Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

3 participantes

Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 9:10 am

Segundo o ebird, os pombos-fatelas devem ser registados, ou então a lista está incompleta!
Every Rock Pigeon counts! Include them on your list when you see or hear them. If you see feral pigeons (or European Starlings, or House Sparrows, etc.) while eBirding and don't report them on your checklist, that list is incomplete!  
https://support.ebird.org/en/support/solutions/articles/48000967748
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por pedro121 Dom Jun 21, 2020 12:52 pm

Mas isso é claro, não faria sentido não o fazer, evidentemente.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 1:06 pm

pedro121 escreveu:Mas isso é claro, não faria sentido não o fazer, evidentemente.

Não é muito claro na medida em que o estatuto selvagem desses pombos nem sempre é claro. Por exemplo, se passares ao pé de uma quinta e houver pombos e galinhas a passear livremente, onde está a fronteira entre o que é digno de registo e o que não é?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por pedro121 Dom Jun 21, 2020 1:14 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Mas isso é claro, não faria sentido não o fazer, evidentemente.

Não é muito claro na medida em que o estatuto selvagem desses pombos nem sempre é claro. Por exemplo, se passares ao pé de uma quinta e houver pombos e galinhas a passear livremente, onde está a fronteira entre o que é digno de registo e o que não é?

eu não passeio em quintas, seria uma invasão de propriedades privada. Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 2:08 pm

pedro121 escreveu:eu não passeio em quintas, seria uma invasão de propriedades privada. Twisted Evil Twisted Evil

Então experimenta ir ao Parque Marechal Carmona em Cascais Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por Luis Reino Qua Ago 05, 2020 8:48 am

Sempre, registar tudo mas fico com uma dúvida: faz uns dias apareceu-me um canário 'doméstico' junto à `N13 em Fão - tentei apanhá-lo com a minha mulher, mas pisgou-se. Confesso que neste caso e, como não estava a observar naquele preciso momento, não registei. Que acham devo meter? Não é assim tão diferente de um pavão ou mesmo de uma galinha...

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por pedro121 Qua Ago 05, 2020 8:59 am

Luis Reino escreveu:Sempre, registar tudo mas fico com uma dúvida: faz uns dias apareceu-me um canário 'doméstico' junto à `N13 em Fão - tentei apanhá-lo com a minha mulher, mas pisgou-se. Confesso que neste caso e, como não estava a observar naquele preciso momento, não registei. Que acham devo meter? Não é assim tão diferente de um pavão ou mesmo de uma galinha...

É diferente no sentido que estará morto 24-48 horas depois do avistamento.

Os pavões em alguns locais criam, até com pouca assistência humana. Não é inconcebível que uma população se pudesse estabelecer. Colocar galinhas é simplesmente parvo. Mas mesmo gallus gallus pode não ser absurdo, há zonas em Portugal onde teoricamente uma população de Gallus poderia reverter e estabelecer-se, há variedades domesticas que se fossem libertadas em habitat adequado não teriam problemas de maior em estabelecer-se, o maior obstáculo seriam os javalis. Mas de modo geral colocar qualquer fuga de cativeiro (aves isoladas) é simplesmente por questões de listas, ou porque tem piada, etc.

Ps: Em relação aos Pavões, era interessante estudar até que ponto se pode considerar uma população autosustentavel numa espécie adaptada para viver em parques, eu estive o ano passado no jardim zoologico e saí de lá a pensar que eram candidatos à categoria C. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por Luis Reino Qua Ago 05, 2020 9:14 am

Pedro,

Em Fão oiço frequentemente um Pavão 'a cantar' na margem norte do Cávado, mas não meto, pois não consigo ver onde está o bicho e, nem sequer posso considerar uma fuga de cativeiro. Os meus pais tiveram muitos pavões em Caminha e andavam por todo o lado, mas não se estabeleceram e por vezes eram predados. Nos parques urbanos pode de facto ser diferente. A questão é mesmo essa, meter uma coisa que não se vai estabelecer servirá para alguma coisa? Acho que o Manuel Ribeiro observa um canário (ou observava) num bando de chamarizes perto da sua casa em Lisboa. Portanto, não padeceu em dois ou três dias se não estou em erro.

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por pedro121 Qua Ago 05, 2020 10:05 am

Luis Reino escreveu: A questão é mesmo essa, meter uma coisa que não se vai estabelecer servirá para alguma coisa? Acho que o Manuel Ribeiro observa um canário (ou observava) num bando de chamarizes perto da sua casa em Lisboa. Portanto, não padeceu em dois ou três dias se não estou em erro.

Os canários podem sobreviver se num tiverem sorte e colarem-se a uma espécie que os ensine a encontrar comida, mas é preciso sorte e estarem bem fisicamente para conseguirem acompanhar os serinus, e há raças em que isso é de todo impossível, um frisado parisiense não foi feito para voar, e um gibber italicus tecnicamente nem voa.

Há uma razão para que as especies altamente domesticadas (e modificadas) não se estabeleçam em estado selvagem, é porque as mudanças requeridas para maximizar a sua adaptação ao meio ambiente "gaiola" as deixou incapazes de se adaptarem à "selva".

Mesmo um canário que não seja de uma raça de forma, que tem uma estrutura corporal semelhante aos selvagens, não faz a menor ideia de como sobreviver em estado selvagem e se fugir no inverno tem umas 24 horas para encontrar comida, mais do que isso e terá que metabolizar massa muscular e o processo será muito rápido e terminal.

Há centenas de milhares de canários domésticos em Portugal, todos os anos fogem (o termo fogem é muito errado, eles não querem fugir) quantos? milhares certamente. Nunca conseguiram aguentar-se.

Mas espécies que são mais adaptáveis podem não ter problemas de maior, os pavões em regime de semiliberdade ou em parques tem dietas "naturais" com suplementação, ou seja em caso de necessidade sabem encontrar comida e agua, e o mesmo é valido para espécies de patos, em que o comportamento natural de alimentação se adapta instantaneamente se fugirem, mas se calhar só com patos de superfície?

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registar os pombos-fatelas: sim ou não? Empty Re: Registar os pombos-fatelas: sim ou não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos