Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

+2
Paulo Alves
Marcio Cachapela
6 participantes

Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Seg Set 07, 2020 3:45 pm

Já pedi algumas opiniões sobre esta ave e por isso é que a coloco aqui, já que pode haver a possibilidade de ser uma Acrocephalus palustris.

- Patas amarelo rosadas com dedos com um tom amarelado, com as garras posteriores mais pálidas
- Zona do uropígio sem ruivo, sendo cor de areia
- Infracaudais compridas
- Lista superciliar curta e fraca, basicamente apenas em frente ao olho com loros claros
- Cauda parece curta devido ao comprimento das primárias.
- a plumagem encontra-se gasta, mas é possível verificar que principalmente nas terciarias as margens são pálidas contrastando com o centro bem definido.
- as partes superiores têm algum esverdeado fraco.
- Para palustris esperava-se a cabeça mais redonda na testa, mas estive a comparar com fotos de aves na mão e existe muitas que não têm o típico formato mais redondo.


Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Dscn8719
Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Dscn8718
Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Dscn8720Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Dscn8721
Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Dscn8722


Última edição por Marcio Cachapela em Seg Set 07, 2020 3:52 pm, editado 1 vez(es)

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Paulo Alves Seg Set 07, 2020 3:48 pm

O chamamento no final é de uma Sylvia melanocephala.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Seg Set 07, 2020 3:51 pm

Paulo Alves escreveu:O chamamento no final é de uma Sylvia melanocephala.

ok... então o video não serve para nada embora a palustris faça imitações. retira-se o video então.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Set 08, 2020 4:01 am

Devido á ave ser esquisita pedi opinião ao Stanislas Worsa.
No video tal como o Paulo disse e também o João, o call é de melanocephala.
Em relação ás fotos parece tudo bem para palustris, mas acontece que a cor dos flancos é mais para scirpaceus... por isso... nada feito.
Existe alguma hibridização scirpaceus, palustris, dumetorum, talvez seja uma dessas aves...
De qualquer das formas fica Acrocephalus sp.
Valerá a pena inserir no ebird como sp?

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Set 08, 2020 4:44 am

Márcio, para "A. Palustris" esperava ver nesta ave uma cabeça menos achatada e mais arredondada; bico mais curto e menos curvado; retrizes exteriores com tela exterior branca; ombros com padrão diferente de cor distinta; bordas das terciárias mais pálidas, mais marcantes/contrastantes; garras mais amareladas; uma postura mais ereta e um supercilio mais visível atrás do olho.

Para mim, esta ave é um rouxinol pequeno dos caniços.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por PNicolau Ter Set 08, 2020 5:42 am

Mas não é um scirpa porquê?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Set 08, 2020 6:41 am

Gilberto Pinelas escreveu:Márcio, para "A. Palustris" esperava ver nesta ave uma cabeça menos achatada e mais arredondada; bico mais curto e menos curvado; retrizes exteriores com tela exterior branca; ombros com padrão diferente de cor distinta; bordas das terciárias mais pálidas, mais marcantes/contrastantes; garras mais amareladas; uma postura mais ereta e um supercilio mais visível atrás do olho.

Para mim, esta ave é um rouxinol pequeno dos caniços.

Vai lá ler a descrição que fiz... estás a dizer a mesma coisa que eu disse mais ou menos...

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Set 08, 2020 6:46 am

PNicolau escreveu:Mas não é um scirpa porquê?
Ninguém disse que não era scirpaceus.
Vi na ave caracteristicas para palustris e perguntei.
Como scirpaceus, palustris, dumetorum, têm todos muita sobreposição de caracteristicas é normal que uma ave que pareça mais diferente levante algumas dúvidas.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Set 08, 2020 6:47 am

Sim, mas como colocaste a hipótese de A. Palustris, eu apenas reforcei que não me parece viável pelos pormenores invocados.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Set 08, 2020 6:50 am

Marcio Cachapela escreveu:
PNicolau escreveu:Mas não é um scirpa porquê?
Ninguém disse que não era scirpaceus.
Vi na ave caracteristicas para palustris e perguntei.
Como scirpaceus, palustris, dumetorum, têm todos muita sobreposição de caracteristicas é normal que uma ave que pareça mais diferente levante algumas dúvidas.

Mau (rsrsrs...), dizes que disseste o mesmo que eu disse, mais ou menos, e agora dizes que viste características para A. Palustris? Afinal que características viste para sugerires esta espécie?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Set 08, 2020 6:59 am

Gilberto Pinelas escreveu:
Marcio Cachapela escreveu:
PNicolau escreveu:Mas não é um scirpa porquê?
Ninguém disse que não era scirpaceus.
Vi na ave caracteristicas para palustris e perguntei.
Como scirpaceus, palustris, dumetorum, têm todos muita sobreposição de caracteristicas é normal que uma ave que pareça mais diferente levante algumas dúvidas.

Mau (rsrsrs...), dizes que disseste o mesmo que eu disse, mais ou menos, e agora dizes que viste características para A. Palustris? Afinal que características viste para sugerires esta espécie?

Bem.. primeiro esta ave já foi classificada como Acrocephalus scirpaceus por isso a questão já não se coloca.
Segundo... as caracteristicas que vi? Leste o post inicial ou só viste as fotos? As caracteristicas estão lá escritas, acho não ser necessário voltar a escrever.


Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Set 08, 2020 7:12 am

Sim, eu li e vi as fotos, e tb acho que a questão já não se coloca, mas, como dizes ao PNicolau que viste características para A. Palustris, e, em simultâneo, dizes que disseste o mesmo que eu, mais ou menos, isto em abono de A. Scirpaceus, achas que faz sentido esta tua ultima resposta?

Eu apenas queria saber que características viste, nada mais!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por pedro121 Ter Set 08, 2020 7:13 am

Bem, só para aumentar a confusão Acrocephalus baeticatus alguém?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Set 08, 2020 7:19 am

Gilberto Pinelas escreveu:Sim, eu li e vi as fotos, e tb acho que a questão já não se coloca, mas, como dizes ao PNicolau que viste características para A. Palustris, e, em simultâneo, dizes que disseste o mesmo que eu, mais ou menos, isto em abono de A. Scirpaceus, achas que faz sentido esta tua ultima resposta?

Eu apenas queria saber que características viste, nada mais!
Gilberto... de novo... as caracteristicas que vi estão descritas no post inicial!
Quando escrevi que disse mais ou menos o que disseste, foi em relação ao formato do bico/cabeça, que seriam mais pro-scirpaceus, o que também está referido no post inicial.
Sinceramente não percebo o que é que na minha resposta não faz sentido ou que mais queres que te diga?

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Set 08, 2020 7:20 am

pedro121 escreveu:Bem, só para aumentar a confusão Acrocephalus baeticatus alguém?
Não sei distinguir nem tenho literatura para isso, embira tenha pensado na hipótese, não a saberia defender ou argumentar, e como não tenho call ou song nem falei nisso.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Set 08, 2020 7:33 am

pedro121 escreveu:Bem, só para aumentar a confusão Acrocephalus baeticatus alguém?

Baeticatus, cinnamomeus, hallae, minor ou ambiguus (rsrsrs...)?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por João Tomás Ter Set 08, 2020 1:50 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Márcio, para "A. Palustris" esperava ver nesta ave uma cabeça menos achatada e mais arredondada; bico mais curto e menos curvado; retrizes exteriores com tela exterior branca; ombros com padrão diferente de cor distinta; bordas das terciárias mais pálidas, mais marcantes/contrastantes; garras mais amareladas; uma postura mais ereta e um supercilio mais visível atrás do olho.

Para mim, esta ave é um rouxinol pequeno dos caniços.

A juntar a isso, o anel branco em torno do olho. Eu também digo rouxinol-pequeno-dos-caniços.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020 Empty Re: Pedido de ID, acrocephalus, salinas de Alverca, 06/09/2020

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos