Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

+3
pedro121
Gonçalo Elias
Teresa C
7 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Teresa C Seg Nov 30, 2020 4:14 pm

Já que não me deixam passear ando a passarar nas fotos antigas  Wink ... e já descobri umas coisas que me escaparam na altura. Estas 2 tenho dúvidas:

1 - as hipóteses do ebird são bullockoides, pusillus, persicus, apiaster, rubicoides e hirundineus, que me parece o que se aproxima mais.

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 P1270210

2 - este não consigo lá chegar, lembra-me o de-colete mas parece-me muito alto?...

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 P1270110

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 P1270111

Teresa C

Número de Mensagens : 1947
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 30, 2020 4:59 pm

Com estas fotos não será muito fácil... há mais imagens, especialmente do 1º?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por pedro121 Ter Dez 01, 2020 4:48 am

a limicola é engraçada, lembra Numenius minutus, mas seria uma raridade no local
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por lrodrigues Ter Dez 01, 2020 8:01 am

Na 1ª penso que possa ser um White-rumped shrike (Eurocephalus ruppelli).
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 01, 2020 8:19 am

lrodrigues escreveu:Na 1ª penso que possa ser um  White-rumped shrike (Eurocephalus ruppelli).

Não tem bico de picanço...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Teresa C Ter Dez 01, 2020 8:43 am

Não há mais fotos de nenhum, só da limícola sem crop com um Plectropterus gambensis perto...

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 P1270112

pedro121 escreveu:a limicola é engraçada, lembra Numenius minutus, mas seria uma raridade no local

Também fui espreitar os numenius, ele parece mesmo um galego miniatura! mas descartei depois de ver a distribuição do minutus...

lrodrigues escreveu:Na 1ª penso que possa ser um  White-rumped shrike (Eurocephalus ruppelli).

Achas? eu estava a ir mais para abelharuco, mas de qualquer maneira não há mais fotos Crying or Very sad  - ok, tenho que lá voltar! bounce Very Happy

Teresa C

Número de Mensagens : 1947
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 01, 2020 9:34 am

Teresa, mesmo com toda a dificuldade que a foto apresenta, sobretudo, na perceção dos padrões/cores que a ave apresenta, eu quase que apostaria que, a ave que está acima do gnu de cauda preta, é de facto um abelharuco. Um “Merops albicollis”.

Espero ter ajudado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Teresa C Ter Dez 01, 2020 9:46 am

Já agora agradeço palpites para esta, parece grandita... assim de repente parece-me um alcatraz, mas foi mesmo em Cape Town, no meio da cidade.

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 P1000011

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 P1000010

Teresa C

Número de Mensagens : 1947
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Teresa C Ter Dez 01, 2020 9:49 am

Gilberto Pinelas escreveu:Teresa, mesmo com toda a dificuldade que a foto apresenta, sobretudo, na perceção dos padrões/cores que a ave apresenta, eu quase que apostaria que, a ave que está acima do gnu de cauda preta, é de facto um abelharuco. Um “Merops albicollis”.

Espero ter ajudado.

Pois, acho que ficamos por abelharuco mesmo, de facto não me parece ser possível concluir sobre qual a espécie...

Teresa C

Número de Mensagens : 1947
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por pedro121 Ter Dez 01, 2020 9:49 am

O primeiro é um abelharuco, mas qual não sei dizer.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 01, 2020 10:26 am

Gilberto Pinelas escreveu:Teresa, mesmo com toda a dificuldade que a foto apresenta, sobretudo, na perceção dos padrões/cores que a ave apresenta, eu quase que apostaria que, a ave que está acima do gnu de cauda preta, é de facto um abelharuco. Um “Merops albicollis”.

Essa espécie não ocorre no Botswana.

Teresa C escreveu:Já agora agradeço palpites para esta, parece grandita... assim de repente parece-me um alcatraz, mas foi mesmo em Cape Town, no meio da cidade.

Tem bom aspecto para Morus capensis e são muito frequentes em redor da cidade (não sei dizer onde são as colónias mais próximas, eu só conheço a de Lambert's Bay que é um bom bocado mais a norte, mas a verdade é que no eBird há muitos registos mesmo à volta da cidade).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 01, 2020 11:43 am

Gonçalo, o facto de não ocorrer como espécie endémica no Botswana, há semelhança do que se passa noutros países, Portugal, por exemplo, em nada invalida que possa ocorrer como raridade, logo, não vejo porque razão o registo da Teresa não possa considerar essa espécie. Aliás, até há um registo no ebird muito curioso e em Colchester, África do Sul…
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por pedro121 Ter Dez 01, 2020 12:54 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Gonçalo, o facto de não ocorrer como espécie endémica no Botswana, há semelhança do que se passa noutros países, Portugal, por exemplo, em nada invalida que possa ocorrer como raridade, logo, não vejo porque razão o registo da Teresa não possa considerar essa espécie. Aliás, até há um registo no ebird muito curioso e em Colchester, África do Sul…

É um facto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 01, 2020 1:45 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Gonçalo, o facto de não ocorrer como espécie endémica no Botswana, há semelhança do que se passa noutros países, Portugal, por exemplo, em nada invalida que possa ocorrer como raridade, logo, não vejo porque razão o registo da Teresa não possa considerar essa espécie. Aliás, até há um registo no ebird muito curioso e em Colchester, África do Sul…

Em teoria tudo é possível. Birds move.

Agora penso que a hipótese de ser uma raridade só deve ser seriamente equacionada depois de excluídas das espécies comuns.

Eu estou muito familiarizado com os abelharucos africanos e conheço bem a maior parte das espécies (só não conheço as da África ocidental, onde nunca estive). Não creio que esta foto permita sequer chegar a uma conclusão quanto à espécie, menos ainda quanto a uma possível raridade.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 01, 2020 2:50 pm

Gonçalo, não me parece que, aquilo que acabaste de dizer, acresça algo de mais valia para o propósito inicial. Aliás, no teu primeiro parágrafo, disseste tudo. As aves voam, movem-se, logo, em teoria tudo é possível. E, por ser exatamente possível, mesmo em teoria, até porque eu nunca disse que a ave era de facto um “Merops albicollis”, é que, a possibilidade de ser uma raridade, pode e deve ser equacionada com toda a legitimidade. Nada mais. Dizeres que tens muita experiência em abelharucos africanos, que estiveste aqui e ali, não vejo de que forma isso possa ser um fator importante e muito menos decisivo para que não possamos equacionar uma mera hipótese.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 01, 2020 3:13 pm

Gilberto, se as raridades aparecessem com a frequência com que tu as "vês" nas fotos, elas não eram raras. Eram comuns. Fui claro? Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

lrodrigues gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Tissot Ter Dez 01, 2020 3:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:Gilberto, se as raridades aparecessem com a frequência com que tu as "vês" nas fotos, elas não eram raras. Eram comuns. Fui claro? Wink

Também é um facto!!! Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

lrodrigues gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 01, 2020 3:35 pm

Olha, Gonçalo, esta tua resposta, mais uma vez, repito, não acresce mais valia para o propósito inicial. Volto a repetir/explicar: eu apenas disse ou tentei dizer que, pelo facto da espécie sugerida não ser endémica do Botswana, não invalidava que, a mesma, pudesse ter sido fotografada nesse país e pela Teresa. Disse também que, pelo facto de estares familiarizado com os abelharucos africanos e, teres ido, aqui e ali, refiro-me a países africanos, diga-se, isso, não era um fator importante e muito menos decisivo, para que, a mera possibilidade de ser um “Merops albicollis”, fosse colocada de parte. Percebeste agora ou ainda tenho de explicar outra vez?

Quanto ás tuas considerações pessoais versus raridades, não comento.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Paulo Alves Ter Dez 01, 2020 4:02 pm

Diria Tringa glareola para a limícola.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 01, 2020 4:06 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Quanto ás tuas considerações pessoais versus raridades, não comento.

Não é necessário comentares, creio que as nossas posições já ficaram claras Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 01, 2020 4:41 pm

Sim, na verdade, não irei comentar, Gonçalo. No entanto, se permites, gostaria de pedir-te uma coisa: Se conseguires, não comentes as minhas posições, também. Assim, tu ficas com a tua experiência em abelharucos africanos, eu fico com as minhas em relação ás raridades, e, assim, a vida flui tranquilamente. Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 01, 2020 5:06 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Sim, na verdade, não irei comentar, Gonçalo. No entanto, se permites, gostaria de pedir-te uma coisa: Se conseguires, não comentes as minhas posições, também. Assim, tu ficas com a tua experiência em abelharucos africanos, eu fico com as minhas em relação ás raridades, e, assim, a vida flui tranquilamente. Obrigado.

Gilberto, eu sou o administrador deste Forum e comento todas as situações que entender.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Helder Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016 Empty Re: Ajuda na ID - Okavango, Botswana, Fev 2016

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos