Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID de Corvus sp.

2 participantes

Ir para baixo

ID de Corvus sp. Empty ID de Corvus sp.

Mensagem por Tiago Carvalho Sáb Dez 22, 2018 1:10 pm

Palmela 21/12/2018

Ontem fiz uma observação muito estranha de uma muito provável C. corone. À distância pela estrutura da ave até pensei que fosse um estorninho. À medida que me fui aproximando apercebi-me que era maior do que um estorninho mas que tinha uma estrutura estranha para C. corone. Outra coisa que chamou à atenção foi que, ao contrário de outras gralhas que costumo observar, esta manteve-se relativamente calma e permitiu uma boa aproximação (infelizmente já não havia muita luz e as fotos ficaram más). Mesmo a curta distância a estrutura da ave continuou a parecer estranha mas sinceramente no campo não consegui pensar numa alternativa a gralha.
Já em casa e depois de consultar o guia vi que existe a Corvus frugilegus. Apesar de esta ave não ter a fronte evidentemente característica desta espécie, parece ter o bico mais fino.
Eu tenho noção que é um esticanço, que as fotos não são as melhores e que a probabilidade de ser esta espécie é muito muito diminuta... mas para dormir mais descansado aqui fica.

ID de Corvus sp. Img_5010

ID de Corvus sp. Img_5011

ID de Corvus sp. Img_5012

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ID de Corvus sp. Empty Re: ID de Corvus sp.

Mensagem por pedro121 Sáb Dez 22, 2018 1:44 pm

Corvus frugilegus 1º inverno é sempre algo a ter em atenção, embora a probabilidade seja obviamente diminuta, em relação ao tamanha há sobreposição total com as gralhas, ou seja é um pouco inútil. O bico é basicamente o que pode ser usado, se não ouvires a ave a vocalizar, a vocalização é como em todos os corvideos a melhor maneira de os distinguir.

O bico parece-me de gralha.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID de Corvus sp. Empty Re: ID de Corvus sp.

Mensagem por Tiago Carvalho Sáb Dez 22, 2018 3:04 pm

Pois. Eu fiquei intrigado mais pelo comportamento da ave. Na altura até comentamos que podia ser uma ave fugida de cativeiro.
Aliás, pareceu tão estranha que, apesar de depois dela ter levantado voo ter ficado "desiludido" por ser só uma corone, fui ao guia a ver se não existiam outras espécies similares.
Tanto que nem era para fazer este post Smile. Mas bem, mais vale fazer o post e não ser um bicho estranho do que deixar passar e ser.

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ID de Corvus sp. Empty Re: ID de Corvus sp.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos