Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Corvídeo

+8
Marcio Cachapela
Helder Vieira
PNicolau
Rogerio
João Tomás
pedro121
Tissot
Gilberto Pinelas
12 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

ID Corvídeo Empty ID Corvídeo

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jan 24, 2019 11:16 am

Vendinha, 15 de maio de 2015

Gralha-calva (Corvus frugilegus)?

Fotos tiradas a grande distância:

ID Corvídeo G1
ID Corvídeo G1A

ID Corvídeo G2
ID Corvídeo G2Aphotoupload

ID Corvídeo G3
ID Corvídeo G3A

ID Corvídeo G4
ID Corvídeo G4A
ID Corvídeo G4B

ID Corvídeo Gralha-Calva-Corvus-Frugilegus

Desde já, grato pela ajuda.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Tissot Qui Jan 24, 2019 11:52 am

Parabéns!!! A última foto não deixa dúvidas, é mesmo um Corvus frugilegus.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por pedro121 Qui Jan 24, 2019 12:08 pm

Os abutres são todos grifos? um parece mais escuro, mas não consigo aumentar a foto.

Por falar nisso, Gilberto, podias alojar as fotos num site que permita a terceiros aumentar as fotos? O site que usas não me permite.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por João Tomás Qui Jan 24, 2019 12:20 pm

Eu não entendi bem. Mas a última fotografia é da mesma ave que está nas outras?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jan 24, 2019 2:51 pm

Estive a rever fotos e... Nem reparei nos abutres, Pedro. Amanhã vejo melhor.
Este site é o possível no trabalho. Sugeres algum melhor e que seja free (rsrsrs...)?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jan 24, 2019 2:53 pm

Não, João, a última foto é apenas para comparar. Mas posso tirá-la se estiver a fazer confusão.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por João Tomás Qui Jan 24, 2019 2:54 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Não, João, a última foto é apenas para comparar. Mas posso tirá-la se estiver a fazer confusão.

Aaaahh. Mas então é melhor fazeres referência a que serve apenas para comparação.
Nem reparei que as fotos são de 2015 x) Grande descoberta a da gralha!!! Quanto aos abutres, há dois pretos.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por pedro121 Sex Jan 25, 2019 2:03 am

João Tomás escreveu:
Quanto aos abutres, há dois pretos.

O que está em cima da carcaça e o da esquerda?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Jan 25, 2019 2:54 am

João Tomás escreveu:
Gilberto Pinelas escreveu:Não, João, a última foto é apenas para comparar. Mas posso tirá-la se estiver a fazer confusão.

Aaaahh. Mas então é melhor fazeres referência a que serve apenas para comparação.
Nem reparei que as fotos são de 2015 x) Grande descoberta a da gralha!!! Quanto aos abutres, há dois pretos.

Sim, tens toda a razão, João. Não voltará a acontecer.

Sim, é uma descoberta interessante, mas só ontem reparei nela.

Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Rogerio Sex Jan 25, 2019 3:15 am

Eu não consigo identificar conclusivamente Corvus frugilegus com estas fotos , somente se utilizar a minha capacidade criativa mas não vejo nenhum elemento claramente distinto .
Gilberto , suponho que o bico tenha sido a razão que te fez suscitar esta dúvida , na minha opinião a incidência de luz e o ângulo podem criar enormes variações .
De facto não consigo sequer diferenciar pela fotos se se trata de corone ou corax.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por PNicolau Sex Jan 25, 2019 3:19 am

Concordo com a id da ave 10.
As outras ficam como pixel sp.

Bem os grifos ficam como grifo sp porque não consigo excluir nenhum dos taxa africanos nem asiáticos. O escuro não consigo excluir nenhum dos abutres escuros como Torgos.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por pedro121 Sex Jan 25, 2019 3:38 am

PNicolau escreveu:
Bem os grifos ficam como grifo sp porque não consigo excluir nenhum dos taxa africanos nem asiáticos. O escuro não consigo excluir nenhum dos abutres escuros como Torgos.

Very Happy Very Happy

Menos, de qualquer modo 2019 convenceu-me das vantagens da Nikon P1000. Pelo menos para mim, isto apesar de me babar com as Sony... Sad Sad Sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por PNicolau Sex Jan 25, 2019 3:40 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:
Bem os grifos ficam como grifo sp porque não consigo excluir nenhum dos taxa africanos nem asiáticos. O escuro não consigo excluir nenhum dos abutres escuros como Torgos.

Very Happy Very Happy

Menos, de qualquer modo 2019 convenceu-me das vantagens da Nikon P1000. Pelo menos para mim, isto apesar de me babar com as Sony... Sad Sad Sad
Tu consegues? Very Happy Very Happy
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por PNicolau Sex Jan 25, 2019 3:43 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:
Bem os grifos ficam como grifo sp porque não consigo excluir nenhum dos taxa africanos nem asiáticos. O escuro não consigo excluir nenhum dos abutres escuros como Torgos.

Very Happy Very Happy

vantagens da Nikon P1000. Pelo menos para mim, isto apesar de me babar com as Sony... Sad Sad Sad
A P1000 é de facto o sonho total para uma máquina de registo. É que aquilo até funciona como telescópio com tripé
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Jan 25, 2019 3:53 am

Rogério e PNicolau: eu sei que as fotos não têm a definição desejável; respeito as vossas opiniões; aceito que tenham ideias contrárias, mas, sinceramente, sejamos honestos.

ID Corvídeo GC

ID Corvídeo Gralha-Calva-Corvus-Frugilegus

Rogério, de facto o bico comprido, escuro na ponta e claro na sua base, foi um dos pormenores que me chamou de imediato a atenção, mas, se reparares, em redor do mesmo, a zona desprovida de plumagem também é evidente, logo, mesmo com pixels a menos, penso não restarem dúvidas. E posso afiançar-te que não é uma questão imaginária, de teimosia, nem tão pouco de má fé. Volto a repetir: sejamos honestos nas abordagens, nas apreciações e deixemo-nos de picardias, brincadeiras de mau gosto ou animosidades, como infelizmente ficou logo expresso na primeira resposta a este tópico. Confesso que começo a não achar piada a faltas de respeito e a este tipo de comentários, e que também não é de todo o teu caso, diga-se também.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por pedro121 Sex Jan 25, 2019 3:55 am

PNicolau escreveu:
Menos, de qualquer modo 2019 convenceu-me das vantagens da Nikon P1000. Pelo menos para mim, isto apesar de me babar com as Sony... Sad Sad Sad
Tu consegues? Very Happy Very Happy
[/quote]

Babar-me? sim, e de que maneira! Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por pedro121 Sex Jan 25, 2019 4:12 am

Gilberto Pinelas escreveu:
Rogério, de facto o bico comprido, escuro na ponta e claro na sua base, foi um dos pormenores que me chamou de imediato a atenção, mas, se reparares, em redor do mesmo, a zona desprovida de plumagem também é evidente, logo, mesmo com pixels a menos, penso não restarem dúvidas.

Eu devo dizer que para a media, esta até nem está muito má, ou seja eu consigo ver uma gralha calva neste pixeis, nem é preciso muita imaginação.


Gilberto Pinelas escreveu:E posso afiançar-te que não é uma questão imaginária, de teimosia, nem tão pouco de má fé. Volto a repetir: sejamos honestos nas abordagens, nas apreciações e deixemo-nos de picardias, brincadeiras de mau gosto ou animosidades, como infelizmente ficou logo expresso na primeira resposta a este tópico. Confesso que começo a não achar piada a faltas de respeito e a este tipo de comentários, e que também não é de todo o teu caso, diga-se também.

Repara numa coisa Gilberto, há quem tenha a teoria de que tu colocas aqui estas aves para gozar com os colegas do forum, eu não partilho dessa opinião, mas ela é frequente.

isto para dizer que na opinião de muitos quem goza com os outros és tu. Volto a dizer que não é essa a minha opinião.

Eu acho simplesmente que tens uma forma de encarar as fotos de uma forma diferente da nossa, e que não compreendes porque é que para nós a identificação de uma ave é feita no campo normalmente e não numa analise de uma foto, e que se tiver de ser feita através de fotos/audio/gravações temos a expectativa de que seja feito um bom trabalho na recolha das mesmas de modo que conjugado com o que foi observado no campo se possa identificar a ave.

Tu achas que é possível fazer identificações a partir de fotos em todos os casos mesmo que só haja uma e que seja má.

Mas volto a dizer, eu acho que és um observador que tem evoluído muito, que tens dado com uma serie de raridades (a que pareces não dar importância) e que dás uma inexplicável importância a aves que para os restantes não merecem que se perca tempo.

E isso resulta nesta questão, esta Gralha podia ser discutida, eu acho que não é uma calva, mas podia ser discutida, mas a questão é que para mim não é produtivo discutir este tido de registos contigo. Ou seja apesar de neste caso em particular eu achar que há o que discutir, tal tem a ver com questão de porque é que a gralha parece uma calva, é da foto? artefacto? tem algo no bico? etc... Eu prefiro discutir isso comigo mesmo.  Wink
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Rogerio Sex Jan 25, 2019 4:23 am

ID Corvídeo GC

ID Corvídeo Gralha-Calva-Corvus-Frugilegus

Rogério, de facto o bico comprido, escuro na ponta e claro na sua base, foi um dos pormenores que me chamou de imediato a atenção, mas, se reparares, em redor do mesmo, a zona desprovida de plumagem também é evidente, logo, mesmo com pixels a menos, penso não restarem dúvidas.
[/quote]

Compreendo a comparação , mas repara que na zona do corpo tens vegetação à frente de uma coloração semelhante à que está a frente do bico , penso que o mesmo se passou nessa zona , aliás olhando com mais atenção ao crop parece-me ver uma extensão do ramo para cima do bico.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por pedro121 Sex Jan 25, 2019 4:31 am

PNicolau escreveu:
A P1000 é de facto o sonho total para uma máquina de registo. É que aquilo até funciona como telescópio com tripé

Sim, desde que não sejam aves em voo é perfeita para as minhas necessidades
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por PNicolau Sex Jan 25, 2019 6:49 am

Gilberto, eu francamente acho que tu crias estes posts para gozar connosco. É mesmo essa a minha opinião. E portanto recebes respostas concordantes.
Acho absolutamente impossível que tu acredites mesmo que este conjunto de pixéis (numa única de uma série de fotos), possa conclusivamente identificar uma espécie que não é vista em Portugal em 100 anos (para juntar à colecção das megas infinitas).

E, como o Ramalho diz, é pena não te focares nas aves interessantes. É pena que quando dês com cáspias não as documentes decentemente. Mas agora percebo porquê. Se isto chega para confirmar uma calva ou um borrão confirma um fulmar, então tudo chega para confirmar o que quer que seja.

Não deixa de ser curioso que uma foto que parece mostrar algo confirma o que tu queres, mas todas as 3 que indicam o oposto nem sequer são relevantes.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Helder Vieira Sex Jan 25, 2019 9:21 am

Gilberto Pinelas escreveu:Rogério e PNicolau: eu sei que as fotos não têm a definição desejável; respeito as vossas opiniões; aceito que tenham ideias contrárias, mas, sinceramente, sejamos honestos.

ID Corvídeo GC

ID Corvídeo Gralha-Calva-Corvus-Frugilegus


Gilberto, desculpa lá, ainda não li o thread todo, agora não tenho tempo, fica para logo à noite, agora eu com este teu comentário e este borrão (assim de repente!!) acho que estás a reinar com a malta Laughing
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Helder Vieira Sex Jan 25, 2019 9:31 am

Rogerio escreveu:ID Corvídeo GC

ID Corvídeo Gralha-Calva-Corvus-Frugilegus

Compreendo a comparação

Eh pá, desculpem lá, isto é para os "apanhados", estão a gozar comigo?!?... ok, eu até mereço...
Mas qual comparação, Rogério?!?!?!? Em cima temos um borrão, uma imagem ultra sofrível, que só sabemos que é uma gralha porque foi aumentada do original... dali não se espreme nada!!!!!!!! Fonix!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por pedro121 Sex Jan 25, 2019 9:59 am

Helder Vieira escreveu: acho que estás a reinar com a malta Laughing

reinar quer dizer o que em português de Portugal?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Rogerio Sex Jan 25, 2019 10:07 am

Helder Vieira escreveu:
Rogerio escreveu:ID Corvídeo GC

ID Corvídeo Gralha-Calva-Corvus-Frugilegus

Compreendo a comparação

Eh pá, desculpem lá, isto é para os "apanhados", estão a gozar comigo?!?... ok, eu até mereço...
Mas qual comparação, Rogério?!?!?!? Em cima temos um borrão, uma imagem ultra sofrível, que só sabemos que é uma gralha porque foi aumentada do original... dali não se espreme nada!!!!!!!! Fonix!

Helder , como podes verificar já manifestei anteriormente a minha opinião sobre esta identificação.

Quando falo em comparação significa que li a última explicação do Gilberto e tentei analisar e compreender a razão que o levou a efectuar este pedido.



Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por PNicolau Sex Jan 25, 2019 10:07 am

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu: acho que estás a reinar com a malta Laughing

reinar quer dizer o que em português de Portugal?
Esta até eu sei...
ID Corvídeo Screen10
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Corvídeo Empty Re: ID Corvídeo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos