Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

5 participantes

Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por lvieira Sex Jul 31, 2020 4:38 pm

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Img_8311

lvieira

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 29/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 31, 2020 4:40 pm

lvieira nota por favor que nos pedidos de ID é obrigatório indicar a data e o local das fotos
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por lvieira Sex Jul 31, 2020 4:48 pm

Olá Gonçalo,
Obrigado pelo reparo, foi lapso meu. A foto foi tirada hoje, 31 de Julho de 2020 às 8h20m na Praia Formosa em Santa Cruz. As aves (total de 5) voavam a uma altitude de ~50 metros ao longo da costa em direcção a Sul.
Obrigado.

lvieira

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 29/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Ago 01, 2020 1:34 am

Ao longo da costa marítima em geral é mais frequente N. phaeopus, mas neste caso a bico parece algo longo e não consigo excluir N. arquata - podia perfeitamente ser um bando desta espécie em migração.

Não tens mais fotos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por lvieira Sáb Ago 01, 2020 6:02 am

Tenho mais esta foto com as 5 aves, tirada 2 seg depois da anterior. No momento das fotos, registei na minha lista como N. phaeopus sem pensar muito, pois tenho visto esta espécie várias vezes ao longo da costa este ano. No entanto, posteriormente, fiquei de facto com dúvidas pelos seguintes motivos:
1. O batimento das asas fazia lembrar uma gaivota e as aves voavam a ~50 metros de altitude (pelo menos no que tenho observado, N. phaeopus voa habitualmente mais próximo da água);
2. As aves das fotos apresentam uma "quilha" no peito, o que é mais compatível com o perfil em voo de N. arquata;
3. Na ave mais à direita nesta segunda foto, é visível uma tonalidade acastanhada no peito , o que favorece N. arquata em vez de N. phaeopus;
4. Na primeira foto, observa-se nas 2 aves à direita e na ave mais à esquerda 2 zonas escuras na parte superior terminal das asas, o que é mais similar com o padrão de N. arquata;
5. Quanto ao bico, aí é que me surgem maiores dúvidas pois tenho visto fotos de N. phaeopus com bicos razoavelmente compridos. Dada a perspectiva com que foram tiradas as fotos, não consigo ter uma ideia concreta da dimensão do bico face ao tamanho da ave.

Assim, será melhor registar como N. phaeopus/arquata?

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Img_8312

lvieira

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 29/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por pedro121 Sáb Ago 01, 2020 10:32 am

É impressão minha ou uma das aves tem GPS?

Pessoalmente deixaria estas aves por identificar, o ângulo é mesmo muito mau.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por lvieira Dom Ago 02, 2020 2:22 pm

Sim, de facto parece que a ave ao centro tem um GPS. Nem tinha reparado. Vou então eliminar o registo dada a incerteza na identificação da espécie.

lvieira

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 29/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por João Tomás Seg Ago 03, 2020 6:26 am

pedro121 escreveu:É impressão minha ou uma das aves tem GPS?

Pessoalmente deixaria estas aves por identificar, o ângulo é mesmo muito mau.

Altamente Shocked
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por PNicolau Qui Ago 06, 2020 8:42 am

Para mim são arquata. Todas as aves têm um bico grande em particular a ave da direita tem o bico muito grande
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Numenius phaeopus ou Numenius arquata? Empty Re: Numenius phaeopus ou Numenius arquata?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos