Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID - felosa

4 participantes

Ir para baixo

Pedido de ID - felosa Empty Pedido de ID - felosa

Mensagem por pcaseirito Sáb Ago 29, 2020 3:54 pm

Boa noite,

Desta vez a minha primeira felosa. Hoje, no parque ambiental de Vilamoura, junto à ETAR.

As fotos têm pouca qualidade. Vejo um lista superciliar bem visível e longa (acaba bem atrás do olho). Acho que vejo parte de um anel orbital (em duas das fotos parece). As patas parecem cinzentas. A barriga parece branca, mas não confio muito no balanço de brancos destas fotos...

Estava aqui a olhar para o guia e diria bonelli. Mas por enquanto ainda me parecem todas muito iguais... Laughing  Laughing  Laughing

Pedido de ID - felosa Img_7610

Pedido de ID - felosa Img_7611

Pedido de ID - felosa Img_7613

Pedido de ID - felosa Img_7612

Muito obrigado,

Paulo

pcaseirito

Número de Mensagens : 127
Data de inscrição : 31/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - felosa Empty Re: Pedido de ID - felosa

Mensagem por PNicolau Sáb Ago 29, 2020 5:04 pm

Diria ibérica
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - felosa Empty Re: Pedido de ID - felosa

Mensagem por pcaseirito Dom Ago 30, 2020 11:11 am

Obrigado!

Fiquei pela que apareceu primeiro no guia e me parecia ter algumas das características que conseguia identificar na foto.

Já agora, se não for abusar ( Smile  Smile  Smile ) qual (ais) a(s) característica(s) que devo ter em atenção para a identificar como ibérica?

Não estou a duvidar da identificação, é mesmo porque isto é mesmo tudo novo para mim e olhar para o guia e para as aves ao vivo é um pouco diferente!!

Obrigado,

Paulo

pcaseirito

Número de Mensagens : 127
Data de inscrição : 31/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - felosa Empty Re: Pedido de ID - felosa

Mensagem por pedro121 Dom Ago 30, 2020 11:23 am

Bem, bonelli não é, a discussão de ser iberica é um bocadinho mais complexa, já que há 3 espécies mais ou menos parecidas, ibérica/comum e musical.

Eu concordo com iberica porque normalmente musical teria mais amarelo, e é muito cedo para comum.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - felosa Empty Re: Pedido de ID - felosa

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 30, 2020 11:42 am

pedro121 escreveu:Eu concordo com iberica porque normalmente musical teria mais amarelo, e é muito cedo para comum.

Nessa parte do "ser muito cedo" estás a jogar apenas com as probabilidades, e nada mais... mas a collybita não é propriamente uma raridade, mesmo nesta altura. Elas nidificam e não é só no norte do país.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - felosa Empty Re: Pedido de ID - felosa

Mensagem por pcaseirito Dom Ago 30, 2020 11:49 am

Obrigado,

Já percebi que para além das características físicas, habitat e época têm de entrar na equação. E que por vezes a melhor maneira de chegar à identificação é por exclusão.

Como disse, é a minha primeira felosa. Por enquanto parecem-me todas pequenos pássaros esverdeados Laughing Laughing Laughing Laughing

Paulo

pcaseirito

Número de Mensagens : 127
Data de inscrição : 31/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - felosa Empty Re: Pedido de ID - felosa

Mensagem por pedro121 Dom Ago 30, 2020 11:50 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Eu concordo com iberica porque normalmente musical teria mais amarelo, e é muito cedo para comum.

Nessa parte do "ser muito cedo" estás a jogar apenas com as probabilidades, e nada mais... mas a collybita não é propriamente uma raridade, mesmo nesta altura. Elas nidificam e não é só no norte do país.

Digamos que é um palpite educado.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - felosa Empty Re: Pedido de ID - felosa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos