Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID MELRO - Borba - 7/5/2019

3 participantes

Ir para baixo

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Empty ID MELRO - Borba - 7/5/2019

Mensagem por JP Gonçalves Sex maio 31, 2019 9:42 am

Foto tirada numa pedreira do Barro Branco, Borba. Inicialmente parecia-me um juvenil de melro preto, mas ao ver a foto em casa o bico e as patas pareceram-me muitos escuros/pretos. Existem vários registos de solitarius nesta pedreira. Será um juvenil de solitarius ou merula?

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Dscf8410
ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Dscf8411



P.S. Sou novo no fórum, pelo que aproveito para me apresentar.. Sempre gostei de aves, mas nos últimos meses o "bichinho" pelo tema tem crescido muito e comecei, de uma forma ainda muito amadora, a observar, "estudar" e fotografar aves. Sou ainda muito amador (e isso vai ver-se nas dúvidas que irei colocar no fórum daqui para a frente) mas espero, com o tempo e experiência, ir aprofundando conhecimentos. Sou do concelho com o menor número de espécies registadas no Ebird a sul do rio Tejo (Vila Viçosa - 110), mas espero colmatar a pouco e pouco a falta de registos nesta bonita região.

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Empty Re: ID MELRO - Borba - 7/5/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Sex maio 31, 2019 12:08 pm

Fêmea de solitarius. Se reparares a parte inferior é barrada. Foi na pedreira desactivada por trás da Fabrimar? E bem vindo ao fórum.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Empty Re: ID MELRO - Borba - 7/5/2019

Mensagem por JP Gonçalves Sex maio 31, 2019 12:31 pm

Marcio Cachapela escreveu:Fêmea de solitarius. Se reparares a parte inferior é barrada. Foi na pedreira desactivada por trás da Fabrimar? E bem vindo ao fórum.

Obrigado. Ainda tenho alguma dificuldade com aves que vejo com menos frequência. Neste caso é uma estreia para mim Smile

Sim, na pedreira inactiva junto à Fabrimar. Fui lá propositadamente pelo solitarius e parece que tive sorte logo na 1ªvez cheers

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Empty Re: ID MELRO - Borba - 7/5/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Dom Jun 02, 2019 7:59 am

Boa parabéns!
Procura os machos, porque fazem nidoficação no local. Com alguma paciência vais vê-los certamente. Procura não só na pedreira em si mas também nas escombreiras que possivelmente estarão de olho em ti. 
E já que és de Vila Viçosa (eu sou de Borba mas não resido lá á alguns anos) aproveita para visitares a Albufeira de Borba. Vais encontrar espécies interessantes nem sempre vistas no interior alentejano. Procura no ebird os hotspots e vais ver.

Boas observações

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Empty Re: ID MELRO - Borba - 7/5/2019

Mensagem por JP Gonçalves Dom Jun 02, 2019 3:08 pm

Marcio Cachapela escreveu:Boa parabéns!
Procura os machos, porque fazem nidoficação no local. Com alguma paciência vais vê-los certamente. Procura não só na pedreira em si mas também nas escombreiras que possivelmente estarão de olho em ti. 
E já que és de Vila Viçosa (eu sou de Borba mas não resido lá á alguns anos) aproveita para visitares a Albufeira de Borba. Vais encontrar espécies interessantes nem sempre vistas no interior alentejano. Procura no ebird os hotspots e vais ver.

Boas observações

Sim, ainda esta semana vou tentar lá voltar.
Sim, já era para ter ido à albufeira, mas entretanto não tive tempo. Vila Viçosa é escassa em elementos de água, tirando 3 ou 4 charcas maiores, por isso tenho de investir mais na Albufeira de Borba e no Alandroal (Juromenha, Rosário, Terena, Montejuntos) aqui na zona para observar algumas aves que terei dificuldade de observar em Vila Viçosa.
Sigo diariamente o ebird e tenho analisado/estudado bem as listas aqui da zona (algumas tuas) para saber bem onde devo procurar algumas aves que ainda não observei Wink

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Empty Re: ID MELRO - Borba - 7/5/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Dom Jun 02, 2019 5:17 pm

hoje passei por lá e estava lá este menino

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Dscn6410

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Empty Re: ID MELRO - Borba - 7/5/2019

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Seg Jun 03, 2019 10:30 am

bem fixe sempre conseguiste Wink

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

ID MELRO - Borba - 7/5/2019 Empty Re: ID MELRO - Borba - 7/5/2019

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos