Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por Paulo Domingues Dom Nov 10, 2019 3:40 pm

Vista e mal fotografada de muito longe. Será Bonelli, a deste tópico?

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria _mg_7810

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria _mg_7811

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria _mg_7812

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria _mg_7813


Vi outra ave, que não fotografei e me deixou dúvidas, quando vi pensei em sapeira, mas quando levantou vi uma barra branca no uropígio, fui ver ao guia e pareceu-me corresponder a caçadeira. Mas, não faço ideia se essa barra é suficiente para excluir outras espécies! Podem dar uma ajuda?!

Desde já, obrigado!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 10, 2019 3:48 pm

Tartaranhão-dos-pauis
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por Paulo Domingues Dom Nov 10, 2019 4:03 pm

Obrigado! Mas, a das fotos e/ou a do texto?

Parece-me que "encaixa" nas duas!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por Marcio Cachapela Dom Nov 10, 2019 4:23 pm

Paulo Domingues escreveu:Obrigado! Mas, a das fotos e/ou a do texto?

Parece-me que "encaixa" nas duas!
Tartaranhão ruivo dos pauis é o mesmo que águia sapeira. E esta espécie de tartaranhão não apresenta barra branca no urupigio. Se viste uma ave castanha com uropigio branco o mais provável será ser uma fémea de tartaranhão cinzento. Este fim de semana vi por lá uma. Se tiraste fotos conta o número de "dedos". Cinco será tartaranhão cinzento, quatro poderá indicar caçadeira.
Provavelmente terás visto esta ou uma outra.
Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Dscn9212
Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Dscn9213

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por Paulo Domingues Dom Nov 10, 2019 5:21 pm

Obrigado!

Grande confusão que para aqui fiz! Eu li tartaranhão ruivo (que sei que é a sapeira), mas fui ver o cinzento e respondi com base nele! O das fotos também o o ruivo/sapeira (já vi no guia que sim)?! Nunca tinha visto assim claro, estou habituado a vê-lo escuro.

O outro não tenho fotografias Sad . Fica a lição, fotografar primeiro e identificar depois! Wink
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por PNicolau Dom Nov 10, 2019 11:53 pm

Uma dica também ao Márcio. O tartaranhão-caçador só ocorre sensivelmente de Março-Outubro. E em Outubro é já tipicamente muito raro. Uma outra espécie que há 10 anos era muito rara, e hoje em dia já não é, é o tartaranhão-pálido, que nos últimos anos tem invernado na Ponta da Erva (incluindo machos, fêmeas e juvenis). Isto para dizer que um tartaranhão com 4 dedos no fim do outono ou inverno... É provavelmente um pálido. Claro que fazer a id só com base nos dedos é simplista mas é uma primeira indicação.

Ou seja, a ave seria um cyaneus (azulado) ou um macrourus (pálido). Provavelmente cyaneus, mas quem sabe.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por Marcio Cachapela Seg Nov 11, 2019 12:59 am

PNicolau escreveu:Uma dica também ao Márcio. O tartaranhão-caçador só ocorre sensivelmente de Março-Outubro. E em Outubro é já tipicamente muito raro. Uma outra espécie que há 10 anos era muito rara, e hoje em dia já não é, é o tartaranhão-pálido, que nos últimos anos tem invernado na Ponta da Erva (incluindo machos, fêmeas e juvenis). Isto para dizer que um tartaranhão com 4 dedos no fim do outono ou inverno... É provavelmente um pálido. Claro que fazer a id só com base nos dedos é simplista mas é uma primeira indicação.

Ou seja, a ave seria um cyaneus (azulado) ou um macrourus (pálido). Provavelmente cyaneus, mas quem sabe.
Sem dúvida. Não falei no pálido para não criar mais confusão ao Paulo mas tens razão. Para dizer a verdade no fim de semana também fui á leziria com a ideia de procurar os tartaranhões. O ano passado vi um pálido macho em novembro e depois um juvenil em dezembro acho eu. O macho ao que parece já tinha sido visto em anos anteriores por isso é natural que volte de novo este ano, não achas Pedro?

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por pedro121 Seg Nov 11, 2019 2:24 am

Paulo Domingues escreveu:Obrigado! Mas, a das fotos e/ou a do texto?

Parece-me que "encaixa" nas duas!

A das fotos é um tartaranhão, a do link é um juvenil de bonelli.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por Paulo Domingues Seg Nov 11, 2019 12:11 pm

pedro121 escreveu:
Paulo Domingues escreveu:Obrigado! Mas, a das fotos e/ou a do texto?

Parece-me que "encaixa" nas duas!

A das fotos é um tartaranhão, a do link é um juvenil de bonelli.

"As duas", referia-me às "minhas"! A Bonelli do link era o que eu "queria"! Wink Smile Mas já vi que não, a das fotos é pauis/sapeira, nunca tinha visto a "versão" clara e nem pensei no mais óbvio! E a que só vi e não fotografei seria cinzento/azulado (as taxonomias não se entendem com os tartaranhões Wink ), mas só com o que vi e sem foto não dá para identificação!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria Empty Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos