Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doñana

4 participantes

Ir para baixo

Doñana Empty Doñana

Mensagem por Rui Figueiredo Ter Dez 11, 2018 11:29 am

Caros,
não sabia onde colocar esta dúvida e acabei por colocar nesta "sala" porque se trata de uma área fora de Pt.

Pretendo visitar Doñana entre o Natal e o Ano Novo e é a primeira vez que vou para aquela zona especificamente para passeio de natureza e observação de aves
Ficarei em El Rocio mas tenho algumas dúvidas que se calhar me conseguem ajudar. Ficarei 2 dias em Doñana.

1 - Pelo que percebi para visitar uma boa parte da área só com as visitas guiadas disponibilizadas por várias empresas. Da vossa experiência a quais recorreram? Correu bem?

2 - Normalmente estas visitas são feitas em 2 períodos: manhã ou tarde. Recomendam algum deles? Como é pleno Inverno e os dias estão pequenos as visitas da tarde são mais limitadas talvez?

3 - Dos centros de visita há algum imprescindível?

4 - E da rede de percursos pedestres recomendam algum em especial?

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda e quaisquer outro comentário ou sugestão serão apreciados.

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por patriciaeluis Ter Dez 11, 2018 12:27 pm

Já estivemos lá 2 vezes mas já faz algum tempo (2010 e 2011) sem objetivo de ver Aves a ideia era o Lince. Mas ver aves é inevitável mesmo só em El Rocio à volta da lagoa.

1- Nós fomos numa empresa logo a entrada EL Rocio tem umas camionetas com rodados especiais para fazer o percurso que é muito arenoso, no entanto é um passeio turístico de grupo não é personalizado tirar fotos de dentro da camioneta não é ideal mas faz algumas paragens.
https://www.google.pt/maps/@37.132813,-6.4892798,19.42z/data=!4m2!7m1!2e1

2- Pois, manhã em principio parece melhor.

3-4- Fizemos este pareceu-nos bastante agradável tem uns abrigos giros para ver aves, assim como inclui um pequeno percurso pedestre de ligação entre os vários pontos de observação.
As pegas-azuis vêm comer à mão Smile
https://www.google.pt/maps/@37.122461,-6.4973761,161a,35y,44.99t/data=!3m1!1e3!4m2!7m1!2e1
Fazer o percurso na margem da lagoa em El Rocio também dá para ver muita coisa.

patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 11, 2018 12:50 pm

Olá Rui,

Conheço Doñana desde 1988 e já lá estive umas dez vezes, vou responder com base na minha experiência dessa zona:

Rui Figueiredo escreveu:
1 - Pelo que percebi para visitar uma boa parte da área só com as visitas guiadas disponibilizadas por várias empresas. Da vossa experiência a quais recorreram? Correu bem?

Só fiz essa visita guiada em 1988 (a visita geral nuns minibuses todo-o-terreno). Na minha opinião, para quem quer ver aves é dinheiro deitado à rua. São visitas orientadas sobretudo para mamíferos (veados e javalis), vistos sobretudo ao longe, com sorte vês um bando de flamingos ou algumas rapinas mas o motorista não parava para ver aves. Pelo que vi no site actualmente existem umas outras visitas guiadas orientadas para birdwatching, mas são mais caras (60 euros / pax) e não sei dizer se valem a pena.

Rui Figueiredo escreveu:2 - Normalmente estas visitas são feitas em 2 períodos: manhã ou tarde. Recomendam algum deles? Como é pleno Inverno e os dias estão pequenos as visitas da tarde são mais limitadas talvez?

com base no que referi no ponto 1, acho que nem umas nem outras. Terás mais sucesso se fizeres a visita pelos teus próprios meios.

Rui Figueiredo escreveu:3 - Dos centros de visita há algum imprescindível?

Imprescindível, não. No final dos anos 80 e início dos anos 90 havia alguns muito bons mas actualmente trazem pouco valor acrescentado. Poucas aves e pouca informação. De qualquer forma o melhor de todos será o Centro José Antonio Valverde localizado no Cerrado Garrido.

Rui Figueiredo escreveu:4 - E da rede de percursos pedestres recomendam algum em especial?

Creio que o ideal será efectuares um conjunto de pequenos percursos em diferentes habitats, combinado com visitas de carro nas zonas maiores.

Os locais que sugiro são os seguintes:
- Marisma de El Rocio
- Centro de Visitantes La Rocina
- Centro de Visitantes El Acebuche
- Centro de Visitantes Jose Antonio Valverde
- Area Norte / Hato Raton
- Dehesa de Abajo
- Brazo de La Torre
- Lagunas del Tarelo
- Lagunas de Camino Colorado

Sugiro que tentes localizar estes pontos no ebird (todos eles são hotspots), seguidamente posso dar-te mais detalhes sobre o que podes esperar em cada um deles. Mas com uma visita bem planeada podes esperar ver 100 espécies em dois dias (na semana passada em apenas uma manhã fiz 77 espécies visitando os hotspots 1, 2 e 5 da lista acima).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por patriciaeluis Ter Dez 11, 2018 1:11 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Rui Figueiredo escreveu:
1 - Pelo que percebi para visitar uma boa parte da área só com as visitas guiadas disponibilizadas por várias empresas. Da vossa experiência a quais recorreram? Correu bem?

Só fiz essa visita guiada em 1988 (a visita geral nuns minibuses todo-o-terreno). Na minha opinião, para quem quer ver aves é dinheiro deitado à rua. São visitas orientadas sobretudo para mamíferos (veados e javalis), vistos sobretudo ao longe, com sorte vês um bando de flamingos ou algumas rapinas mas o motorista não parava para ver aves. Pelo que vi no site actualmente existem umas outras visitas guiadas orientadas para birdwatching, mas são mais caras (60 euros / pax) e não sei dizer se valem a pena.


Concordo são mais orientadas para Mamíferos. Para nós valeu a pena por isso mesmo...
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 11, 2018 1:17 pm

patriciaeluis escreveu:Concordo são mais orientadas para Mamíferos. Para nós valeu a pena por isso mesmo...

De acordo, mas como o Rui referiu que o principal objectivo é a observação de aves achei por bem salientar este aspecto Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por patriciaeluis Ter Dez 11, 2018 1:24 pm

Gonçalo Elias escreveu:
patriciaeluis escreveu:Concordo são mais orientadas para Mamíferos. Para nós valeu a pena por isso mesmo...

De acordo, mas como o Rui referiu que o principal objectivo é a observação de aves achei por bem salientar este aspecto Wink

Sim eu percebo, mas ir a Donana e pelo menos uma vez não tentar ver o Lince mesmo que não seja fácil. Mas sim para ver só aves esquece lá o passeio.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Rui Figueiredo Qua Dez 12, 2018 4:13 am

Caros muito obrigado pelo feedback.
Obviamente Lince está sempre no pensamento e os restantes mamíferos também serão apreciados.
Mas tenho noção que lince é quase impossível não?

Como vou acompanhado pela minha mulher acho que vou fazer um desses percursos para ter um panorama geral e depois explorar por minha conta tendo como referência as vossas sugestões.

Resumindo: as aves são o ponto principal mas tendo como pano de fundo a miragem de poder ver alguns mamíferos interessantes, especialmente o que tem aqueles penachos na ponta das orelhas Very Happy

Vou ver no Ebird os hotspots e tentar organizar as saídas.
Mais uma vez obrigado. E voltarei com dúvidas de certeza nos próximos dias


Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por patriciaeluis Qua Dez 12, 2018 7:22 am

Rui Figueiredo escreveu:
Obviamente Lince está sempre no pensamento e os restantes mamíferos também serão apreciados.
Mas tenho noção que lince é quase impossível não?

Bem não quero gerar falsas expectativas ,mas em 2010 vimos um Lince, e em 2011 vimos 4 Linces (uma Fêmea com coleira transmissora e 3 crias) em liberdade no percurso Norte, no entanto pelo que nos disseram os guias é que tivemos mesmo mesmo muita sorte.

https://www.inaturalist.org/observations/5034209

patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 12, 2018 12:47 pm

Rui Figueiredo escreveu:
Vou ver no Ebird os hotspots e tentar organizar as saídas.

Os hotspots La Rocina e El Acebuche são dois centros interpretativos com pinhal, lagoas e alguns abrigos muito giros. Mas nos últimos anos aparecem lá muito poucas aves.

A marisma de El Rocio pode ser explorada a partir do passeio marginal da localidade.

Quanto à área norte é uma zona de lezíria "tipo Ponta da Erva" mas ainda maior, estende-se a perder de vista. É uma zona em que fazes facilmente 60 ou 70 km ou até mais sem passar duas vezes pelo mesmo sítio. Estive lá na semana passada e vi 51 espécies em duas horas e meia, lista aqui: https://ebird.org/portugal/view/checklist/S50417514

Mas o spot tem muito potencial, uma visita de oito horas pode dar listas como esta: https://ebird.org/view/checklist/S50323535

Eu sugeria que num dos dias fizesses a tal visita guiada (meio dia), e depois uma visita aos três primeiros spots que indiquei. E no segundo dia ias para o outro lado bater a marisma na área norte. Creio que já ficarias bem servido com um programa deste género.  Smile


Última edição por Gonçalo Elias em Qui Dez 13, 2018 4:35 am, editado 1 vez(es)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Rui Figueiredo Qui Dez 13, 2018 4:33 am

patriciaeluis escreveu:
Rui Figueiredo escreveu:
Obviamente Lince está sempre no pensamento e os restantes mamíferos também serão apreciados.
Mas tenho noção que lince é quase impossível não?

Bem não quero gerar falsas expectativas ,mas em 2010 vimos um Lince, e em 2011 vimos 4 Linces (uma Fêmea com coleira transmissora e 3 crias) em liberdade no percurso Norte, no entanto pelo que nos disseram os guias é que tivemos mesmo mesmo muita sorte.

https://www.inaturalist.org/observations/5034209


Caros muito obrigado.
Prefiro ir com as expectativas em baixo mas como é Natal... Laughing

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Rui Figueiredo Qui Dez 13, 2018 5:04 am

Gonçalo Elias escreveu:
Rui Figueiredo escreveu:
Vou ver no Ebird os hotspots e tentar organizar as saídas.

Os hotspots La Rocina e El Acebuche são dois centros interpretativos com pinhal, lagoas e alguns abrigos muito giros. Mas nos últimos anos aparecem lá muito poucas aves.

A marisma de El Rocio pode ser explorada a partir do passeio marginal da localidade.

Quanto á área norte é uma zona de lezíria "tipo Ponta da Erva" mas ainda maior, estende-se a perder de vista. É uma zona em que fazes facilmente 60 ou 70 km ou até mais sem passar duas vezes pelo mesmo sítio. Estive lá na semana passada e vi 51 espécies em duas horas e meia, lista aqui: https://ebird.org/portugal/view/checklist/S50417514

Mas o spot tem muito potencial, uma visita de oito horas pode dar listas como esta: https://ebird.org/view/checklist/S50323535

Eu sugeria que num dos dias fizesses a tal visita guiada (meio dia), e depois uma visita aos três primeiros spots que indiquei. E no segundo dia ias para o outro lado bater a marisma na área norte. Creio que já ficarias bem servido com um programa deste género.  Smile

Caro Gonçalo muito obrigado pelas sugestões.
Como vou estar em Faro no período natalício consigo partir bem cedo para chegar a Doñana logo ao início da manhã para aproveitar bem os dois dias disponíveis.
Acho que o programa que sugeres é muito equilibrado.

Mas ficam sempre mais dúvidas: A área norte é de livre circulação? Isto é, com uma viatura normal é possível percorrer os caminhos/estradões que referes ou há portões e cartões ao estilo Lezíria?

Muito obrigado


Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 13, 2018 6:57 am

Rui Figueiredo escreveu:A área norte é de livre circulação? Isto é, com uma viatura normal é possível percorrer os caminhos/estradões que referes ou há portões e cartões ao estilo Lezíria?

Sim, o acesso é livre até ao Cerrado Garrido passando pelo Hato Raton, não há portões e não é necessária autorização.

Sugiro que dês uma olhada neste site que tem a descrição de vários percuros pelo parque Nacional, incluindo por essa área norte (percursos 4 e 5).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Rui Figueiredo Qui Dez 13, 2018 11:28 am

Gonçalo Elias escreveu:
Rui Figueiredo escreveu:A área norte é de livre circulação? Isto é, com uma viatura normal é possível percorrer os caminhos/estradões que referes ou há portões e cartões ao estilo Lezíria?

Sim, o acesso é livre até ao Cerrado Garrido passando pelo Hato Raton, não há portões e não é necessária autorização.

Sugiro que dês uma olhada neste site que tem a descrição de vários percuros pelo parque Nacional, incluindo por essa área norte (percursos 4 e 5).

Gonçalo muito obrigado.

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 13, 2018 11:35 am

Não tens de quê. De qualquer forma, tenho o maior interesse em saber como correu, por isso depois se for possível partilha o report Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Rui Figueiredo Qui Dez 13, 2018 11:36 am

Sem dúvida. E espero ter muitas dúvidas para tirar aqui na "sala" ao lado.
Obrigado

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Rui Figueiredo Seg Jan 07, 2019 8:57 am

Gonçalo Elias escreveu:Não tens de quê. De qualquer forma, tenho o maior interesse em saber como correu, por isso depois se for possível partilha o report Wink

Caros,
sempre fui 2 dias a Doñana a 26/27 dezembro.
O programa que fiz foi:
dia 26 visita de enquadramento a partir do El Acebuche - https://www.donanavisitas.es/ - COOPERATIVA ANDALUZA MARISMAS DEL ROCÍO
dia 27 manhã - Marisma de El Rocio, CV La Rocina
dia 27 tarde - Área Norte - basicamente os percursos 4 e 5 que o Gonçalo tinha apontado - Ruta 4: Villamanrique- Centro José Antonio Valverde e Ruta 5: Caño Guadiamar-Centro Jose Antonio Valverde

Gostei bastante da visita de enquadramento porque percorreu os vários habitats de Doñana - praia, dunas, marismas, bosque - matorral e vera.
Em termos de mamíferos foi interessante (não houve lince para ninguém Neutral ) mas sem deslumbrar.
Em termos de aves foi interessante porque deu para ver duas imperiais, cegonha negra, pesqueira, entre outras coisas.
E o guia era bem informado e disponível.
Agora concordo que numa primeira visita faz sentido fazer, mas dificilmente farei novamente.

27 manhã - tal como tinham referido a Marisma de El Rocio é muito interessante para aves aquáticas e deu para ver umas 40 espécie sem grande investimento de tempo. Para mim foi muito interessante porque vi pela primeira vez o Chapim de mascarilha.
Já o Centro Visitantes La Rocina valeu pelo percurso pedestre bonito mas sem grande interesse em termos de avifauna. Mas deu um bom passeio calmo e sossegado.

27 à tarde - Área Norte - uma área muito muito interessante. Gigantesca mesmo. Tive pena de não ter mais tempo e acima de não ter feito esta área com mais gente.
Boa parte dos caminhos não estão em muito bom estado o que me dificultou a vida porque como ia eu a conduzir, tive que estar mais atento à estrada do que às aves. O Gonçalo bem tinha avisado que deveria dedicar um dia inteiro a esta zona mas não foi possível.
Mas deu para ver muita coisa interessante, muita rapina, peneireiros numa densidade como nunca tinha visto na vida, dois grandes bandos de Grous, entre muitas coisas.

Muito obrigado pelas recomendações que me deram e tenho a certeza que voltarei mais vezes. .
A partir de Faro é bastante rápido.

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 07, 2019 3:23 pm

Excelente Rui, obrigado pelo report.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 29, 2019 12:44 am

Ontem uma visita à área norte rendeu 83 espécies com algumas coisas giras Smile
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S54306250
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por nfpconceicao Sex Mar 29, 2019 1:09 am

Muito bom.
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 20, 2019 4:51 am

Aspecto de um dos observatórios em La Rocina

Doñana La_roc15

Doñana La_roc13

Doñana La_roc14
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 21, 2019 8:08 am

Ainda La Rocina

Doñana Img_0211
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 15, 2023 1:22 pm

Nos últimos 25 anos as populações de aves aquáticas em Doñana diminuíram de forma expressiva, nalguns casos atingindo valores historicamente muito baixos.

Este relatório da SEO descreve detalhadamente a situação, espécie a espécie.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Doñana Empty Re: Doñana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos