Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

+4
Gonçalo Elias
PNicolau
Helder Vieira
Ricardo Melo
8 participantes

Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Ricardo Melo Ter Nov 03, 2020 8:09 am

Abro o tópico desta espécie na sequência do documentário que passou na RTP no domingo, dia 01/11/2020, intitulado: "Entre Serras - A Natureza do Parque Nacional da Peneda Gerês", que creio ser de 2016.

Só vi/fotografei a espécie por uma vez na Serra do Marão e nunca a ouvi vocalizar, mas já estudei o canto e, no documentário, creio ter ouvido este último por 9 vezes na seguinte minutagem:

- 06’ 27’’
- 35’ 09’’
- 36’ 04’’
- 37’ 13’’
- 39’ 38’’
- 42’ 38’’
- 43’ 21’’
- 44’ 04’’
- 44’ 47’’

Estarei a ouvir bem ou a imaginar "coisas"?  Suspect
Poderão ver o documentário aqui ou aqui.

É que, segundo o Atlas das Aves do Parque Nacional da Peneda-Gerês do Miguel Pimenta e Maria de Lurdes Santarém, sendo a espécie de certa forma regular, mas com oscilação de números de inverno para inverno no PNPG (particularmente na Serra do Gerês), o facto de estar a cantar já é algo que creio ser muito menos comum e que, desconhecendo a data de gravação, pode ser um registo bem interessante. No mesmo livro refere que a primeira observação no PNPG é de 20 de Novembro e a última de 26 de Abril.

No eBird o registo mais tardio é de Março.

Alguém já ouviu esta espécie cantar em Portugal Continental?
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Helder Vieira Ter Nov 03, 2020 8:25 am

Ouvi só os três primeiros momentos, e sim, é claramente Regulus regulus. Será sonorização colocada em estúdio?! Era fixe que não.

O documentário parece muito interessante. Obrigado pela partilha Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por PNicolau Ter Nov 03, 2020 8:37 am

Eu já ouvi a espécie a cantar em Portugal, pelo menos como resposta a playback. Mas tenho quase a certeza que ouvi a espécie a cantar no Vale do Rossim
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 03, 2020 11:55 am

O Domingos Patacho registou uma ave a cantar em Abril de 1996 na serra da Nogueira durante a realização do atlas de aves nidificantes dessa região.

Cito do "big book":

Em 20.04.1996, foi detectado um macho desta espécie a cantar numa mata de pinheiros-de-casquinha, a 1200 m de altitude, na serra da Nogueira (Patacho 1998). Este registo permite supor que a espécie ocasionalmente nidifique nas terras altas do norte, tal como o faz em várias zonas montanhosas de Espanha (incluindo em zonas adjacentes à fronteira do Parque Natural de Montesinho [Martí & Del Moral 2003]), mas esta hipótese está por confirmar.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Ter Nov 03, 2020 3:52 pm

Eu já escutei o canto da espécie na UTAD (Vila Real), creio que em Março.
De qualquer das maneiras acho que esse canto que aparece no documentário é de estúdio.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Luis Reino Qui Jun 02, 2022 1:54 am

Bom dia,

Alguns já sabem, mas na passada semana vi pelo menos dois machos desta espécie (Regulus regulus) em Guadramil (Bragança) no limite nordeste do PNM. Foi, como muitas vezes acontece nestas coisas um 'acaso'. Conjuntamente com o Ricardo Melo e Manuel Ribeiro tenho discutido por diversas vezes onde procurar espécies 'interessantes' nas montanhas setentrionais e, claro surge o 'problema' de Carduelis citrinella. Desloquei-me ao local num visita bastante curta e realizei alguns chamamentos com canto nupcial de Carduelis citrinella. Num dos locais e, para meu espanto, respondeu (eventualmente já estaria a cantar) um Regulus regulus. Inicialmente fiquei um pouco baralhado, por estar focado nos citrinella, mas rapidamente mudei o chamamento opara Regulus regulus e estive talvez uma hora, a fazer registos com um gravador e, algumas fotos de má qualidade. Passei o inverno a fazer chamamentos para esta espécie aqui no Norte sem grande sucesso e, quando menos esperava e com o canto de outra espécie, detectei na melhor região do país (ou das melhores) para esta espécie e, depois do registo do Domingos Patacho na serra da Nogueira, creio que em 1996. O registo da Nogueira é de maior altitude (penso que ca. de 1200 m) este terá sido pelos 900 m e numa zona bastante seca, muito fria no inverno, mas com um estío muito pronunciado. O habitat é excelente com grandes bosques de Pinus sylvestris e otras resinosas.

Abraço,

L


Última edição por Luis Reino em Qui Jun 02, 2022 5:36 am, editado 1 vez(es)

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Paulo Alves, HL, Tissot, Rogerio, Agostinho_MRCM e Ricardo Melo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Ricardo Melo Qui Jun 02, 2022 3:09 am

Luis Reino escreveu:Bom dia,
Alguns já sabem, mas na passada semana vi pelo menos dois machos desta espécie (Regulus regulus) em Guadramil (Bragança) no limite nordeste do PNM.
Abraço,L
Muito bom, Luis. Parabéns pela descoberta! cheers
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Luis Reino Sex Jun 03, 2022 4:16 am

Ainda em modo de edição mas ficam os detalhes:

https://ebird.org/portugal/checklist/S112007466

Abraço,

Luís

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Paulo Alves, HL, Tissot e Ricardo Melo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Seg Jun 06, 2022 4:06 pm

Espectacular descoberta Luís Smile Recentemente, numa ida ao noroeste da província de León fiquei a pensar que esta seria uma daquelas espécies "interessantes" de prospectar nas montanhas do norte de Portugal. E ainda há mais umas quantas que gostava de um dia poder fazer um esforço direcionado Laughing !
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Luis Reino Seg Jun 06, 2022 4:50 pm

Obrigado João,

Mas era algo relativamente esperado. Apesar de, muito provavelmente não haver registos para Maio (não verifiquei), creio que havia alguns para Abril em vários locais para além da Nogueira. O registo do Patacho em 1996 foi num habitat e zona a meu ver ainda melhor e, situado no planalto da Nogueira (1200 m). Todavia é uma área um pouco mais decontínua e isolada destas populações leonesas e, aparentemente da zona de Guadramil. Todavia a serra da Nogueira é muito pouco prospectada, pessoalmente quase não a visitei nos útlimos 20 anos. mas aconselho vivamente. Eu creio que a população de Regulus regulus na zona nordeste do PNM deve ser mais extensa, pois o habitat sobretudo de Pinus sylvestris estende-se desde o norte de Rio de Onor, Guadramil e a norte de Deilão. Neste último local, mais acessível, tem uns bosques bem desenvolvidos de P. sylvestris acima de 900 m. Valerá a pena procurar. O Carduelis citrinella é preciso continuar a procurar...

Outro ponto a registar desde o tempo em que vivi em Bragança é a característica dos bosques desta zona. pelo menos na zona mais a norte não têm sofrido os efeitos devastadores de incêndios florestais e, estão muito mais desenvolvidos. Na verdade a maior parte dos povoamentos florestais existentes tinha um aspecto bastante aceitável e isso também pode ajudar à expansão desta, como de outras espécies.

Abraço,

L

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Qua Jun 15, 2022 11:31 am

Luis Reino escreveu:Obrigado João,

Mas era algo relativamente esperado. Apesar de, muito provavelmente não haver registos para Maio (não verifiquei), creio que havia alguns para Abril em vários locais para além da Nogueira. O registo do Patacho em 1996 foi num habitat e zona a meu ver ainda melhor e, situado no planalto da Nogueira (1200 m). Todavia é uma área um pouco mais decontínua e isolada destas populações leonesas e, aparentemente da zona de Guadramil. Todavia a serra da Nogueira é muito pouco prospectada, pessoalmente quase não a visitei nos útlimos 20 anos. mas aconselho vivamente. Eu creio que a população de Regulus regulus na zona nordeste do PNM deve ser mais extensa, pois o habitat sobretudo de Pinus sylvestris estende-se desde o norte de Rio de Onor, Guadramil e a norte de Deilão. Neste último local, mais acessível, tem uns bosques bem desenvolvidos de P. sylvestris acima de 900 m. Valerá a pena procurar. O Carduelis citrinella é preciso continuar a procurar...

Outro ponto a registar desde o tempo em que vivi em Bragança é a característica dos bosques desta zona. pelo menos na zona mais a norte não têm sofrido os efeitos devastadores de incêndios florestais e, estão muito mais desenvolvidos. Na verdade a maior parte dos povoamentos florestais existentes tinha um aspecto bastante aceitável e isso também pode ajudar à expansão desta, como de outras espécies.

Abraço,

L

A serra da Nogueira é das poucas de Trás-os-Montes que ainda não tive a oportunidade de visitar. Um dia montamos uma expedição ao PNM e à serra da Nogueira para tirar a limpo a possibilidade de existência de do C. citrinella :p E de outras espécies que poderão aparecer pela área. Ainda damos com um casal de C. familiaris num desses pinhais eheheheheh. Parecem-me um pouco baixos para a ocorrência da espécie... bem, no Inverno pode não ser assim tão descabido!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Luis Reino Qui Jun 16, 2022 7:55 am

Olá de novo,

C. familiaris acho que não. Provavelmente ocorreram numa época mais fria, mas mudou muita coisa e provavelmente a competição com brachydactyla em meios mais meridionais é lhe desfavorável. Na Galiza a espécie está mal documentada, apesar dos registos históricos para os Ancares galegos. Recordo-me de as procurar nos Cantábricos, mas se bem me lembro ocorriam normalmente em bosques de elevada altitude e, normalmente em áreas em que não ocorre bracy. Estou a falar de memória, mas acho que como deverá ser uma espécie que dispersa pouco as prababilidades são deminutas. Nos cantabricos, seleciona por exemplo, faiais (Fagus sylvatica) e creio que carvalhais de altitude como de Quercus petraea. Tudo espécies que ou estão ausentes (não sei se há registos de petraea em Portugal, mas não haverá bosques e os faiais são escassos e provaelmente artificiais e.g., mata de Albergaria no PNPG) ou são escassos.

Abraço,

L


Última edição por Luis Reino em Qui Jun 16, 2022 2:18 pm, editado 1 vez(es)

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Samuel Patinha Qui Jun 16, 2022 11:38 am

João Tomás escreveu:
Luis Reino escreveu:Obrigado João,

Mas era algo relativamente esperado. Apesar de, muito provavelmente não haver registos para Maio (não verifiquei), creio que havia alguns para Abril em vários locais para além da Nogueira. O registo do Patacho em 1996 foi num habitat e zona a meu ver ainda melhor e, situado no planalto da Nogueira (1200 m). Todavia é uma área um pouco mais decontínua e isolada destas populações leonesas e, aparentemente da zona de Guadramil. Todavia a serra da Nogueira é muito pouco prospectada, pessoalmente quase não a visitei nos útlimos 20 anos. mas aconselho vivamente. Eu creio que a população de Regulus regulus na zona nordeste do PNM deve ser mais extensa, pois o habitat sobretudo de Pinus sylvestris estende-se desde o norte de Rio de Onor, Guadramil e a norte de Deilão. Neste último local, mais acessível, tem uns bosques bem desenvolvidos de P. sylvestris acima de 900 m. Valerá a pena procurar. O Carduelis citrinella é preciso continuar a procurar...

Outro ponto a registar desde o tempo em que vivi em Bragança é a característica dos bosques desta zona. pelo menos na zona mais a norte não têm sofrido os efeitos devastadores de incêndios florestais e, estão muito mais desenvolvidos. Na verdade a maior parte dos povoamentos florestais existentes tinha um aspecto bastante aceitável e isso também pode ajudar à expansão desta, como de outras espécies.

Abraço,

L

A serra da Nogueira é das poucas de Trás-os-Montes que ainda não tive a oportunidade de visitar. Um dia montamos uma expedição ao PNM e à serra da Nogueira para tirar a limpo a possibilidade de existência de do C. citrinella :p E de outras espécies que poderão aparecer pela área. Ainda damos com um casal de C. familiaris num desses pinhais eheheheheh. Parecem-me um pouco baixos para a ocorrência da espécie... bem, no Inverno pode não ser assim tão descabido!

Eu alinhava numa demanda dessas Very Happy

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 874
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Luis Reino Qui Jun 16, 2022 2:20 pm

Era só selecionar bem as áreas a visitar - mas é uma saída cara para muitos. Maio o mês de eleição na minha opinião.
Ab

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por pedro121 Sex Jun 17, 2022 3:49 am

Luis Reino escreveu:Era só selecionar bem as áreas a visitar - mas é uma saída cara para muitos. Maio o mês de eleição na minha opinião.
Ab

Maio? estás a apostar que haja aves reprodutoras.

eu diria que algures entre Outubro e Fevereiro

Era formar grupo, alugar casa, e fazer esforço.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Samuel Patinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Luis Reino Seg Jun 20, 2022 6:13 am

Acho que temos objectivos diferentes ou pelo menos razoavelmente diferentes. No que a área da sierra da Culebra foi muito afectada por um incêndio devastador nos últimos dias pode ser empurre uns bichinhos para Guadramil...

Abraço

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos