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Edição de ficheiro audio

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Mensagem por Flávio Oliveira Sáb Jan 23, 2021 10:29 am

Olá.

Não raras vezes, o vento que se faz sentir no local afecta negativamente a qualidade da gravação. É o que se verifica por exemplo neste caso:
https://macaulaylibrary.org/asset/300464041#_ga=2.106377347.1410512286.1611414372-1942783657.1598202689

Gostava de ouvir as vossas sugestões sobre a melhor forma de atenuar (eventualmente eliminar?) este problema usando o Audacity para fazer a edição do ficheiro.

Obrigado.
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Mensagem por PNicolau Sáb Jan 23, 2021 11:15 am

Removeres as frequências que não têm interessam. Filter Curve.

Eu aprendi o básico neste vídeo. 
https://youtu.be/Jmo8bs5g-wA
É 1 hora mas a mim ensinou-me. Se preferires marcamos um zoom e eu mostro-te o que sei.

Abraço
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Mensagem por Ricardo Melo Sáb Jan 23, 2021 11:38 am

Flávio Oliveira escreveu:Olá.
Não raras vezes, o vento que se faz sentir no local afecta negativamente a qualidade da gravação. É o que se verifica por exemplo neste caso:
https://macaulaylibrary.org/asset/300464041#_ga=2.106377347.1410512286.1611414372-1942783657.1598202689
Gostava de ouvir as vossas sugestões sobre a melhor forma de atenuar (eventualmente eliminar?) este problema usando o Audacity para fazer a edição do ficheiro.Obrigado.
Olá Flávio,

O ideal é teres um Windscreen (protector anti-vento) no aparelho que usas para gravar, de forma a atenuar ou mesmo eliminar o som do vento. Claro que se estiveres a gravar com o telemóvel já será mais difícil de o fazer... Se usares o corpo para bloqueares o vento também ajuda bastante (no fundo ficares sempre a favor do vento e não contra).

A maioria dos sons de aves são agudos de forma que, usando o Audacity, deves usar um efeito chamado de "filtro passa altos" (High Pass filter) por volta dos 1500 Hz ou 2000 Hz ou até mais agudo um pouco (creio que na tua gravação o vento ouve-se até quase os 3000 Hz). Desta forma minimizas os danos dos sons graves causados pelo vento fazendo sobressair os agudos. Neste caso o call do papa-moscas-preto ouve-se sensivelmente a partir dos 3500 Hz. Depois poderás jogar com Db (decibéis) criados por oitava quando seleccionas o filtro, de forma a não estragar o som que queres salientar (quanto menor os Db/oitava menos danificado ficará o som...).

Não uso o "Filter curve" nem conhecia o vídeo que o Pedro recomendou.
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Mensagem por Samuel Patinha Sáb Jan 23, 2021 1:40 pm

PNicolau escreveu:Removeres as frequências que não têm interessam. Filter Curve.

Eu aprendi o básico neste vídeo. 
https://youtu.be/Jmo8bs5g-wA
É 1 hora mas a mim ensinou-me. Se preferires marcamos um zoom e eu mostro-te o que sei.

Abraço

isso era uma ideia gira. Já que estamos fechados e estamos, podíamos marcar um zoom e partilhar conhecimentos (ou aprender no meu caso xD)

Para o vento, vi num video algures que dá para fazer um high pass filter aí até 750k mais ou menos (acho que é k agora fiquei na dúvida) e tem resultado bem

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Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 23, 2021 2:11 pm

Samuel Patinha escreveu:
PNicolau escreveu:Removeres as frequências que não têm interessam. Filter Curve.

Eu aprendi o básico neste vídeo. 
https://youtu.be/Jmo8bs5g-wA
É 1 hora mas a mim ensinou-me. Se preferires marcamos um zoom e eu mostro-te o que sei.

Abraço

isso era uma ideia gira. Já que estamos fechados e estamos, podíamos marcar um zoom e partilhar conhecimentos (ou aprender no meu caso xD)

Para o vento, vi num video algures que dá para fazer um high pass filter aí até 750k mais ou menos (acho que é k agora fiquei na dúvida) e tem resultado bem

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Mensagem por Ricardo Melo Sáb Jan 23, 2021 2:28 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Samuel Patinha escreveu:
PNicolau escreveu:Removeres as frequências que não têm interessam. Filter Curve.

Eu aprendi o básico neste vídeo. 
https://youtu.be/Jmo8bs5g-wA
É 1 hora mas a mim ensinou-me. Se preferires marcamos um zoom e eu mostro-te o que sei.

Abraço

isso era uma ideia gira. Já que estamos fechados e estamos, podíamos marcar um zoom e partilhar conhecimentos (ou aprender no meu caso xD)

Para o vento, vi num video algures que dá para fazer um high pass filter aí até 750k mais ou menos (acho que é k agora fiquei na dúvida) e tem resultado bem

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Mensagem por Samuel Patinha Sáb Jan 23, 2021 4:53 pm

vamos então marcar? durante a semana que vem, final da tarde (começar às 18.30/19.00) ou início de noite (21.00/21.30?)?

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Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 23, 2021 4:55 pm

Na próxima semana posso em qualquer dia de segunda a sexta no horário proposto (sábado num dá).
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Mensagem por Ricardo Melo Dom Jan 24, 2021 4:13 am

Samuel Patinha escreveu:vamos então marcar? durante a semana que vem, final da tarde (começar às 18.30/19.00) ou início de noite (21.00/21.30?)?
Gonçalo Elias escreveu:Na próxima semana posso em qualquer dia de segunda a sexta no horário proposto (sábado num dá).
Se o Pedro tiver disponibilidade, nesta semana só não posso na 2a, 3a e 6a, entre as 18h e as 21h...
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Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 24, 2021 7:02 am

Ricardo Melo escreveu:Se o Pedro tiver disponibilidade, nesta semana só não posso na 2a, 3a e 6a, entre as 18h e as 21h...

Com jeitinho ainda convencíamos era o Pedro a fazer um webinar sobre este tema Cool
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Mensagem por pedrocardia Dom Jan 24, 2021 7:12 am

A ideia é muito fixe. Eu também quero aprender.
Pedro

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Mensagem por Flávio Oliveira Dom Jan 24, 2021 12:03 pm

PNicolau escreveu:Removeres as frequências que não têm interessam. Filter Curve.

Eu aprendi o básico neste vídeo. 
https://youtu.be/Jmo8bs5g-wA
É 1 hora mas a mim ensinou-me. Se preferires marcamos um zoom e eu mostro-te o que sei.

Abraço

Olá Pedro.

Muito obrigado pelo vídeo, parece ser bastante interessante. Já tinha pensado que devia haver algo do género... Tenho de ver com calma.

Agradeço também a disponibilidade para combinarmos uma reunião no zoom.

Abraço
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Mensagem por Flávio Oliveira Dom Jan 24, 2021 12:12 pm

Ricardo Melo escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Olá.
Não raras vezes, o vento que se faz sentir no local afecta negativamente a qualidade da gravação. É o que se verifica por exemplo neste caso:
https://macaulaylibrary.org/asset/300464041#_ga=2.106377347.1410512286.1611414372-1942783657.1598202689
Gostava de ouvir as vossas sugestões sobre a melhor forma de atenuar (eventualmente eliminar?) este problema usando o Audacity para fazer a edição do ficheiro.Obrigado.
Olá Flávio,

O ideal é teres um Windscreen (protector anti-vento) no aparelho que usas para gravar, de forma a atenuar ou mesmo eliminar o som do vento. Claro que se estiveres a gravar com o telemóvel já será mais difícil de o fazer... Se usares o corpo para bloqueares o vento também ajuda bastante (no fundo ficares sempre a favor do vento e não contra).

A maioria dos sons de aves são agudos de forma que, usando o Audacity, deves usar um efeito chamado de "filtro passa altos" (High Pass filter) por volta dos 1500 Hz ou 2000 Hz ou até mais agudo um pouco (creio que na tua gravação o vento ouve-se até quase os 3000 Hz). Desta forma minimizas os danos dos sons graves causados pelo vento fazendo sobressair os agudos. Neste caso o call do papa-moscas-preto ouve-se sensivelmente a partir dos 3500 Hz. Depois poderás jogar com Db (decibéis) criados por oitava quando seleccionas o filtro, de forma a não estragar o som que queres salientar (quanto menor os Db/oitava menos danificado ficará o som...).

Não uso o "Filter curve" nem conhecia o vídeo que o Pedro recomendou.

Olá Ricardo.

Obrigado pelas dicas.
Tenho usado o telemóvel para gravar.
Estive a experimentar o filtro High pass para atenuar o efeito negativo do vento. Deste a entender que o som das aves (que queremos manter) pode ser danificado pela aplicação deste efeito. Podes explicar melhor? Da comparação do espectrograma antes e depois de aplicar o filtro fico com a sensação de que não noto diferenças no som da ave (mas só fui até 24 Db).
Obrigado mais uma vez.
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Mensagem por João Tomás Dom Jan 24, 2021 2:01 pm

PNicolau escreveu:Removeres as frequências que não têm interessam. Filter Curve.

Eu aprendi o básico neste vídeo.
https://youtu.be/Jmo8bs5g-wA
É 1 hora mas a mim ensinou-me. Se preferires marcamos um zoom e eu mostro-te o que sei.

Abraço

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Mensagem por lrodrigues Dom Jan 24, 2021 2:26 pm

Também estou interessado. Smile
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Mensagem por pedrocardia Dom Jan 24, 2021 2:29 pm

Posso acolher a sessão na conta de Zoom que eu uso, que não tem limitações e tempo.
É uma questão de marcarmos dia e hora.

Pedro

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Mensagem por Ricardo Melo Seg Jan 25, 2021 2:23 am

Flávio Oliveira escreveu:
Olá Ricardo.

Obrigado pelas dicas.
Tenho usado o telemóvel para gravar.
Estive a experimentar o filtro High pass para atenuar o efeito negativo do vento. Deste a entender que o som das aves (que queremos manter) pode ser danificado pela aplicação deste efeito. Podes explicar melhor? Da comparação do espectrograma antes e depois de aplicar o filtro fico com a sensação de que não noto diferenças no som da ave (mas só fui até 24 Db).
Obrigado mais uma vez.

Olá Flávio,

Creio que na prática não estraga as frequências que queres salientar, mas a sensação que tenho é que se perde envolvência/perspectiva nas gravações aumentando esta sensação à medida que sobes nos decibéis/oitava.

Deixo aqui uma gravação que fiz do flight call de uma Alvéola-cinzenta, num ambiente com algum ruído (junto à Siderurgia Nacional e à Ribª. de Leandro).

Primeiramente ouve-se o ficheiro original (sem qualquer modificação). Nas restantes cinco duplicações do ficheiro utilizei o High-pass filter nos 4000 Hz e com 6, 12, 24, 36 e 48 dB/oitava que poderás ouvir aqui e ver o respectivo sonograma em baixo:

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Mensagem por Flávio Oliveira Seg Jan 25, 2021 12:52 pm

Ricardo Melo escreveu:

Olá Flávio,

Creio que na prática não estraga as frequências que queres salientar, mas a sensação que tenho é que se perde envolvência/perspectiva nas gravações aumentando esta sensação à medida que sobes nos decibéis/oitava.

Deixo aqui uma gravação que fiz do flight call de uma Alvéola-cinzenta, num ambiente com algum ruído (junto à Siderurgia Nacional e à Ribª. de Leandro).

Primeiramente ouve-se o ficheiro original (sem qualquer modificação). Nas restantes cinco duplicações do ficheiro utilizei o High-pass filter nos 4000 Hz e com 6, 12, 24, 36 e 48 dB/oitava que poderás ouvir aqui e ver o respectivo sonograma em baixo:

Edição de ficheiro audio Mot_ci10

Creio que é um pouco isso sim, há uma perda de contexto, de envolvência.
No exemplo que apresentas, cuja partilha agradeço, eu iria no máximo até aos 12 Db. Com 6 ainda se nota bastante ruído mas a partir dos 24 já me parece que não se ganha nada de significativo em termos de diminuição de ruído.
Poderá haver casos em que seja necessário um efeito mais drástico em termos de Db mas neste caso, como disse, não ia além dos 12.

Abraço
Flávio Oliveira
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Mensagem por Ricardo Melo Ter Jan 26, 2021 1:20 am

Flávio Oliveira escreveu:
Creio que é um pouco isso sim, há uma perda de contexto, de envolvência.
No exemplo que apresentas, cuja partilha agradeço, eu iria no máximo até aos 12 Db. Com 6 ainda se nota bastante ruído mas a partir dos 24 já me parece que não se ganha nada de significativo em termos de diminuição de ruído.
Poderá haver casos em que seja necessário um efeito mais drástico em termos de Db mas neste caso, como disse, não ia além dos 12.
Abraço
De acordo, Flávio!

Um abraço.
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Mensagem por Eduardo Realinho Dom Fev 07, 2021 2:14 pm

Para não abusar do filtro High-pass e perder demasiada envolvência (fica estranha uma gravação sem graves), um filtro que se pode usar com moderação é o Noise-reduction: selecionando uma secção da gravação que não contém a espécie gravada (e idealmente nenhuma outra), mas que tenha por exemplo muito vento ou outros ruídos, fazer uma leitura dessa secção e depois aplicar a redução desses sons a toda a gravação. Este filtro tem efectivamente a capacidade de adulterar as vozes das aves e tem que ser usado apenas e quando é mesmo necessário e com moderação (até -5dB), mas faz toda a diferença quando a ave está "perdida" no meio de todo o ruído. Mais info aqui, recomendado no XC: https://www.fuglesang-troms.net/audacity-quick-guide/
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