Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na id - toutinegra

+3
pedro121
Rogerio
Teresa C
7 participantes

Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Teresa C Ter Set 29, 2020 4:13 am

Ontem no Espichel, foto única... pareceu-me tomilheira, mas ela desapareceu assim que a vi e não voltou a aparecer.

Ajuda na id - toutinegra Dscn7820

Teresa C

Número de Mensagens : 1947
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Rogerio Ter Set 29, 2020 7:39 am

parece-me communis , os centros da terciárias pretos são muito grandes para tomilheira .

A menos de 2 semanas observamos pelo menos 3 indivíduos em alimentação  nas figueiras


Última edição por Rogerio em Ter Set 29, 2020 7:42 am, editado 1 vez(es)
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por pedro121 Ter Set 29, 2020 7:40 am

Sylvia sp.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por pedro121 Ter Set 29, 2020 7:41 am

Peço desculpa Curruca sp. segundo IOC 10.2
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por PNicolau Ter Set 29, 2020 8:08 am

Rogerio escreveu:parece-me communis , os centros da terciárias pretos são muito grandes para tomilheira .

A menos de 2 semanas observamos pelo menos 3 indivíduos em alimentação  nas figueiras
E então cantillans?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Rogerio Ter Set 29, 2020 8:15 am

PNicolau escreveu:
Rogerio escreveu:parece-me communis , os centros da terciárias pretos são muito grandes para tomilheira .

A menos de 2 semanas observamos pelo menos 3 indivíduos em alimentação  nas figueiras
E então cantillans?

Sim também é uma possibilidade embora o habitat não seja o mais adequado , das 3 aves mencionadas penso que a communis é a mais comum encontrar numa figueira.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Teresa C Ter Set 29, 2020 8:24 am

Rogerio escreveu:parece-me communis , os centros da terciárias pretos são muito grandes para tomilheira .

A menos de 2 semanas observamos pelo menos 3 indivíduos em alimentação  nas figueiras

Penso que não, também lá andava uma, maior e com as costas castanhas mas mais claras...

PNicolau escreveu:E então cantillans?

Era a minha segunda hipótese, mas pareceu-me mais cabeçuda.

pedro121 escreveu:Peço desculpa Curruca sp. segundo IOC 10.2

curruca! é isso mesmo lol! lol! lol!

Teresa C

Número de Mensagens : 1947
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por PNicolau Ter Set 29, 2020 8:28 am

Rogerio escreveu:
PNicolau escreveu:
Rogerio escreveu:parece-me communis , os centros da terciárias pretos são muito grandes para tomilheira .

A menos de 2 semanas observamos pelo menos 3 indivíduos em alimentação  nas figueiras
E então cantillans?

Sim também é uma possibilidade embora o habitat não seja o mais adequado , das 3 aves mencionadas penso que a communis é a mais comum encontrar numa figueira.
Só é mais comum porque communis é a Sylvia mais comum em migração, cantillans vê-se menos na zona de Lisboa e mais tarde. Em migração o habitat não é um factor que importe. No Algarve vês bastantes cantillans em figueiras.

Esta ave não é uma communis, parece de facto uma cantillans com aquelas terceárias e estrutura.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Rogerio Ter Set 29, 2020 8:45 am

PNicolau escreveu:
Rogerio escreveu:
PNicolau escreveu:
Rogerio escreveu:parece-me communis , os centros da terciárias pretos são muito grandes para tomilheira .

A menos de 2 semanas observamos pelo menos 3 indivíduos em alimentação  nas figueiras
E então cantillans?

Sim também é uma possibilidade embora o habitat não seja o mais adequado , das 3 aves mencionadas penso que a communis é a mais comum encontrar numa figueira.
Só é mais comum porque communis é a Sylvia mais comum em migração, cantillans vê-se menos na zona de Lisboa e mais tarde. Em migração o habitat não é um factor que importe. No Algarve vês bastantes cantillans em figueiras.

Esta ave não é uma communis, parece de facto uma cantillans com aquelas terceárias e estrutura.

Não estou de acordo que o habitat não é um factor que importe em migração , as aves fixam-se em paragens que sejam mais propícias para a sua alimentação durante o trajecto , no caso da communis figueiras.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 29, 2020 9:10 am

Rogerio escreveu:Não estou de acordo que o habitat não é um factor que importe em migração ,  as aves fixam-se em paragens que sejam mais propícias para a sua alimentação durante o trajecto , no caso da communis figueiras.

Pelo contrário Rogério, as aves em migração são muito menos exigentes em matéria de habitat do que nos territórios de reprodução ou de inverno. Basicamente param onde calha e onde haja alguma coisa para comer.

Daí que na migração vejas tantos bichos em habitats atípicos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Rogerio Ter Set 29, 2020 9:39 am

Gonçalo Elias escreveu:
Rogerio escreveu:Não estou de acordo que o habitat não é um factor que importe em migração ,  as aves fixam-se em paragens que sejam mais propícias para a sua alimentação durante o trajecto , no caso da communis figueiras.

Pelo contrário Rogério, as aves em migração são muito menos exigentes em matéria de habitat do que nos territórios de reprodução ou de inverno. Basicamente param onde calha e onde haja alguma coisa para comer.

Daí que na migração vejas tantos bichos em habitats atípicos.

Com certeza , o que eu quero dizer é que existem habitats em migração em que certas espécies são mais fáceis de ser encontradas , ou seja communis e borins são fáceis de localizar se tiveres figueiras com figos maduros e podem ficar no local vários dias em alimentação antes de continuar a migração , o mesmo princípio é válido para localizar outras migradoras que são mais frequentes em locais em que exista alimentação adequada para a espécie .
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 29, 2020 10:09 am

Entendo e concordo em parte, o que eu quero dizer é que me parece algo arriscado usar o habitat como factor de eliminação para a identificação de espécies, especialmente durante o período de migração.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por PNicolau Ter Set 29, 2020 10:25 am

Gonçalo Elias escreveu:Entendo e concordo em parte, o que eu quero dizer é que me parece algo arriscado usar o habitat como factor de eliminação para a identificação de espécies, especialmente durante o período de migração.
Não é arriscado, é simplesmente errado.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Rogerio Ter Set 29, 2020 11:03 am

[quote="PNicolau"]
Gonçalo Elias escreveu:Entendo e concordo em parte, o que eu quero dizer é que me parece algo arriscado usar o habitat como factor de eliminação para a identificação de espécies, especialmente durante o período de migração.

Sim compreendo a explicação e estou de acordo , o meu raciocínio fundamenta-se naquilo que eu achava que era a maior probabilidade.

Mas já agora para complementar os meus conhecimentos a cantillans é puramente insectívora ou não , nota não é uma justificação para não ir a figueira porque com figos maduros há muitos insectos Very Happy
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 29, 2020 12:00 pm

Do site birdsoftheworld (realces são meus):

Diet and Foraging
Mostly small insects and their larvae; also berries and fruits, mainly outside breeding season and, particularly, before autumn migration (to help to increase fat deposition). Invertebrate food includes spiders (Araneae), mayflies (Ephemeroptera), crickets (Orthoptera), stick-insects (Phasmida), bugs (of families Cercopidae and Aphididae), lacewings (Neuroptera), moths and caterpillars (Lepidoptera), midges (Chironomidae), ants (of family Formicidae), beetles (Coleoptera) and ticks (Ixodidae). Plant material consists mostly of small berries, but also larger fruits such as those of Rubus, Ficus and Vitis; grass seeds and nectar  taken occasionally, especially during spring migration. Young fed mostly with invertebrates, but fledglings and perhaps also nestlings may be fed with berries (e.g. Rhamnus ludovici-salvatoris) in very arid areas. Forages  at medium height (c. 1·5–3 m above ground) on higher and outer parts of bushes and small trees, less frequently in higher tree canopies and in inner and lower parts of vegetation; forages on ground only rarely in breeding areas, but more frequently during migration and perhaps in non-breeding areas. During passage and at favourable feeding sites on non-breeding grounds can form flocks or loose aggregations of more than 50 individuals; otherwise largely singly or, less often, in twos.

Acho que isto responde à tua dúvida Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Teresa C Ter Set 29, 2020 2:00 pm

A propósito, ontem em Pancas:

Ajuda na id - toutinegra Dscn7210

Teresa C

Número de Mensagens : 1947
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Rogerio Ter Set 29, 2020 3:26 pm

Gonçalo Elias escreveu:Do site birdsoftheworld (realces são meus):

Diet and Foraging
Mostly small insects and their larvae; also berries and fruits, mainly outside breeding season and, particularly, before autumn migration (to help to increase fat deposition). Invertebrate food includes spiders (Araneae), mayflies (Ephemeroptera), crickets (Orthoptera), stick-insects (Phasmida), bugs (of families Cercopidae and Aphididae), lacewings (Neuroptera), moths and caterpillars (Lepidoptera), midges (Chironomidae), ants (of family Formicidae), beetles (Coleoptera) and ticks (Ixodidae). Plant material consists mostly of small berries, but also larger fruits such as those of Rubus, Ficus and Vitis; grass seeds and nectar  taken occasionally, especially during spring migration. Young fed mostly with invertebrates, but fledglings and perhaps also nestlings may be fed with berries (e.g. Rhamnus ludovici-salvatoris) in very arid areas. Forages  at medium height (c. 1·5–3 m above ground) on higher and outer parts of bushes and small trees, less frequently in higher tree canopies and in inner and lower parts of vegetation; forages on ground only rarely in breeding areas, but more frequently during migration and perhaps in non-breeding areas. During passage and at favourable feeding sites on non-breeding grounds can form flocks or loose aggregations of more than 50 individuals; otherwise largely singly or, less often, in twos.

Acho que isto responde à tua dúvida Very Happy

Gostei especialmente do realce a vermelho Very Happy , muito boa a informação do birds of the world , dei uma vista de olhos mas verifiquei que as fichas com detalhes obrigam subscrição.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Rogerio Ter Set 29, 2020 3:29 pm

Teresa C escreveu:A propósito, ontem em Pancas:

Ajuda na id - toutinegra Dscn7210

Pois é Teresa ;olha neste assunto eu Ficus por aqui
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Paulo Alves Ter Set 29, 2020 3:49 pm

Não será uma fêmea de Curruca melanocephala? Não vejo razão para descartar esta espécie...
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Tissot gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por PNicolau Qua Set 30, 2020 1:29 am

Paulo Alves escreveu:Não será uma fêmea de Curruca melanocephala? Não vejo razão para descartar esta espécie...
Sim não dá para descartar.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por pedro121 Qua Set 30, 2020 2:19 am

Curruca sp.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Ricardo Melo Qua Set 30, 2020 3:17 am

Rogerio escreveu:Pois é Teresa ;olha neste assunto eu Ficus por aqui
lol!  
Nota: Aqui pelo Noroeste costumo ver as Sylvia communis a fazerem jus ao nome português e a alimentarem-se de amoras... Smile
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id - toutinegra Empty Re: Ajuda na id - toutinegra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos