Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Superzoom - orçamento baixo

+5
PNicolau
Helder Vieira
pedro121
Rogerio
JP Gonçalves
9 participantes

Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por JP Gonçalves Ter Jun 30, 2020 6:48 am

Boas

Sei que já é um tema abordado há muito tempo neste fórum, mas a tecnologia está sempre a evoluir...

Estou a pensar adquirir uma superzoom, mas o orçamento neste momento é (bastante) escasso e mesmo que espere nos próximos tempos não devo conseguir subir muito a parada... Qual a melhor superzoom disponível no mercado abaixo dos 500€? (até era preferível ser um pouco menos  Laughing )

A mais comum entre os birdwatchers por estes valores deve ser, digo eu, a Nikon P900 (apesar de ser uma máquina "antiga")...

Tenho visto algumas comparações na net entre a P900, a Canon SX70 e a Sony DSC-HX400V por isso devem ser aquelas com características mais semelhantes por um preço aproximado... Qual a vossa opinião destas máquinas? Pelo zoom fico sempre tentado a optar pela P900...  Laughing

Há mais alguma que deva ter em consideração, considerando o valor preço/qualidade?

De salientar que quero uma máquina para registos, para o dia-a-dia enquanto caminho, para me ajudar na identificação de aves a alguma distância e neste caso o alcance é importante.. mas também é importante ter o mínimo de qualidade para fotos de aves em voo, nem que seja para conseguir identificar aves em fuga. Qualquer uma que compre será sempre um upgrade em comparação com a minha Fujifilm da pré-história...  Very Happy  Very Happy

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por Rogerio Ter Jun 30, 2020 9:51 am

Para quem quer carregar pouco equipamento a Nikon P900 e uma das melhores opções para registos a longa distância e para aves paradas .
Para fotos em voo nenhuma das máquinas com zoom incorporado faz fotografias realmente boas , mesmo fotógrafos já com alguma experiência , para tal recomendo os modelos reflex ou então as novas soluções mirrorless com lentes zoom externas.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por JP Gonçalves Ter Jun 30, 2020 8:00 pm

Obrigado pela opinião Rogerio.

As reflex e as mirrorless, na sua generalidade, acabam por ficar acima do orçamento.

Para além disso, nesta fase inicial de aprendizagem na observação de aves em que me encontro, valorizo mais o alcance do que a qualidade das fotos.

Muito provavelmente deverei investir na P900 Smile

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por pedro121 Qua Jul 08, 2020 6:39 am

A questão continua a ser sempre a mesma, alcance x qualidade de imagem

Na casa dos 500, não tens qualidade de imagem (todas as boas são mais caras), portanto alcance, e em consequência P900.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por Helder Vieira Qua Jul 08, 2020 7:36 am

Eu comprei a Panasonic FZ82 há quase dois anos, e não me arrependi.
Um pouco mais pequena do que a P900, mais fácil de arrumar, vá, e o preço ronda os 300€. Obviamente que em aves muito distantes, e com uma P900 ao lado, nota-se a diferença.
No essencial uso-a para registos, quer para adornar uma lista, quer para registar uma ou outra espécie mas interessante.
Quanto a aves em voo é para esquecer, como com as outras (todas!?) superzoom, mas até já deu para registar Pernis apivorus muito alto a pairar: https://ebird.org/checklist/S57784229
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por JP Gonçalves Qua Jul 08, 2020 8:11 am

pedro121 escreveu:A questão continua a ser sempre a mesma, alcance x qualidade de imagem

Na casa dos 500, não tens qualidade de imagem (todas as boas são mais caras), portanto alcance, e em consequência P900.

Sim, tenho noção que para ter uma boa máquina tinha de subir bem acima dos 1000€, o que nos próximos tempos fica fora de orçamento. No entanto neste momento tenho mesmo de comprar uma máquina já que a minha velhinha Fujifilm está com umas pequenas avarias e é completamente obsoleta.

Helder Vieira escreveu:Eu comprei a Panasonic FZ82 há quase dois anos, e não me arrependi.
Um pouco mais pequena do que a P900, mais fácil de arrumar, vá, e o preço ronda os 300€. Obviamente que em aves muito distantes, e com uma P900 ao lado, nota-se a diferença.
No essencial uso-a para registos, quer para adornar uma lista, quer para registar uma ou outra espécie mas interessante.
Quanto a aves em voo é para esquecer, como com as outras (todas!?) superzoom, mas até já deu para registar Pernis apivorus muito alto a pairar: https://ebird.org/checklist/S57784229

Também dei uma vista de olhos nas características dessa máquina, mas já me decidi pela P900 e na próxima semana vou fazer a compra.
É exatamente para isso que preciso da máquina: adornar umas listas, registar espécies ou grupos de aves pouco habituais num local, ajudar a identificar aves ao longe (sobretudo patos e limícolas), etc
Quanto às aves em voo já fico contente se der para registar umas rapinas a pairar já que mais do que isso sei que não vai dar Laughing

Obrigado a ambos pela opinião Exclamation

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por Rogerio Qua Jul 08, 2020 8:48 am

Helder Vieira escreveu:Eu comprei a Panasonic FZ82 há quase dois anos, e não me arrependi.
Um pouco mais pequena do que a P900, mais fácil de arrumar, vá, e o preço ronda os 300€. Obviamente que em aves muito distantes, e com uma P900 ao lado, nota-se a diferença.
No essencial uso-a para registos, quer para adornar uma lista, quer para registar uma ou outra espécie mas interessante.
Quanto a aves em voo é para esquecer, como com as outras (todas!?) superzoom, mas até já deu para registar Pernis apivorus muito alto a pairar: https://ebird.org/checklist/S57784229

Bom eu tambem tenho a Panasonic FZ82 adquirida na mesma altura que para mim era o modelo que fazia mais sentido e foi comprada com vários objectivos  , registos em saídas não planeadas ou em viagens curtas com bagagem muito ligeira , para além disso serve também como corpo de apoio para uma possível falha da máquina principal.
E também porque há cerca de dois anos em Junho estava na praia a descansar e um Phalaropus fulicarius poisou no areal mesmo a minha frente e as fotos do registo foram tiradas com um telemóvel que é bem pior. Smile  
E as fotos são essencialmente boas para isso mesmo .... registos , as super zooms tem outros problemas , trabalham muito mal com pouca luz e em dias escuros e com pouca luminosidade a focagem é sofrível.
E no meu caso arrependido não estou mas também não posso dizer que esteja satisfeito " vai servindo " isto porque valorizo os registos com boas fotografias .
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

JP Gonçalves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por PNicolau Qua Jul 08, 2020 9:35 am

A P900 é uma excelente máquina para fazer registos. Altamente recomendada na minha opinião.

Eu tenho uma DSLR que é algo pesada, portanto actualmente faço registos com o telemóvel quando não tenho a DSLR, o Huawei P30 Pro que tem um grande alcance. Hei-de fazer um tópico aqui no fórum a mostrar algumas fotos.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por JP Gonçalves Qua Jul 08, 2020 9:56 am

PNicolau escreveu:A P900 é uma excelente máquina para fazer registos. Altamente recomendada na minha opinião.

Eu tenho uma DSLR que é algo pesada, portanto actualmente faço registos com o telemóvel quando não tenho a DSLR, o Huawei P30 Pro que tem um grande alcance. Hei-de fazer um tópico aqui no fórum a mostrar algumas fotos.

Eu já vi fotos do P30 pro, incluindo de aves distantes e é de facto surpreendente. Muito acima da média.

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por Luis Arinto Qua Jul 08, 2020 10:09 am

Tenho uma P900 e estou a pensar fazer o up-grade para a P1000. Está como nova, se estiver interessado diga.
Luis Arinto
Luis Arinto

Número de Mensagens : 7
Idade : 69
Local : Lisboa
Data de inscrição : 26/07/2016

JP Gonçalves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por JP Gonçalves Qua Jul 08, 2020 6:02 pm

Aproveito o tópico para colocar outra questão relacionada.

Quando comprar a máquina estou a pensar mandar vir logo uma bateria "suplente". Qual a vossa opinião sobre as baterias compatíveis?
Uma original para a P900 custa cerca de 60/70€, as compatíveis variam entre os 10 e os 30€.
Alguma marca compatível que vos agrade em especial ou são todas semelhantes?

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por pedro121 Qui Jul 09, 2020 2:02 am

JP Gonçalves escreveu:Aproveito o tópico para colocar outra questão relacionada.

Quando comprar a máquina estou a pensar mandar vir logo uma bateria "suplente". Qual a vossa opinião sobre as baterias compatíveis?
Uma original para a P900 custa cerca de 60/70€, as compatíveis variam entre os 10 e os 30€.
Alguma marca compatível que vos agrade em especial ou são todas semelhantes?

Eu vou sempre para compatíveis, mas não tenho marca de referencia, a questão é que com o preço de uma original compras normalmente 2-3 compatíveis e isso muda tudo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

JP Gonçalves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por pedro121 Qui Jul 09, 2020 2:13 am

Luis Arinto escreveu:Tenho uma P900 e estou a pensar fazer o up-grade para a P1000. Está como nova, se estiver interessado diga.

Eu há uns tempos encontrei um casal em que um tinha a P900 e o outro a P1000, foi muito bom para fazer a comparação, para mim, para aquilo que eu preciso, a P900 arrasa a minha Canon SX60, mas a P1000 não arrasa a P900, é melhor em alcance obviamente, mas é muito maior e mais pesada, e não tem nenhuma melhoria significativa na QI. gostava de experimentar a P1000 em marinhas para ver as mais valias em relação à P900.

E se tivesse dinheiro continua a achar que a Sony DSC-RX10 IV seria a melhor opção para um observador, faz tudo "bem" incluindo aves em voo e foto/video com pouca luz.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Luis Arinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por lrodrigues Qui Jul 09, 2020 2:42 am

Viva, eu também tenho a P900 e recomendo, mesmo face à P1000. Também utilizo DSLRs, mas muitas vezes levo só a P900 porque é mais do que suficiente para os registos e devido ao peso. Telescópio + binóculos + máquina começa a ser muito.

Quando sei que a probabilidade de aves em vôo é muito maior ou que vou querer qualidade nas fotos levo a DSLR. Nas outras saídas a P900. Relativamente à P1000, tem mais alcance mas o peso e dimensão também é maior, de modo que para mim, tendo que ser mais pesado, prefiro uma DSLR.

Quanto à bateria, por acaso só tenho uma. A bateria tem uma duração grande, normalmente dá-me para 1 ou 2 dias completos, pelo que ainda não tive necessidade de comprar uma segunda.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

JP Gonçalves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por HL Qui Jul 09, 2020 3:49 am

Só uma achega, quanto às baterias.
Só tenho uma bateria original para uma DSLR Nikon, as restantes são da JUPIO, geralmente custam cerca de 50% de uma original. As baterias portam-se bem.
No trabalho usamos Canon (SX50, SX60) e temos baterias suplentes da JUPIO, parece-me que não se aguentam tanto como a original, e em comparação com as que tenho para NIKON, a performance parece mais fraca, mas devo dizer que muitas vezes são sujeitas a calor extremo e isso reflecte-se na carga e na vida da bateria.
Nas marcas alternativas convém ver as especificações, há baterias que levam a mesma quantidade de carga (mAh) que as originais e outras que não.
HL
HL

Número de Mensagens : 1449
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por JP Gonçalves Qui Jul 09, 2020 4:57 am

Agradeço novamente as vossas opiniões Exclamation

Já tive a ver uma da Jupio e outra da PATONA (têm ligeiramente menos mAh que as originais Nikon). Custam cerca de 13€ e para serem uma bateria suplente, que deverá ser pouco utilizada, deverá valer a pena. Wink

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por Marcio Cachapela Qua Set 02, 2020 10:19 am

JP Gonçalves escreveu:Agradeço novamente as vossas opiniões Exclamation

Já tive a ver uma da Jupio e outra da PATONA (têm ligeiramente menos mAh que as originais Nikon). Custam cerca de 13€ e para serem uma bateria suplente, que deverá ser pouco utilizada, deverá valer a pena. Wink

Eu tenho a P1000 e tenho a bateria original e duas da Duracel. Penso que também exista duracel para P900.
Agora há aqui um fator bastante importante no caso das baterias originais ou de marca branca, que é a forma como vais usar a P900.
Eu muitas vezes uso a P1000 como se fosse telescópio, ou seja, muitas horas sempre ligada, e ai as baterias da duracel não aguentam tanto tempo como a original, para além do mais que a primeira duracel já está a ficar viciada e menos tempo aguenta. Se quiseres usar a P900 como telescópio eu aconselho a comprar original, porque aguenta muito mais tempo.
Quando ando com a P1000 a tiracolo, as baterias dão para bastante tempo porque nem sempre a tenho ligada, mas um dos problemas das bridge é o tempo que demoram a ligar e a ganhar foco, por isso se tens a máquina desligada e vês uma ave durante apenas uns segundos o mais provável é que não a consigas fotografar.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por JP Gonçalves Qua Set 02, 2020 12:01 pm

Marcio Cachapela escreveu: Eu tenho a P1000 e tenho a bateria original e duas da Duracel. Penso que também exista duracel para P900.
Agora há aqui um fator bastante importante no caso das baterias originais ou de marca branca, que é a forma como vais usar a P900.
Eu muitas vezes uso a P1000 como se fosse telescópio, ou seja, muitas horas sempre ligada, e ai as baterias da duracel não aguentam tanto tempo como a original, para além do mais que a primeira duracel já está a ficar viciada e menos tempo aguenta. Se quiseres usar a P900 como telescópio eu aconselho a comprar original, porque aguenta muito mais tempo.
Quando ando com a P1000 a tiracolo, as baterias dão para bastante tempo porque nem sempre a tenho ligada, mas um dos problemas das bridge é o tempo que demoram a ligar e a ganhar foco, por isso se tens a máquina desligada e vês uma ave durante apenas uns segundos o mais provável é que não a consigas fotografar.

Por acaso ainda não tinha visto/reparado nessas da duracell.
Ainda não comprei a bateria suplente. Apenas por 3 ou 4x fiquei sem bateria enquanto ainda andava no "campo" e já quase na hora de regressar. Tenho feito sobretudo observações depois do trabalho ao final da tarde e até agora só durante os fins-de-semana em que estou o dia todo fora é que sinto a necessidade de ter uma suplente na mochila.. Mas deverei optar por uma das mais baratas por enquanto.

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Superzoom - orçamento baixo Empty Re: Superzoom - orçamento baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos