Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

identificação de ave

+2
pedro121
Nataliadias
6 participantes

Ir para baixo

identificação de ave Empty identificação de ave

Mensagem por Nataliadias Seg Abr 05, 2010 4:49 am

Olá, este fim-de-semana estive em St. Aleixo da Restauração (Moura, perto da Contenda) e vi três aves voarem muito rápido e relativamente baixo na aldeia. Nunca tinha visto estas aves. eram relativamente grandes e eram todas esbranquiçadas excepto o contorno externo das asas que era escuro. Estive a ver no livro de identificação de aves e o que há de muito parecido é o abutre do Egipto e a águia calçada, as duas espécies existentes na área, julgo eu. Mas para ser água calçada é estranho irem três e voarem relativamente baixo e rápido. Para abutres parecem-me pequenas e também voarem tão baixo... No Sábado vi outra destas aves na Contenda (desta vez sozinha). Mais uma vez voava baixo e rápido. Que julgam que poderá ser? Sei que sem foto fica difícil...

Obrigada
Natália
Nataliadias
Nataliadias

Número de Mensagens : 13
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por pedro121 Seg Abr 05, 2010 7:04 am

Boas

Bem, ajuda se tiveres uma ideia do tamanho aproximado, por exemplo eram do mesmo tamanho que uma águia de asa redonda? Ou mais pequenos, ou seja comparadas com espécies que conheces eram do tamanho de qual delas.
E quando dizes que iam a voar, iam a planar ou estavam a bater as asas activamente?

E eram brancas por baixo ou esbranquiçadas, os abutres do Egipto são brancos as águias calçada são de um castanho creme.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty identificação de aves - Alentejo fronteiriço

Mensagem por Nataliadias Seg Abr 05, 2010 8:28 am

Olá, obrigada Pedro pelo teu interesse. Eu diria que poderiam ser do tamanho de uma águia de asa redonda, talvez um pouco mais pequenos. Batiam as asas activamente mais baixo e depois planaram mais alto (os da aldeia) e depois na Contenda só vi a passar a bater asas activamente. Estranho, não? Pareciam muito brancos, com o rebordo das asas preto ou castanho escuro, não me lembro como era a cauda (se os vir outra vez vou prestar atenção, mas é que passaram muito rápido). Mas a cabeça paraceu-me branca também. Era uma ave marcadamente branca.

Outra dúvida: como se podem distinguir os abutres pretos dos grifos? Eu vi vários no Domingo e pareciam todos muito escuros, mas como estavam a tanta altura, não sei se é só entusiasmo meu... Existe algum truque fácil para os distinguir, mesmo a tão elevadas altitudes?

Obrigada!
Nataliadias
Nataliadias

Número de Mensagens : 13
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por ribeiroa Seg Abr 05, 2010 10:23 am

Boa tarde Natalia,

Só ponderas a hipotese de ser aves de rapina?
É que a descriçao de asas a bater activamente e o facto de serem tres aves juntas levam-me a pensar noutras hipoteses...

Cumprimentos,

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Nataliadias Seg Abr 05, 2010 10:45 am

Não de todo. Eu é que olhei para o guia das aves e só vi essas duas fotos que eram mais parecidas com o que vi. Mas também não encaixam bem por causa de todas as outras condicionantes. Não são pombos, disso tenho a certeza. São bem maiores e mais corpulentas. E gaivotas por aquelas bandas não há :-). Não sei que mais aves poderiam ser. Quais seriam as outras hipóteses?
Nataliadias
Nataliadias

Número de Mensagens : 13
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 05, 2010 12:35 pm

Olá Natália,

Pela descrição ocorreu-me que pudessem ser sisões.

Por acaso reparaste se tinham o pescoço comprido, como os patos?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Nataliadias Seg Abr 05, 2010 3:02 pm

Obrigada Gonçalo,

Não tinham o pescoço comprido, e até telefonei à minha irmã agora para confirmar, pois ela também os viu.

Pode ser que alguma outra vez apareçam... Mas nenhuma de nós os tinha visto ainda antes deste fim-de-semana.

Abraço,

Natália
Nataliadias
Nataliadias

Número de Mensagens : 13
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por João Pereira Seg Abr 05, 2010 3:43 pm

Olá,

O tamanho leva-me a pensar em águia-calçada (tem um tamanho semelhante à águia-de-asa-redonda). Não sei se os abutres-do-Egipto têm o hábito de voar mais baixo (só vi uma vez um em Espanha, nos Pirinéus...), mas geralmente os abutres planam a grandes altitudes. As águias-calçadas, já as vi a voar muito baixo, e além disso estão exactamente a chegar a Portugal nesta época.

Por fim, os abutres-do-Egipto são muito pouco comuns na zona de Barrancos - pelo que o Atlas das Aves Nidificantes diz, não nidificam na zona, mas podem ocorrer em passagem - comparativamente às águias-calçadas, que devem ser mais abundantes.

E depois pode sempre não ser uma ave de rapina.... é difícil ter certezas identificação de ave Icon_scratch

P.S. Fui eu que estive com o meu pai na saída da SPEA a Monfrague. Bem-vinda ao fórum! identificação de ave Icon_biggrin

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Nataliadias Seg Abr 05, 2010 3:55 pm

Olá João! identificação de ave Icon_biggrin

Obrigada! Pois é difícil saber o que será... Sem foto... E com esta descrição...
Nataliadias
Nataliadias

Número de Mensagens : 13
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por ribeiroa Ter Abr 06, 2010 2:20 am

Bom dia,

As outras hipoteses que ponderava seriam tal como refere o Gonçalo os Sisões, devido á cor, ao porte, ao tipo de voo rapido e ao facto de estarem tres aves juntas na primeira observaçao.
Mas como referes que nao tem o pescoço alongado como os patos pode por de parte essa situaçao.
Recordas-te se ao voar o batimento das asas emitia um zumbido agudo?

Cumprimentos

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por pedro121 Ter Abr 06, 2010 2:26 am

Nataliadias escreveu: Batiam as asas activamente mais baixo e depois planaram mais alto (os da aldeia) e depois na Contenda só vi a passar a bater asas activamente. Estranho, não? Pareciam muito brancos, com o rebordo das asas preto ou castanho escuro, Mas a cabeça paraceu-me branca também. Era uma ave marcadamente branca.

Pois, acho que vamos ficar sem certezas, mas abutres do egipto em migração parece-me uma hipótese, ou Calçadas que te pareceram mais brancas do que são.

Nataliadias escreveu: Outra dúvida: como se podem distinguir os abutres pretos dos grifos? Eu vi vários no Domingo e pareciam todos muito escuros, mas como estavam a tanta altura, não sei se é só entusiasmo meu... Existe algum truque fácil para os distinguir, mesmo a tão elevadas altitudes?

Bem, a baixas altitudes eles são muito fáceis de distinguir, mas a altas torna-se mais complexo, mas mesmo assim a grandes distancias o abutre negro parece mais uniformemente escuro enquanto o grifo apresentam mais contraste entre as penas de voo e o resto do corpo, com pratica tu consegues distingui-los só pela silhueta, ambos tem silhuetas bastante típicas, especialmente o negro.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 06, 2010 3:20 am

Nataliadias escreveu:Outra dúvida: como se podem distinguir os abutres pretos dos grifos? Eu vi vários no Domingo e pareciam todos muito escuros, mas como estavam a tanta altura, não sei se é só entusiasmo meu... Existe algum truque fácil para os distinguir, mesmo a tão elevadas altitudes?

Há um aspecto que costumo considerar bastante útil: os grifos têm a ponta das asas invariavelmente voltada para cima, ao passo que nos abutres-negros ela está voltada para baixo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Nataliadias Ter Abr 06, 2010 4:03 am

Muito obrigada por todas as dicas! Talvez tenham sido então abutres pretos! Que alegria! Mas claro que sou muito amadora para ter a certeza.
Nataliadias
Nataliadias

Número de Mensagens : 13
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Nataliadias Ter Abr 06, 2010 4:05 am

António, quanto às 'aves misteriosas' não emitiram nenhum som.

Obrigada,

Natália
Nataliadias
Nataliadias

Número de Mensagens : 13
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por rebordao Qua Abr 07, 2010 10:13 am

Olá,

Em relação ao
Abutre-preto vs Grifo a mim ajuda-me muito a silhueta. Repara na foto deste
link http://www.andalucianguides.com/images/BlackVulturewithGriff160.jpg

Aqui encontras os 2. O da esquerda (e certamente mais baixo porque tb é mais pequeno) é o
Grifo. Repara que a terminação das penas de voo das asas no grifo fazem um
suave "s". No Abutre-preto sai praticamente a direito até à ponta das
asas. O Abutre-preto parece-se com uma tábua Smile

rebordao

Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 24/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Nataliadias Qua Abr 07, 2010 10:30 am

Olá,

Muito obrigada!

De facto esta imagem é super útil! Vou até imprimir para ter lá em casa para a próxima oportunidade ver bem (embora ela seja mt pequena). Quase sempre cada vez que lá vou os vejo. Mas agora olhando bem para a questão do 's', acho que o que vi foram grifos. identificação de ave Icon_sad
Nataliadias
Nataliadias

Número de Mensagens : 13
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

identificação de ave Empty Re: identificação de ave

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos