmo que a plumagem possa parecer "the real thing"?

Há algumas indicações do ebird sobre a forma de lidar com estes bichos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por João Tomás Qui Dez 06, 2018 12:15 pm

Gonçalo Elias escreveu:Tenho esta dúvida há algum tempo: a opção Anser anser domestic type é para usar quando se vê aves de "tipo" doméstico (isto é com plumagem que claramente denota misturas genéticas) ou para aves com "comportamento" doméstico, mesmo que a plumagem possa parecer "the real thing"?

Há algumas indicações do ebird sobre a forma de lidar com estes bichos?

Não sei se existe alguma indicação mas eu uso para ambas as situações.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por PNicolau Qui Dez 06, 2018 12:45 pm

Deverá ser para fenótipo doméstico... Mas sinceramente eu usaria para as duas. Ou melhor, eu não reporto aves domésticas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 06, 2018 1:19 pm

Obrigado a ambos.

A questão é que no caso dos gansos nem sempre é fácil avaliar se são domésticos ou não.

Concretamente:
- se são do "tipo" doméstico, isto é, se têm mesmo ar de fatelões, então são domésticos
- se são de aspecto selvagem mas andam ali à volta da quinta, claramente também são domésticos

O problema surge quando há aves de fenótipo "bom" e que não estão numa quinta mas também não estão no ambiente típico da espécie, refiro-me a aves que apareçam em pequenas zonas húmidas, por exemplo. O que fazer nestas situações?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por pedro121 Qui Dez 06, 2018 1:53 pm

Gonçalo Elias escreveu:
O problema surge quando há aves de fenótipo "bom" e que não estão numa quinta mas também não estão no ambiente típico da espécie, refiro-me a aves que apareçam em pequenas zonas húmidas, por exemplo. O que fazer nestas situações?

repara, o fenotipo não é só a cor, as aves domesticas são também maiores, mais barrigudas, podem ter bicos mais pesados, e não devem voar grande coisa.

Mas aves que apareçam no inverno em sitios onde não há quintas e pareçam ok, podem ser submetidos como selvagens, mas sem ver a ave fora da agua???
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 06, 2018 4:35 pm

eu estou a lembrar-me daquele ganso-de-bico-curto que apareceu em sines no inverno passado - ok, não é um Anser anser, mas o sítio é tão improvável, que se fosse um Anser anser alguém acreditaria que o bicho era selvagem?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por Tissot Qui Dez 06, 2018 5:22 pm

Ao tentar encontrar alguma informação sobre a tua pergunta Gonçalo, encontrei isto sobre outra espécie...

"Muscovy Ducks are also considered established in Portugal"

fonte: https://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/2259953-reporting-muscovy-ducks-to-ebird?b_id=1928&t=532006
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por pedro121 Sex Dez 07, 2018 12:24 am

Gonçalo Elias escreveu:eu estou a lembrar-me daquele ganso-de-bico-curto que apareceu em sines no inverno passado - ok, não é um Anser anser, mas o sítio é tão improvável, que se fosse um Anser anser alguém acreditaria que o bicho era selvagem?

Mas é o sitio improvável para um ganso-de-bico-curto?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 07, 2018 1:11 am

Tissot escreveu:Ao tentar encontrar alguma informação sobre a tua pergunta Gonçalo, encontrei isto sobre outra espécie...

"Muscovy Ducks are also considered established in Portugal"

fonte: https://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/2259953-reporting-muscovy-ducks-to-ebird?b_id=1928&t=532006

Obrigado Matthias, na verdade eu tenho dificuldade em entender que o mochata seja considerado "established feral" em Portugal, para mim é tudo domestic type mas isso é outra discussão.


pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:eu estou a lembrar-me daquele ganso-de-bico-curto que apareceu em sines no inverno passado - ok, não é um Anser anser, mas o sítio é tão improvável, que se fosse um Anser anser alguém acreditaria que o bicho era selvagem?

Mas é o sitio improvável para um ganso-de-bico-curto?

No meio de uma zona industrial, junto a uma estrada e longe de qualquer zona húmida?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por Tissot Sex Dez 07, 2018 1:18 am

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:Ao tentar encontrar alguma informação sobre a tua pergunta Gonçalo, encontrei isto sobre outra espécie...

"Muscovy Ducks are also considered established in Portugal"

fonte: https://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/2259953-reporting-muscovy-ducks-to-ebird?b_id=1928&t=532006

Obrigado Matthias, na verdade eu tenho dificuldade em entender que o mochata seja considerado "established feral" em Portugal, para mim é tudo domestic type mas isso é outra discussão.

...pois, eu não também tenho dificuldade, deve ser um lapso.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por PNicolau Sex Dez 07, 2018 1:21 am

Em Itália é que são Categoria C
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 07, 2018 1:25 am

Tissot escreveu:...pois, eu não também tenho dificuldade, deve ser um lapso.

a questão é que existe um registo de um casal a nidificar em estado selvagem, longe de habitações, creio até que numa escarpa, salvo erro na barragem do Cabril, Pedrógão Grande. Mas um registo de casal a nidificar em estado selvagem não significa que a espécie esteja estabelecida. Possivelmente terá havido aqui alguma má interpretação, não sei bem de quem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por pedro121 Sex Dez 07, 2018 3:27 am

Gonçalo Elias escreveu:a questão é que existe um registo de um casal a nidificar em estado selvagem, longe de habitações, creio até que numa escarpa, salvo erro na barragem do Cabril, Pedrógão Grande. Mas um registo de casal a nidificar em estado selvagem não significa que a espécie esteja estabelecida. Possivelmente terá havido aqui alguma má interpretação, não sei bem de quem.

As fêmeas que tenham condições de acesso a barragens, rios, ribeiras etc, podem ir nidificar a alguma distancia da zona de alimentação, mesmo para reduzir a interferência de outros machos, ou seja como é normal, aves domesticas podem ir nidificar em sítios bastante longe da zona que frequentam normalmente.

Este tipo de comportamento é visível em varias espécies, logo a começar em galinhas, em que tendo acesso a terreno livre, aves que ainda tenham comportamentos naturais (algumas raças domesticas perderam o instinto de chocar os ovos) podem ir fazer o ninho em sítios estranhos, só aparecendo depois com os pintos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 07, 2018 5:38 am

De acordo, mas episódios isolados de nidificação "selvagem" não implicam que a espécie seja estabelecida.

Ou, para usar a terminologia do CPR, lá porque o moschata já nidificou em estado selvagem, ele não passa automaticamente a cat. C - e contudo, quando no ebird se refere que a espécie está estabelecida, isso sugere que seja C.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por pedro121 Sex Dez 07, 2018 8:11 am

Gonçalo Elias escreveu:De acordo, mas episódios isolados de nidificação "selvagem" não implicam que a espécie seja estabelecida.

Ou, para usar a terminologia do CPR, lá porque o moschata já nidificou em estado selvagem, ele não passa automaticamente a cat. C - e contudo, quando no ebird se refere que a espécie está estabelecida, isso sugere que seja C.

De facto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por JP Gonçalves Qua maio 05, 2021 9:42 am

Na zona de Juromenha é comum haver Gansos-bravos invernantes e nos últimos anos uma população residente muito grande de Gansos-bravos "domésticos" mas com fenótipo selvagem. Ontem, neste local, observei alguns em voo ao longo do Rio Guadiana e ao mesmo tempo pensava se, com a presença deste grupo residente com fenótipo selvagem, não deverá haver alguns indivíduos invernantes que fiquem na zona em época de reprodução?
Para além disso, no inverno a contagem de aves deve ser um pouco confusa e será sempre difícil estimar a data da chegada das invernantes, certo?

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Anser anser - domestic type Empty Re: Anser anser - domestic type

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos